A atividade 'Entrevista do Futuro' tem como objetivo principal a prática de habilidades fundamentais de comunicação e interpretação. Nesta atividade, os alunos criarão um personagem fictício e desenvolverão um roteiro de entrevista baseado em informações inventadas sobre esse personagem. Durante a atividade, cada aluno terá a oportunidade de interpretar tanto o papel de entrevistador quanto o de entrevistado, promovendo a prática em criar e responder a perguntas de forma coerente e estruturada. Ao desenvolver esta atividade, os alunos trabalharão em conjunto para preparar perguntas relevantes e terão que pensar de maneira crítica e rápida para formular perguntas adicionais baseadas nas respostas recebidas. Além disso, a atividade incluirá uma fase de edição escrita, onde os alunos irão revisar a entrevista realizada para destacar as partes mais relevantes. Esta parte do exercício visa fortalecer a capacidade dos alunos de sintetizar informações, garantindo a continuidade temática e a relevância do material coletado durante a entrevista. A atividade está estruturada para engajar os alunos de maneira prática e criativa, incentivando a expressão verbal e escrita e, ao mesmo tempo, desenvolvendo habilidades de escuta ativa e empatia.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento de competências comunicativas essenciais, tais como a formulação de perguntas coerentes, escuta ativa, e síntese de informações. Além disso, os alunos serão incentivados a contextualizar e organizar suas ideias de forma clara e objetiva, promovendo habilidades sociais e cognitivas que são fundamentais para o processo educativo e formativo dos estudantes do 6º ano.
O conteúdo programático da atividade 'Entrevista do Futuro' aborda aspectos essenciais da comunicação e expressão verbal. A estrutura proposta busca não apenas a elaboração de estruturas de perguntas eficazes e coerentes, mas também o desenvolvimento de um pensamento crítico para a construção de personagens e cenários imaginativos que promovam o engajamento dos alunos com a proposta.
A metodologia escolhida para a execução da 'Entrevista do Futuro' tem como base o aprendizado ativo, onde os alunos são encorajados a participar ativamente das etapas de planejamento, execução e revisão da atividade. O aprendizado ocorre de maneira colaborativa, com os estudantes trabalhando em equipes para trocar ideias e criar interações complexas que ampliem suas competências comunicativas.
O cronograma previstopara a atividade 'Entrevista do Futuro' é distribuído ao longo de duas aulas de 60 minutos, permitindo a cobertura completa de todas as etapas desde a elaboração até a prática e análise das entrevistas conduzidas.
A avaliação será composta de duas partes principais: a participação oral e a qualidade da edição escrita. Durante a execução das entrevistas, os alunos serão avaliados pela capacidade de formular perguntas pertinentes e responder de maneira adequada segundo o contexto previamente estabelecido. Na etapa de edição, os critérios incluirão a habilidade de síntese das informações, a clareza e coesão do texto final produzido. Exemplos de itens avaliativos incluem: originalidade na criação de um personagem, coerência nas perguntas, e pertinência dos aspectos destacados na edição escrita.
Para a realização bem sucedida da atividade 'Entrevista do Futuro', serão necessários alguns recursos educacionais e tecnológicos que auxiliarão tanto na preparação quanto nos processos de execução e revisão das entrevistas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula