O Desafio das Perguntas Curiosas

Desenvolvida por: Mirela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Desenvolvimento do Senso Crítico e da Capacidade de Formulação de Perguntas

A atividade 'O Desafio das Perguntas Curiosas' busca promover a capacidade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de escutar atentamente e formular perguntas pertinentes. Durante a aula, os alunos irão ouvir uma apresentação do professor sobre um tema específico. Durante essa exposição, eles são incentivados a tomar notas de suas dúvidas ou de pontos de interesse, o que ajuda a promover a escuta ativa e a reflexão crítica. Uma sessão de perguntas posterior permite aos alunos esclarecer suas dúvidas, buscar mais informações sobre o que foi apresentado e exercitar a capacidade de articulação de perguntas, tornando a aula mais interativa e envolvente. Esta dinâmica contribui para desenvolver a habilidade de questionamento e a construção de diálogos, fundamentais para o aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é fomentar a escuta ativa e a habilidade de questionar entre os alunos. Aperfeiçoar a capacidade de ouvir atentamente discursos ou exposições é crucial para o aprendizado e para a interação social. A prática de formular perguntas envolve a compreensão do conteúdo e a habilidade de pensar criticamente sobre ele, permitindo que os alunos se tornem participantes ativos em seu processo de aprendizado.

  • Aguçar o senso crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de escuta ativa.
  • Estimular a formulação de perguntas pertinentes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
  • EF35LP22: Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará o desenvolvimento da escuta atenta e estratégia de questionamento. Os alunos irão compreender a importância do ouvir ativo e do pensamento crítico na construção do conhecimento. Ao focar na formulação de perguntas, a atividade ensinará como identificar informações relevantes e como buscar esclarecimentos eficazes sobre temas variados.

  • Escuta Ativa
  • Estratégias de Questionamento
  • Formulação de Perguntas

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade inclui uma exposição por parte do professor seguida por uma sessão interativa de perguntas e respostas. Ao ouvir a apresentação, os alunos são incentivados a anotar suas dúvidas, o que promove a reflexão crítica. Na sessão de perguntas, a classe será encorajada a interagir, criando um ambiente de discussão que permite o aprofundamento e a construção coletiva do conhecimento.

  • Exposição oral do professor
  • Anotação de Dúvidas
  • Sessão de Perguntas e Respostas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser executada em cinco aulas de 60 minutos cada. O cronograma foi cuidadosamente dividido para otimizar a absorção do conteúdo pelos alunos, respeitando o tempo necessário para exposição, reflexão e participação ativa dos mesmos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e primeiras anotações
  • Aula 2: Continuação da exposição e discussões em grupos
  • Aula 3: Sessão de perguntas coletiva
  • Aula 4: Revisão das discussões e elaboração de novas perguntas
  • Aula 5: Conclusão e avaliação dos aprendizados

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de forma contínua durante as aulas. O professor observará a capacidade dos alunos de escutarem atentamente e a qualidade das perguntas formuladas. Serão atribuídas notas baseadas na pertinência e criatividade das perguntas. Por exemplo, perguntas que demonstram reflexão profunda e apresentam novas perspectivas sobre o tema recebem notas mais altas. Além disso, a participação na sessão de perguntas e a capacidade de dar respostas baseadas no que ouviram serão igualmente consideradas na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais básicos para anotação e ferramentas para facilitar a exposição e as sessões de perguntas. Equipamentos audiovisuais podem ser utilizados para tornar a apresentação mais dinâmica e envolvente.

  • Quadro e pincéis
  • Papel e lápis para anotações
  • Equipamento audiovisual (projetor)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo