A atividade 'O Grande Aumentativo' envolve os alunos em um jogo de tabuleiro onde cada casa possui uma palavra comum. O objetivo é que, ao parar em uma determinada casa, os alunos formem o aumentativo da palavra ali apresentada, utilizando o sufixo -ão. Esta prática lúdica visa ampliar o vocabulário dos alunos, reforçando o entendimento do uso dos sufixos na língua portuguesa. A atividade é projetada para ser interativa e engajante, promovendo o aprendizado por meio do entretenimento. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de reconhecimento de padrões linguísticos e que fortaleçam suas capacidades de raciocínio ao explorar diferentes contextos de uso dos aumentativos. O exercício se configura não só como uma prática de linguagem, mas também como uma oportunidade para fomentar a socialização e a cooperação entre os participantes, uma vez que jogadores poderão trocar ideias sobre as palavras e seus aumentativos, enriquecendo sua compreensão coletiva do tema. A habilidade de transformar palavras utilizando sufixos é um passo importante no domínio do idioma, e esta atividade se alinha com os requisitos da Base Nacional Comum Curricular para o segundo ano do ensino fundamental.
O principal objetivo de aprendizagem é garantir que os alunos sejam capazes de identificar e aplicar corretamente os sufixos apropriados para formar aumentativos, melhorando assim a extensão de seu vocabulário e compreensão de palavras devivandoas de uma forma intuitiva e divertida. Os alunos vão reconhecer a importância das mudanças morfológicas nas palavras e como isso impacta o significado em contextos variados.
O conteúdo programático focará nos principais sufixos utilizados para formação de aumentativos na língua portuguesa. Os alunos aprenderão a identificar sufixos em palavras familiares, além de explorar o significado e a aplicação prática desses sufixos na comunicação diária. A prática com um jogo de tabuleiro proporcionará um contexto concreto para que os alunos apliquem esses conhecimentos.
Para garantir o engajamento e a assimilação eficaz do conteúdo, a metodologia adotará um enfoque prático e lúdico. Através do jogo de tabuleiro, os alunos terão a oportunidade de aprender de maneira prática e participativa. Este método incentiva a interação entre os alunos, promove a cooperação e a troca de conhecimento. A atividade prática reforça o conteúdo de forma natural e espontânea.
A atividade será desenvolvida em um período de 1 hora, distribuída em uma única aula. Este planejamento considera tempo suficiente para explicar as regras, realizar o jogo e fazer um breve feedback com os alunos. O cronograma é flexível o suficiente para se adaptar ao ritmo de aprendizagem dos alunos, permitindo pausas e ajustes conforme necessário.
A avaliação será feita de maneira contínua e observacional durante a atividade. O professor observará a capacidade dos alunos de formar aumentativos corretamente e sua participação no jogo. Critérios como a precisão na aplicação do sufixo, cooperação, e contribuição para a atividade serão considerados. Como exemplo, um aluno que formou aumentativos corretamente e ajudou colegas será valorizado. Após o jogo, um rápido feedback permitirá avaliar a compreensão dos alunos e esclarecer dúvidas remanescentes.
Os recursos necessários para a atividade são modestos, focando em materiais que facilitem a dinâmica do jogo e a participação ativa dos alunos. Serão utilizados instrumentos que apoiam a visualização e a manipulação das palavras e suas transformações.
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