Jogo das Cartas Adjetivas

Desenvolvida por: Beneve… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Adjetivos e sua aplicação na escrita criativa

O 'Jogo das Cartas Adjetivas' é uma atividade pedagógica voltada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que tem como objetivo desenvolver habilidades de escrita e expressão oral. A atividade propõe que os alunos trabalhem em duplas para coletar imagens de revistas ou da internet, descrevendo-as posteriormente com adjetivos apropriados. Inicialmente, os alunos devem selecionar imagens que despertam interesse e que possam ser ricamente descritas. Durante a aula, os alunos trocam imagens com seus colegas e são desafiados a observar e criar frases utilizando diversos adjetivos que expressem características observadas nas imagens. A tarefa estimula a criatividade, ajuda a ampliar o vocabulário e desenvolve a capacidade crítica dos alunos ao incentivar a troca de ideias e a correção participativa entre colegas. Ao final, os alunos farão uma apresentação das frases, estimulando a confiança na expressão oral e a apreciação das diferentes formas de interpretação de cada imagem, enquanto também recebem sugestões de adjetivos mais criativos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade é aprimorar as habilidades de escrita e expressão oral dos alunos, incentivando-os a amplificar seu vocabulário, especialmente no uso de adjetivos. A atividade também pretende desenvolver a capacidade crítica e de observação, promovendo a troca de ideias entre os colegas. Através das múltiplas interpretações das imagens, os alunos aprendem a reconhecer e valorizar diferentes perspectivas e a se expressar de forma clara e criativa.

  • Desenvolver a capacidade de identificar e utilizar adjetivos adequados em diferentes contextos.
  • Estimular a criatividade e o gosto pela escrita através da descrição de imagens.
  • Promover a expressão oral e a confiança na apresentação de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP09: Identificar em textos e produção de textos orais a função dos adjetivos de modificar substantivos.
  • EF02LP10: Produzir textos adequados ao contexto de comunicação, de acordo com as condições enunciativas propostas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca no uso consciente e criativo dos adjetivos, explorando suas múltiplas funções na modificação de substantivos e enriquecendo a produção textual dos alunos. Além disso, a atividade integra o ensino de verbos e substantivos de forma a formar frases coesas e significativas. O desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de interpretação a partir de imagens faz parte central do conteúdo.

  • Uso e identificação de adjetivos.
  • Formação de frases com substantivos e adjetivos.
  • Interpretação e descrição de imagens.
  • Desenvolvimento do vocabulário e expressão oral.

Metodologia

A metodologia adotada baseia-se na aprendizagem cooperativa, onde alunos trabalham em duplas e grupos, facilitando a troca de ideias e a cooperação entre pares. A atividade é prática e interativa, com os alunos engajando-se ativamente na escolha de imagens e na descrição utilizando adjetivos. Também é dado ênfase à autoavaliação e avaliação entre pares, com incentivo a apresentações orais e sugestões colaborativas.

  • Aprendizagem cooperativa em duplas e grupos.
  • Troca de imagens e ideias entre colegas.
  • Descrição e formação de frases em atividades práticas.
  • Apresentações orais e feedback colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é projetado para ser ministrado em duas aulas consecutivas de 60 minutos cada. Na primeira aula, a tarefa se concentrará na coleta e troca de imagens, seguida pela discussão sobre os adjetivos observados. Na segunda aula, os alunos formarão frases com os adjetivos escolhidos e apresentarão suas criações ao grupo, recebendo sugestões e comentários dos colegas.

  • Aula 1: Coleta e troca de imagens, discussão sobre adjetivos.
  • Aula 2: Criação de frases e apresentação das mesmas ao grupo.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, baseada na observação do envolvimento e participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade. Serão observados o uso correto e criativo dos adjetivos, a capacidade de organização de ideias e a clareza na apresentação oral. Exemplos específicos incluem a forma como um aluno consegue identificar adjetivos apropriados para um conjunto específico de imagens e a elaboração de frases coerentes e originais. O feedback entre pares será incentivado, proporcionando um ambiente em que os alunos possam aprender uns com os outros, corrigir eventuais erros e promover um enriquecimento mútuo do vocabulário.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são simples, permitindo fácil acesso e manuseio pelos alunos. A atividade requer a utilização de imagens diversas, que os alunos podem recolher de revistas ou da internet antes da aula. Além disso, papéis e lápis são essenciais para que os alunos possam anotar adjetivos e frases durante as discussões e atividades práticas.

  • Imagens de revistas ou da internet.
  • Papel e lápis.
  • Quadro e giz ou quadro branco e canetas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo