Estação Criativa de Cartazes

Desenvolvida por: Dougla… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura e Produção Textual

A atividade 'Estação Criativa de Cartazes' tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e síntese de textos entre alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos formarão grupos e se concentrarão em diferentes gêneros textuais, como contos, notícias e poemas. Cada grupo será responsável por ler um texto, identificar suas principais ideias e planejar a criação de um cartaz que resuma o conteúdo de maneira visualmente atrativa e informativa. Utilizando títulos, frases-chave e imagens, os alunos irão refletir sobre a organização da informação e como comunicar suas interpretações de forma eficaz. A atividade encerra com um tour pelas estações, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu cartaz para os colegas e assimilar as diferentes abordagens, fomentando o aprendizado colaborativo e autodirigido.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e sintetizar informações de diversos gêneros textuais, assim como aprimorar as habilidades de cooperação e comunicação oral. A atividade estimula o pensamento crítico ao exigir que os alunos selecionem e destaquem as informações principais dos textos lidos, além de proporcionar uma experiência prática na organização e apresentação visual desses conteúdos. Isso proporciona uma compreensão mais profunda das características e funções de diferentes gêneros textuais.

  • Promover a habilidade de análise de textos.
  • Estimular a síntese de ideias principais.
  • Desenvolver a cooperação em grupo.
  • Aprimorar a comunicação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da Estação Criativa de Cartazes abrange um conjunto importante de habilidades relacionadas ao letramento, incluindo leitura, interpretação, síntese e produção de textos. A escolha deliberada de diversos gêneros textuais serve para familiarizar os alunos com as características diferenciais de função, estrutura e estilo que cada gênero possui. Isso se traduz em um entendimento mais profundo da finalidade social e comunicativa dos textos.

  • Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.
  • Síntese das ideias principais dos textos.
  • Organização e apresentação destas ideias de forma visual.
  • Colaboração mútua e troca de conhecimento.

Metodologia

A metodologia aplicada na Estação Criativa de Cartazes está ancorada na aprendizagem ativa e colaborativa, onde os estudantes são protagonistas do processo de ensino e aprendizado. Ao interagirem diretamente com os textos, os alunos desenvolvem suas competências de maneira autônoma e prática. A abordagem em estações e o uso de materiais visuais facilitam o engajamento e a compreensão dos estilos e técnicas de comunicação a serem explorados.

  • Trabalho em grupo com divisão de tarefas.
  • Criação de cartazes com foco em síntese de conteúdo.
  • Apresentação e discussão em rodas de conversa.
  • Interação com materiais visuais e impressos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da Estação Criativa de Cartazes é projetado para ser executado ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, proporcionando tempo suficiente para que os alunos realizem cada etapa da atividade de maneira calma e reflexiva. Durante esse período, eles terão a oportunidade de interagir e se aprofundar nas diferentes fases, desde a leitura até a apresentação final.

  • Aula 1: Leitura e planejamento dos cartazes.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos cartazes.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios qualitativos observados durante toda a atividade. Os alunos serão avaliados pela capacidade de identificar as principais ideias do texto e refletir isso na organização do cartaz. Outro critério importante é a colaboração dentro dos grupos, levando em consideração a comunicação e divisão de tarefas. Observações durante o tour de apresentação permitirão ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre os textos lidos e sua habilidade em expor suas ideias para os pares. Exemplo: Um grupo que demonstra entendimento coerente e consegue apresentar um cartaz visualmente organizado e com informações claras, refletindo um bom trabalho em equipe, receberá um retorno positivo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos empregados na atividade foram escolhidos para promover um contexto de aprendizagem dinâmico e interativo. Ferramentas como papéis coloridos e marcadores incentivam a criatividade, enquanto dispositivos tecnológicos, quando disponíveis, permitem uma apresentação mais rica e interativa por meio da pesquisa e uso de recursos digitais.

  • Textos impressos de diferentes gêneros.
  • Papéis, cartolinas, lápis de cor e marcadores.
  • Acessibilidade a dispositivos tecnológicos, se possível.
  • Materiais de pesquisa, como enciclopédias ou acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo