Alfabeto das Histórias

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e Criação a partir de Contos de Fadas

A atividade 'Alfabeto das Histórias' é projetada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e visa desenvolver suas habilidades de leitura, interpretação e criatividade. A partir da leitura de um conto de fadas, os alunos serão divididos em pequenos grupos. Cada grupo receberá a responsabilidade de trabalhar com diferentes partes do conto, para que possam identificar palavras ou personagens relevantes que comecem com cada letra do alfabeto. Esse processo não só enriquece o vocabulário dos estudantes, mas também os encoraja a explorar narrativas, entender enredos e personagens, enquanto identificam informações explícitas no texto. Após a escolha das palavras, os alunos criarão ilustrações que serão usadas para montar um mural colaborativo da turma, integrando recortes e desenhos artísticos. Esta atividade estimula o trabalho em equipe, a criatividade e a capacidade de cada aluno em expor suas ideias, contribuindo para um ambiente de aprendizado diverso e inclusivo.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, o objetivo central é aprimorar a capacidade dos alunos de ler, interpretar, e extrair explicitamente informações de textos narrativos, com enfoque nos contos de fadas, enquanto colaboram em atividades criativas. Através da construção de um 'alfabeto do conto', os alunos têm a oportunidade de explorar o texto de forma interativa, relacionando suas descobertas com a linguagem e a expressão artística.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação textual.
  • Incentivar a criatividade através de atividades artísticas e narrativas.
  • Promover trabalho colaborativo e em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca nas práticas de leitura e interpretação de contos de fada, compreensão colaborativa de narrativas e expressão através da arte visual. Os alunos são guiados a identificar elementos-chave das histórias e a relacioná-los com as letras do alfabeto, criando conexões entre texto e imagem, o que facilita a compreensão e a retenção do conteúdo.

  • Leitura e compreensão de contos de fadas.
  • Identificação de personagens e elementos narrativos.
  • Expressão através de desenhos e colagens.

Metodologia

A metodologia utilizada combina leitura compartilhada, discussão em grupo e atividades práticas. A classe é dividida em grupos, cada um lidando com diferentes partes do conto, promovendo a divisão de tarefas e o trabalho em equipe. Durante a leitura, os alunos são incentivados a sublinhar palavras ou frases que acham interessantes ou importantes. Após a discussão, cada grupo cria um segmento do alfabeto, que será montado em um mural coletivo.

  • Leitura colaborativa.
  • Divisão em grupos para atividades práticas.
  • Discussão e seleção de palavras ou personagens.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é organizado para otimizar o tempo e garantir que todos os elementos da atividade sejam realizados de forma eficaz. Cada etapa é pensada para que os alunos possam avançar gradualmente do entendimento do texto para a expressão criativa, culminando na montagem do mural coletivo.

  • Aula 1: Leitura do conto e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Criação do alfabeto do conto e montagem do mural.

Avaliação

A avaliação será baseada em observações contínuas durante a atividade, considerando o envolvimento e a participação dos alunos nos grupos, a capacidade de localizar e destacar informações relevantes do texto e a criatividade na elaboração das ilustrações. Exemplos incluem a avaliação da habilidade do aluno em justificar sua escolha de palavras ou personagens para o alfabeto e a originalidade na criação artística. Comentários específicos e individualizados serão fornecidos para encorajar o progresso contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem ferramentas básicas de escrita e desenho, materiais artísticos para a criação do mural, como papel colorido e tesouras, além de acesso ao conto de fadas selecionado, seja em formato impresso ou digital. Esses materiais permitem que os alunos explorem e expressem suas interpretações do texto de maneira tangível e colaborativa.

  • Cópias impressas do conto de fadas.
  • Papel e materiais de desenho.
  • Tesoura e cola para montagem do mural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo