Poesia Slam: Versos que Falam

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Poesia Contemporânea Brasileira

A atividade 'Poesia Slam: Versos que Falam' é uma proposta pedagógica destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que tem como objetivo aproximá-los da poesia de autores brasileiros contemporâneos, como Cora Coralina e Manoel de Barros. Os estudantes serão levados a estudar e criar seus próprios poemas, participando de um Slam de Poesia, um concurso amistoso onde cada aluno terá a oportunidade de recitar sua criação. A atividade busca desenvolver a expressividade oral, criatividade e enriquecimento cultural dos alunos, através de um método dinâmico e interativo que promove o contato com a diversidade da literatura nacional. , learning_objectives_paragraph: O principal objetivo desta atividade é estimular a capacidade crítica e analítica dos alunos frente à poesia contemporânea brasileira, por meio da leitura, interpretação e produção de poemas. Com isso, os alunos poderão aprimorar sua habilidade de expressão oral enquanto desenvolvem a empatia e o respeito pelas diferentes vozes e perspectivas que a poesia nacional oferece. A competição amistosa no formato Slam visa promover um ambiente colaborativo que incentiva a criatividade e a inovação literária entre os estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP51: Analisar, interpretar e criticar produções poéticas, explorando suas temáticas e estilos, bem como a diversidade cultural e social que representam.
  • EM13LP53: Criar textos poéticos que aproveitem as potencialidades estéticas da língua, a partir de temas socialmente relevantes.
  • EM13LP47: Analisar o impacto dos recursos estéticos e expressivos de textos poéticos sob a perspectiva da recepção.
  • EM13LP48: Comparar diferentes interpretações e representações em gêneros poéticos, considerando o contexto social de produção e recepção.

Conteúdo Programático

A proposta curricular desta atividade abrange o estudo da poesia contemporânea brasileira, focando nos autores Cora Coralina e Manoel de Barros, e a técnica de criação poética. Será abordado o contexto histórico e social das obras, além de técnicas de declamação, rima e métrica poética. O conteúdo está alinhado com os objetivos culturais e linguísticos, buscando enriquecer o aprendizado dos alunos quanto à multiplicidade da produção literária nacional.

  • Estudo de poemas de Cora Coralina e Manoel de Barros.
  • Contexto histórico e social dos autores.
  • Técnicas de escrita poética: rima, métrica, estilo.
  • Arte de declamação poética e expressividade oral.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade é centrada na aprendizagem ativa, onde os alunos são incentivados a participarem ativamente do processo de aquisição de conhecimento. O uso do Slam de Poesia como ferramenta didática promove o engajamento e a interação entre os alunos, proporcionando um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico. As atividades práticas, como a criação e declamação de poemas, tornam o aprendizado mais significativo e relevante para os estudantes.

  • Aprendizagem ativa baseada em projetos.
  • Trabalho em grupo para criação de poemas.
  • Competições amistosas de Slam de Poesia.
  • Debates e discussões sobre poesia contemporânea.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Poesia Slam: Versos que Falam' está distribuído em uma carga horária de 18 horas, dividida em 36 aulas de 30 minutos. Esse planejamento permite que os alunos explorem a poesia de maneira aprofundada, desde o estudo teórico até a prática poética. Nas primeiras aulas, os estudantes terão contato com a teoria e análise de poemas; em seguida, haverá oficinas de criação e, por fim, o Slam de Poesia como culminância da atividade.

  • Aulas 1-6: Introdução à poesia contemporânea brasileira.
  • Aulas 7-12: Leitura e análise de poemas de Cora Coralina e Manoel de Barros.
  • Aulas 13-18: Oficina de técnicas de escrita poética.
  • Aulas 19-24: Criação coletiva de poemas em grupos.
  • Aulas 25-30: Preparação para declamação e técnicas de expressividade.
  • Aulas 31-36: Realização do Slam de Poesia e avaliação.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada nos seguintes critérios: envolvimento nas atividades propostas, qualidade e criatividade dos poemas criados, e desempenho na declamação durante o Slam de Poesia. O professor deve observar o progresso do aluno durante todo o processo, desde a análise dos poemas até a execução final no Slam. Para tornar a avaliação mais transparente e justa, será utilizado um rubrica de critérios que incluirá, por exemplo, originalidade, uso de recursos poéticos, clareza e expressividade na declamação. Os alunos também serão incentivados a avaliar, em pares, os poemas dos colegas, promovendo a reflexão crítica e o feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados diversos recursos que visam apoiar o aprendizado dos alunos. Estes recursos não apenas embasam teoricamente as aulas, mas também incentivam a prática criativa de maneira acessível e estimulante. Os alunos terão acesso a materiais impressos e digitais que servirão de inspiração e base para suas criações.

  • Textos impressos de poemas selecionados.
  • Áudios de declamações poéticas.
  • Material para escrita (papéis, canetas, etc.).
  • Vídeos de performances de Slam de Poesia.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo