COMO É DOCE TE CONHECER

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura Autônoma e Reflexiva

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental irão selecionar contos curtos de seu interesse para ler em silêncio e, em seguida, em voz alta para a turma. Essa prática visa desenvolver a capacidade de leitura com autonomia e fluência, ao mesmo tempo que incentiva a partilha de experiências e impressões pessoais sobre o texto lido. Durante as rodas de debate, cada aluno terá a oportunidade de discutir os elementos do conto, tais como enredo, personagens e mensagens, fortalecendo suas habilidades de comunicação e reflexão. Além de promover a interação social e o respeito pelas opiniões dos colegas, a atividade busca estimular o prazer pela leitura desde cedo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados na promoção da leitura autônoma, na apreciação e interpretação crítica de textos e no desenvolvimento da fluência e expressividade na leitura oral. Ao proporcionar um espaço de interação onde cada aluno pode ser tanto leitor quanto ouvinte, visamos ampliar suas competências comunicativas. A atividade foi planejada para instigar os alunos a realizarem leituras pessoais, compreensíveis e envolventes, seguidas de momentos de troca e reflexão, que são essenciais para o desenvolvimento de opiniões fundamentadas.

  • Desenvolver a fluência e autonomia na leitura.
  • Promover a interpretação e a discussão crítica de textos.
  • Estimular o prazer pela leitura.
  • Aprimorar habilidades de comunicação e expressão oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF03LP12: Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é estruturado para que os alunos explorem e identifiquem diferentes elementos que compõem uma narrativa. Através da leitura de contos curtos, eles terão a chance de mergulhar em narrativas variadas, reconhecendo estilos de escrita e as intencionalidades dos autores. A habilidade de expressar sentimentos e interpretações pessoais a respeito do que foi lido é fundamental e será praticada ao longo das discussões em grupo, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa.

  • Elementos narrativos: enredo, personagens, cenário.
  • Expressividade e entonação na leitura em voz alta.
  • Interpretação e crítica de textos.
  • Compartilhamento de opiniões e impressões pessoais.

Metodologia

A metodologia desta atividade foi delineada para integrar práticas de leitura silenciosa e leitura em voz alta, seguidas de debates em grupo. O processo inicia-se com a escolha do conto, dando liberdade ao aluno para selecionar uma narrativa que realmente lhe interessa. A metodologia busca criar um espaço acolhedor e seguro para que os alunos possam expressar seus pensamentos e sentimentos livremente, promovendo um Acolhimento pedagógico que respeita a diversidade de opiniões e estimula o crescimento individual.

  • Leitura individual silenciosa e em voz alta.
  • Discussões em grupo e roda de debate.
  • Troca de impressões e opiniões sobre os contos.
  • Seleção livre de contos curtos para leitura.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para se desenvolver em uma sequência de 6 aulas de 50 minutos, totalizando 5 horas. As aulas são organizadas de maneira a alternar entre momentos de leitura silenciosa, leitura em voz alta e discussões em grupo. O planejamento permite que o tempo seja usufruído de forma eficaz e instigante, assegurando que cada aluno tenha a oportunidade de compartilhar suas percepções e ouvir os colegas, cementando assim o esqueleto pedagógico completo.

  • Aula 1: Introdução à atividade e escolha dos contos.
  • Aula 2: Leitura silenciosa dos contos.
  • Aula 3: Preparação e leitura em voz alta.
  • Aula 4: Primeira roda de debates sobre os contos lidos.
  • Aula 5: Continuação da leitura em voz alta e debate.
  • Aula 6: Conclusão da atividade e reflexão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, contemplando tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. Os principais critérios de avaliação incluirão: fluência e expressividade na leitura, capacidade de compreensão e interpretação dos textos, participação e contribuição nas discussões em grupo, bem como o respeito e consideração pelas opiniões dos colegas. Serão observados aspectos como a entonação, a clareza da leitura e a interpretação na leitura em voz alta. Durante os debates, o foco estará na habilidade do aluno em articular suas ideias e no desenvolvimento de pensamentos críticos. Exemplos incluem a utilização de perguntas orientadoras para medir a compreensão do aluno do texto e observações feitas durante as discussões que revelem a capacidade de argumentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são variados e visam proporcionar um ambiente rico e estimulante para a leitura e discussão. Materiais gráficos e de leitura serão primordiais, de modo que cada aluno possa ter acesso a uma diversidade de contos, tanto impressos quanto digitais. A infraestrutura da sala de aula deverá favorecer a formação de círculos para as atividades de debate, promovendo assim um ambiente que facilite o intercâmbio de ideias.

  • Contos impressos e/ou digitais selecionados por professores e alunos.
  • Quadro e marcadores para anotações durante os debates.
  • Cadeiras organizadas em círculo para facilitar a interação durante as discussões.
  • Recursos audiovisuais opcionais para enriquecer a compreensão dos contos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo