Construtores de Nomes

Desenvolvida por: Risone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Alfabetização
Temática: Escrita do nome próprio e identificação de grafemas

A atividade 'Construtores de Nomes' é projetada para auxiliar crianças do 1º ano do Ensino Fundamental a reforçarem a escrita de seus próprios nomes. Utilizando blocos de letras, os alunos terão a tarefa de montar seus nomes, incentivando a relação entre fonemas e grafemas. Esta prática não só fortalece o reconhecimento e a escrita correta dos nomes, mas também incentiva o desenvolvimento da habilidade de discernir semelhanças e diferenças entre palavras. Cada aluno, após organizar os blocos para formar seu nome, irá apresentá-lo ao grupo, promovendo um espaço interativo em que as crianças colaboram ao identificar características comuns ou distintas nas escritas apresentadas. Esta atividade é cuidadosamente planejada para engajar os alunos de forma prática e lúdica, tornando o aprendizado da escrita um processo participativo e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são cruciais para o desenvolvimento inicial da leitura e escrita nos alunos. A proposta incentiva o reconhecimento das próprias letras do nome, o que é fundamental para a alfabetização inicial. Além disso, ao comparar suas escritas com as de seus colegas, os alunos desenvolvem a habilidade de observação crítica e comparação, aspetos essenciais para o avanço progressivo nas futuras fases de leitura e escrita.

  • Reconhecer e identificar as letras do próprio nome em blocos.
  • Organizar as letras na ordem correta para formação do nome próprio.
  • Comparar a escrita do próprio nome com a dos colegas para identificação de semelhanças e diferenças.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos fundamentais da alfabetização inicial. Através da manipulação de blocos de letras, os alunos são incentivados a reconhecer cada letra como componente essencial das palavras. O foco está em desenvolver tanto o processo de identificação das letras do alfabeto quanto o alinhamento correto dessas letras para formar palavras conhecidas e significativas, como o próprio nome.

  • Reconhecimento de letras do alfabeto.
  • Formação de palavras a partir de grafemas conhecidos.
  • Análise de semelhanças e diferenças entre palavras.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada no aprendizado ativo e lúdico. O uso de blocos de letras promove um ambiente educativo interativo, permitindo aos alunos aprenderem de forma prática e visual. Essa abordagem facilita a ligação entre o visual e o fonético, enquanto a apresentação e discussão em grupo estimulam a socialização e a troca de conhecimento entre os alunos.

  • Uso de blocos de letras como ferramenta de aprendizado interativo.
  • Atividade prática de montagem do nome próprio.
  • Apresentação e discussão em grupo sobre as escritas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Construtores de Nomes' foi organizado para se desenvolver ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Essa estrutura é pensada para permitir tempo suficiente para a execução das tarefas propostas e promover discussões reflexivas entre os alunos, consolidando o aprendizado de forma eficaz.

  • Aula 1: Introdução e montagem do nome com blocos de letras.
  • Aula 2: Apresentação, comparação e discussão das escritas dos nomes.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e baseada na observação participativa durante a execução das atividades. Será avaliada a capacidade de cada aluno em reconhecer e organizar as letras do próprio nome de forma correta, bem como a interação e participação nas discussões em grupo. Exemplos incluem a verificação da montagem correta do nome com os blocos, a capacidade de identificar semelhanças ou diferenças com outros nomes e a disposição em participar ativamente nas apresentações. Professores devem documentar essas observações para entender o progresso individual e coletivo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para a atividade são fundamentais para assegurar o sucesso do aprendizado prático. Materiais adequados como blocos de letras de fácil manuseio por crianças pequenas são essenciais para criar um ambiente de aprendizado acessível e envolvente.

  • Blocos de letras do alfabeto.
  • Cartolina e materiais para personalização.
  • Quadro branco para anotações e palestra.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo