Rima e Recita: O Grande Show de Poemas

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação e Recitação de Poemas

Esta aula tem como objetivo introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao universo dos poemas, através de uma atividade colaborativa e criativa. Cada grupo de alunos escolherá uma história ou tema de interesse e, coletivamente, criará um poema que poderá ser rimado ou visual. Após a produção dos poemas, ocorrerá uma roda de apresentação onde cada grupo recitará seu poema para o restante da turma. Essa atividade não só possibilita o contato direto com a estrutura dos poemas, mas também promove o desenvolvimento da oralidade, da expressão artística e do trabalho em equipe. Além de estimular a apreciação literária, a atividade busca incentivar os alunos a explorarem diferentes formas de escrita e apresentação, trabalhando a criatividade de forma coletiva e prática.

Objetivos de Aprendizagem

A aula de poesia busca desenvolver habilidades de comunicação verbal e escrita, exercitando a criatividade e o trabalho em equipe. Por meio da criação de poemas, os alunos serão estimulados a explorar a língua escrita de maneira lúdica e estruturada. A atividade integrará a expressão verbal com a estética literária, incentivando o reconhecimento e a valorização de diferentes formações textuais.

  • Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Promover a apreciação pela literatura e poesia.
  • Incentivar a expressão artística através da construção de poemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Os alunos entrarão em contato com diversos elementos que compõem os poemas, como rima, ritmo e estrutura. Esta experiência permitirá que eles exercitem o reconhecimento e a construção de textos poéticos, desenvolvendo assim um entendimento mais profundo das potencialidades da linguagem literária.

  • Estrutura do poema: versos, estrofes e rimas.
  • Características dos poemas visuais.
  • Diferentes tonalidades e estilos de poemas.
  • Técnicas de apresentação oral de poemas.

Metodologia

A metodologia adotada para a atividade propõe um enfoque prático e colaborativo, incentivando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo de criação e recitação de poemas. Este método facilita a aprendizagem conjunta e a troca de ideias, respeitando a individualidade e os interesses dos grupos.

  • Formação de grupos de trabalho colaborativo.
  • Escolha de temas ou histórias de interesse dos alunos.
  • Criação coletiva de poemas em grupo.
  • Apresentação oral dos poemas em roda de conversa.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária de 7 horas, distribuída em 8,4 aulas de 50 minutos, permite que os alunos se familiarizem gradualmente com a atividade. O cronograma foi estruturado para que todas as fases - desde a introdução, escolha dos temas, criação dos poemas, até a apresentação final - sejam bem trabalhadas, garantindo uma compreensão aprofundada e envolvente.

  • Aula 1: Introdução ao mundo dos poemas e formação de grupos.
  • Aula 2: Escolha dos temas ou histórias para os poemas.
  • Aula 3: Estruturação dos poemas – rimas e versos.
  • Aula 4: Continuação da criação dos poemas.
  • Aula 5: Finalização dos poemas e início das práticas de apresentação.
  • Aula 6: Ensaios para a apresentação dos poemas.
  • Aula 7: Apresentação final dos poemas – roda de conversa.
  • Aula 8: Reflexão e feedback sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, considerando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Os critérios de avaliação incluem a participação ativa, a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade na elaboração dos poemas e a desenvoltura na apresentação oral. Por exemplo, será observado como cada aluno contribui para a escolha do tema e a criação dos versos, bem como a habilidade em recitar e explicar o significado por trás de seus poemas. A capacidade de refletir sobre o trabalho dos colegas, fornecendo feedback construtivo durante a roda de apresentações, também será um fator considerável na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade visam proporcionar um ambiente acolhedor e inspirador para criação. A escolha dos materiais busca fomentar a criatividade e possibilitar que os alunos expressem suas ideias de forma livre e artística, utilizando papéis, desenhos e, se possível, recursos audiovisuais.

  • Folhas de papel e canetas coloridas para a criação de poemas.
  • Livros de poesia infantil para consulta e inspiração.
  • Materiais audiovisuais (opcional) para gravação das apresentações.
  • Quadro e pincéis para organização das ideias dos grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo