A Batalha das Rimas

Desenvolvida por: João S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação e Recitação de Rimas

A atividade intitulada 'A Batalha das Rimas' tem como objetivo engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na prática de criação e recitação de rimas através de uma dinâmica de grupo. Os alunos serão divididos em duas equipes, que terão a tarefa de criar versos rimados baseados em temas sorteados. A partir daí, cada grupo terá a oportunidade de apresentar seus versos em uma roda de debate, seguindo o ritmo e a melodia característicos dos repentes. A dinâmica visa não apenas o desenvolvimento das habilidades linguísticas e criativas das crianças, mas também a promoção do trabalho em equipe, o respeito mútuo durante as apresentações e a capacidade de crítica construtiva na análise final dos versos. Com esta atividade, espera-se que os alunos ampliem seu vocabulário, ganhem confiança na exposição oral e aprendam a apreciar aspectos culturais da literatura oral brasileira.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para 'A Batalha das Rimas' vão além do simples domínio técnico da língua. Esta atividade está desenhada para inspirar os alunos a explorar e expandir seu vocabulário de forma lúdica, incentivando não apenas a criação de rimas, mas também o entendimento do impacto dessas criações no ouvinte. As crianças aprenderão a trabalhar coletivamente, respeitando e valorizando as contribuições de cada membro de sua equipe. Além disso, elas serão incentivadas a desenvolver um pensamento crítico ao analisarem as apresentações dos colegas, fomentando um ambiente de respeito e interação construtiva.

  • Desenvolver a habilidade de criar e recitar versos rimados.
  • Trabalhar a expressão oral e o ritmo da fala.
  • Promover a criatividade e ampliação do vocabulário.
  • Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de dar e receber feedback construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP27: Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca na literatura de cordel e nas tradições orais nordestinas, como os repentes e emboladas. Ao se debruçar sobre essas formas poéticas, os alunos têm a oportunidade de se imergir em aspectos culturais e linguísticos que enriquecem seu conhecimento da língua portuguesa de maneira dinâmica e envolvente. A inclusão de temáticas diversas nos temas sorteados para os versos enriquece ainda mais o aprendizado, permitindo que os alunos façam conexões com diferentes áreas do conhecimento e contextos culturais.

  • Literatura de cordel.
  • Repentes e emboladas.
  • Estrutura e criação de rimas.
  • Ritmo e melodia em poesias orais.

Metodologia

A metodologia aplicada na 'Batalha das Rimas' integra atividades práticas com fundamentos teóricos, criando um ambiente de aprendizado que é ao mesmo tempo divertido e educativo. A técnica de divisão em equipes visa fortalecer o trabalho colaborativo, enquanto a criação de versos em tempo limitado fomenta a criatividade rápida e eficaz. A apresentação em roda de debate oferece um espaço seguro e estruturado para a exposição oral, importante para o desenvolvimento da autoconfiança nas crianças. Por fim, a discussão crítica após as apresentações incentiva a reflexão e o aprendizado mútuo.

  • Divisão em equipes para incentivar a colaboração.
  • Criação de versos com base em temas sorteados.
  • Apresentação em formato de roda de debate.
  • Discussão estruturada para análise crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser executado em duas aulas de 60 minutos cada, oferecendo tempo adequado para a criação, apresentação e discussão dos versos. Durante a primeira aula, os alunos são divididos em suas equipes, e temas são sorteados para a criação dos versos. Ao longo da segunda aula, as equipes apresentam seus versos na roda de debate, seguida de uma discussão crítica onde os alunos podem expressar suas opiniões e reflexões sobre as apresentações.

  • Aula 1: Divisão das equipes e criação dos versos a partir dos temas sorteados.
  • Aula 2: Apresentação dos versos pelas equipes, seguida por discussão crítica.

Avaliação

A avaliação dos alunos na 'Batalha das Rimas' será formativa, onde será considerado o processo de criação dos versos, o desempenho durante a apresentação e a participação na discussão crítica. Ao criar os versos, o professor observará a contribuição de cada aluno dentro da equipe e o uso de estruturas rimadas coerentes com o tema sorteado. Durante a apresentação, a expressividade, clareza da fala e o respeito aos ritmos dos repentes serão essenciais. Finalmente, na discussão, será observado como o aluno contribui com o feedback construtivo e se mostra capaz de refletir sobre os pontos fortes e possíveis melhorias nos trabalhos apresentados. Exemplos de critérios de avaliação incluem a originalidade dos versos, a fluência durante a apresentação e a habilidade de expressar críticas construtivas.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação da 'Batalha das Rimas', diversos recursos serão utilizados a fim de enriquecer a experiência de aprendizado e dinamizar a atividade. Esses recursos incluem materiais que proporcionem inspiração e auxiliem na criação dos versos, bem como ferramentas que facilitem a condução da apresentação e da discussão.

  • Folhas de papel e lápis para anotação dos versos.
  • Caixa com temas para sorteio.
  • Gravador de áudio para registro das apresentações.
  • Quadro branco para anotações durante a discussão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo