Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Tainan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura e Compreensão de Textos

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é destinada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas em textos, conforme a habilidade EF15LP03 da BNCC. Os alunos serão organizados em equipes e participarão de uma caça ao tesouro, onde precisarão encontrar informações específicas em textos literários a partir de pistas dadas. Além disso, esta atividade estimulará a memorização da grafia de palavras de uso frequente e o uso correto de pronomes como recurso coesivo, alinhada às habilidades EF35LP13 e EF35LP14 da BNCC. A atividade busca reforçar, de maneira lúdica e interativa, a leitura e compreensão e promover a cooperação entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da 'Caça ao Tesouro Literário' visam ampliar a compreensão leitora dos alunos, incentivando-os a encontrar e interpretar informações explícitas em uma variedade de textos. Ao trabalhar coletivamente, os estudantes também desenvolvem habilidades sociais e de comunicação, essenciais no contexto educativo. Esta atividade é planejada para promover o pensamento crítico e a análise textual.

  • Fortalecer a habilidade de localizar informações explícitas nos textos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Desenvolver o pensamento crítico e autonomia na compreensão leitora.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP13: Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
  • EF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos essenciais da leitura e compreensão de textos, focando em informações explícitas e na estruturação coerente e coesa de frases. O jogo pedagógico servirá como ferramenta para revisão e fixação de conteúdo, integrando diferentes habilidades de leitura em um único exercício lúdico.

  • Identificação de informações explícitas em diferentes tipos de textos.
  • Memorização ortográfica de palavras chave.
  • Uso correto de pronomes como recurso de coesão textual.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada no aprendizado cooperativo. Ao atuar em equipes, os alunos se envolvem ativamente num jogo que estimula a curiosidade e a investigação. A caça ao tesouro literário é desenhada para ser dinâmica e engajadora, utilizando pistas que incentivam a leitura detalhada e a discussão em grupo sobre as estratégias e achados.

  • Aprendizado cooperativo através de atividades em equipe.
  • Método lúdico de caça ao tesouro para engajar a leitura e investigação.
  • Discussões em grupo para compartilhamento de resultados e estratégias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em três aulas de 40 minutos cada, contemplando todas as etapas da atividade: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada aula possui objetivos e dinâmicas específicas, garantindo o aproveitamento pleno do tempo disponível e assegurando que os objetivos educacionais sejam atingidos de forma progressiva.

  • Aula 1: Introdução e formação das equipes, explicação da atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça ao tesouro com buscas por textos e pistas, análise coletiva das respostas.
  • Aula 3: Finalização da atividade, apresentação das descobertas por cada equipe e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação será processual e realizada em duas etapas principais: observação contínua do trabalho em equipe e teste oral ou escrito ao final da atividade. Durante a execução, o professor observará o engajamento dos alunos, a colaboração em equipe e a capacidade de localizar as informações no texto. No final, os alunos apresentarão suas descobertas, proporcionando uma oportunidade de avaliar a compreensão das pistas e a habilidade de comunicação. Exemplos de critérios incluem a precisão nas respostas, a eficácia na utilização de pistas, e a habilidade de discutir as estratégias adotadas pelos grupos.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer diversos materiais e ferramentas para garantir o sucesso da experiência de aprendizagem. Os textos selecionados devem ser adequados ao nível de compreensão do aluno e as pistas devem ser cuidadosamente elaboradas para desafiar seus conhecimentos. Recursos visuais e tecnológicos poderão ser empregados para dinamizar e modernizar a entrega da caça ao tesouro.

  • Textos impressos com diferentes níveis de complexidade.
  • Pistas escritas para a caça ao tesouro literário.
  • Materiais de apresentação, como cartolina, canetas coloridas e adesivos.
  • Quadro branco e marcadores para anotações.
  • Tablet ou computador para consulta a dicionários online, se necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo