Caça às Sílabas Perdidas

Desenvolvida por: Jane C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Classificação de sílabas

A atividade 'Caça às Sílabas Perdidas' visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura das palavras, através da identificação e classificação de sílabas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Inicialmente, os alunos assistirão a um vídeo educativo que introduz o conceito de sílabas e suas classificações. Posteriormente, participarão de uma atividade prática onde irão procurar e classificar sílabas em palavras, utilizando fichas coloridas que representam diferentes categorias silábicas. Como conclusão, os alunos inventarão uma história curta empregando as palavras encontradas, o que proporciona uma oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade criativa, reforçando o conhecimento por meio da prática.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento das habilidades de reconhecer, classificar e utilizar sílabas na formação de palavras adequadas ao nível dos estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental. Espera-se que os alunos sejam capazes de descrever a estrutura das palavras em termos de suas unidades silábicas e ampliar seu vocabulário através do contato com diversas palavras. A atividade busca promover uma compreensão mais profunda da língua escrita, bem como fomentar a capacidade de contar histórias utilizando as palavras estudadas.

  • Reconhecer e classificar palavras de acordo com o número de sílabas.
  • Desenvolver a habilidade de utilizar sílabas na formação de palavras.
  • Ampliar o vocabulário através do contato com novas palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP05: Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático se concentra na compreensão da estrutura das palavras por meio da análise de suas sílabas. A prática de identificar e categorizar palavras com diferentes quantidades de sílabas auxilia na formação de bases sólidas para a alfabetização. Portanto, a atividade também integra o uso criativo do vocabulário adquirido, incentivando a produção textual por meio de pequenas narrativas. Assim, o conteúdo programático é contemplado de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e envolvente.

  • Classificação de sílabas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
  • Identificação de sílabas em palavras.
  • Criação de histórias curtas usando novas palavras.

Metodologia

A metodologia adotada inclui o uso de recursos audiovisuais complementados por atividades práticas que estimulam a participação ativa dos alunos. Inicialmente, o vídeo educativo guia os alunos nos conceitos teoricamente, seguido pela dinâmica interativa do 'Caça às Sílabas', onde são despertadas a curiosidade e a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido. O fechamento com a elaboração de histórias incentiva a compreensão e utilização criativa das sílabas, promovendo um aprendizado integrado e significativo.

  • Exibição de vídeo educativo.
  • Atividade prática de 'Caça às Sílabas'.
  • Produção de ditado criativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é distribuído em 2,4 aulas de 50 minutos cada, permitindo tempo adequado para exposição do conteúdo, atividades práticas e avaliação. A primeira aula foca na introdução dos conceitos, enquanto a realização do 'Caça às Sílabas' ocorre na segunda, com a última aula dedicada à construção das histórias e discussão dos resultados, assegurando que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos por todos os alunos.

  • Aula 1: Introdução e exibição do vídeo educativo.
  • Aula 2: Atividade prática - 'Caça às Sílabas'.
  • Aula 3: Criação e apresentação das histórias curtas.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na observação das ações dos alunos durante as atividades práticas. Serão considerados o engajamento, a capacidade de identificar e classificar sílabas corretamente e a criatividade na elaboração das histórias. Exemplo de critério: um aluno será avaliado positivamente se conseguir classificar corretamente um conjunto de palavras distribuídas nas fichas e usar pelo menos cinco delas em seu ditado criativo. Feedbacks serão dados adequadamente para promover ajustes e incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades linguísticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade propiciam um ambiente rico em estímulos visuais e táteis, fundamentais para estimular a participação ativa dos alunos. O vídeo educativo oferece uma introdução clara e envolvente sobre o conteúdo, enquanto as fichas coloridas para a atividade prática favorecem a organização e associação das sílabas identificadas. Desta forma, cada material é cuidadosamente escolhido para maximizar a aprendizagem e retenção do conhecimento.

  • Vídeo educativo sobre sílabas.
  • Fichas coloridas para identificação e classificação.
  • Materiais de escrita para ditado.

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