Diário de Aventuras: Volta às Aulas

Desenvolvida por: Lorena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagem]
Temática: [Expressão Pessoal e Comunicação]

[A atividade intitulada 'Diário de Aventuras: Volta às Aulas' foi concebida para proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência integradora e reflexiva em seu retorno às aulas. Visa estimular a expressão pessoal e o autoconhecimento, por meio da escrita e da arte, ao permitir que os alunos criem e personalizem seus próprios diários. A capa, decorada por cada criança, serve como entrada para suas histórias, onde serão registradas suas expectativas, preocupações e momentos favoritos no início do ano escolar. Compartilhar esses relatos em sala contribui para o desenvolvimento da comunicação verbal e escuta ativa, fomentando um ambiente de acolhimento e respeito mútuo. A atividade incentiva a confiança e autoexpressão, fundamentais para a formação da identidade pessoal e social dos alunos.]

Objetivos de Aprendizagem

[O objetivo de aprendizagem desta atividade é, essencialmente, oferecer aos alunos a oportunidade de expressarem suas emoções e pensamentos de forma escrita e visual. Ao trabalhar no diário pessoal, os estudantes desenvolvem competências linguísticas básicas, raccordando sua capacidade de escrita com a criatividade. Além disso, compartilhar suas experiências promove habilidades sociais essenciais na interação com os colegas, tornando o ambiente de aprendizado mais colaborativo e inclusivo.]

  • [Desenvolver habilidades de escrita e expressão pessoa

Habilidades Específicas BNCC

  • [EF15LP0

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático desta atividade se concentra principalmente na expressão pessoal e no desenvolvimento da linguagem escrita e oral. A atividade aborda a escrita autônoma de palavras e frases, o uso da criatividade para expressar sentimentos e ideias, e a prática da comunicação verbal por meio do compartilhamento de experiências. O enfoque está em criar um ambiente onde o aluno se sinta confortável o suficiente para explorar suas emoções e pensamentos, desenvolvendo assim uma percepção mais apurada de si e dos outros.]

  • [Desenvolvimento da escrita e linguage

Metodologia

[A metodologia adotada para esta atividade combina técnicas de ensino tradicional com abordagens criativas e participativas. Parte-se do princípio que a aprendizagem é mais eficaz quando os alunos estão ativamente engajados, tanto individualmente quanto em grupo. Desta forma, propõe-se a elaboração de um diário pessoal que mescla escrita e desenho. Os alunos devem sentir-se seguros para se expressar, e para tal, atividades em pares e grupos podem propiciar discussões saudáveis e reflexões conjuntas, enriquecendo o processo de aprendizagem.]

  • [Atividade individual de escrita e desenh

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma da atividade é planejado para maximizar o envolvimento dos alunos durante as duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula se concentra na apresentação da atividade e na criação da capa dos diários, proporcionando um espaço para que os alunos decorem à vontade, usando sua criatividade. A segunda aula foca na escrita e no compartilhamento, onde deverão registrar sentimentos e expectativas para o ano. Finalmente, os alunos são encorajados a compartilhar suas histórias com os colegas, promovendo assim o desenvolvimento da comunicação oral.]

  • [Primeira aula - Apresentação e criação da capa: 60 minuto

Avaliação

[A avaliação desta atividade será essencialmente formativa e qualitativa, com foco no envolvimento e crescimento pessoal dos alunos. Durante a atividade, o professor deve observar a participação de cada aluno, o nível de entusiasmo e criatividade na elaboração do diário e a disposição para compartilhar suas histórias em sala de aula. Comentários e retornos devem ser encorajadores e construtivos, reconhecendo os esforços individuais. Exemplos práticos podem incluir comentários positivos sobre a originalidade nas capas dos diários ou a clareza e profundidade das histórias contadas. A autoconfiança e a habilidade de se expressar diante de seus pares são aspectos fundamentais a serem considerados.]

Materiais e ferramentas:

[Para desenvolver a atividade do diário, serão necessários diversos materiais que possibilitem aos alunos expressarem suas ideias de forma livre e criativa. Os materiais de arte são cruciais para a decoreção das capas, enquanto os papéis de registro terão papel fundamental na escrita e ilustração dos diários. A disponibilidade destes recursos é imprescindível para que todos os alunos possam participar plenamente da atividade e explorar sua criatividade sem restrições.]

  • [Folhas de papel para capa e miolo do diári

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo