Esta aula tem como objetivo introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao universo dos poemas, através de uma atividade colaborativa e criativa. Cada grupo de alunos escolherá uma história ou tema de interesse e, coletivamente, criará um poema que poderá ser rimado ou visual. Após a produção dos poemas, ocorrerá uma roda de apresentação onde cada grupo recitará seu poema para o restante da turma. Essa atividade não só possibilita o contato direto com a estrutura dos poemas, mas também promove o desenvolvimento da oralidade, da expressão artística e do trabalho em equipe. Além de estimular a apreciação literária, a atividade busca incentivar os alunos a explorarem diferentes formas de escrita e apresentação, trabalhando a criatividade de forma coletiva e prática.
A aula de poesia busca desenvolver habilidades de comunicação verbal e escrita, exercitando a criatividade e o trabalho em equipe. Por meio da criação de poemas, os alunos serão estimulados a explorar a língua escrita de maneira lúdica e estruturada. A atividade integrará a expressão verbal com a estética literária, incentivando o reconhecimento e a valorização de diferentes formações textuais.
Os alunos entrarão em contato com diversos elementos que compõem os poemas, como rima, ritmo e estrutura. Esta experiência permitirá que eles exercitem o reconhecimento e a construção de textos poéticos, desenvolvendo assim um entendimento mais profundo das potencialidades da linguagem literária.
A metodologia adotada para a atividade propõe um enfoque prático e colaborativo, incentivando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo de criação e recitação de poemas. Este método facilita a aprendizagem conjunta e a troca de ideias, respeitando a individualidade e os interesses dos grupos.
A carga horária de 7 horas, distribuída em 8,4 aulas de 50 minutos, permite que os alunos se familiarizem gradualmente com a atividade. O cronograma foi estruturado para que todas as fases - desde a introdução, escolha dos temas, criação dos poemas, até a apresentação final - sejam bem trabalhadas, garantindo uma compreensão aprofundada e envolvente.
A avaliação será contínua e processual, considerando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Os critérios de avaliação incluem a participação ativa, a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade na elaboração dos poemas e a desenvoltura na apresentação oral. Por exemplo, será observado como cada aluno contribui para a escolha do tema e a criação dos versos, bem como a habilidade em recitar e explicar o significado por trás de seus poemas. A capacidade de refletir sobre o trabalho dos colegas, fornecendo feedback construtivo durante a roda de apresentações, também será um fator considerável na avaliação.
Os recursos necessários para a atividade visam proporcionar um ambiente acolhedor e inspirador para criação. A escolha dos materiais busca fomentar a criatividade e possibilitar que os alunos expressem suas ideias de forma livre e artística, utilizando papéis, desenhos e, se possível, recursos audiovisuais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula