Entrevista do Futuro

Desenvolvida por: Walker… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Comunicação e Interpretação

A atividade 'Entrevista do Futuro' tem como objetivo principal a prática de habilidades fundamentais de comunicação e interpretação. Nesta atividade, os alunos criarão um personagem fictício e desenvolverão um roteiro de entrevista baseado em informações inventadas sobre esse personagem. Durante a atividade, cada aluno terá a oportunidade de interpretar tanto o papel de entrevistador quanto o de entrevistado, promovendo a prática em criar e responder a perguntas de forma coerente e estruturada. Ao desenvolver esta atividade, os alunos trabalharão em conjunto para preparar perguntas relevantes e terão que pensar de maneira crítica e rápida para formular perguntas adicionais baseadas nas respostas recebidas. Além disso, a atividade incluirá uma fase de edição escrita, onde os alunos irão revisar a entrevista realizada para destacar as partes mais relevantes. Esta parte do exercício visa fortalecer a capacidade dos alunos de sintetizar informações, garantindo a continuidade temática e a relevância do material coletado durante a entrevista. A atividade está estruturada para engajar os alunos de maneira prática e criativa, incentivando a expressão verbal e escrita e, ao mesmo tempo, desenvolvendo habilidades de escuta ativa e empatia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento de competências comunicativas essenciais, tais como a formulação de perguntas coerentes, escuta ativa, e síntese de informações. Além disso, os alunos serão incentivados a contextualizar e organizar suas ideias de forma clara e objetiva, promovendo habilidades sociais e cognitivas que são fundamentais para o processo educativo e formativo dos estudantes do 6º ano.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Praticar a criação e formulação de perguntas adequadas.
  • Fortalecer a capacidade de síntese e edição de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Entrevista do Futuro' aborda aspectos essenciais da comunicação e expressão verbal. A estrutura proposta busca não apenas a elaboração de estruturas de perguntas eficazes e coerentes, mas também o desenvolvimento de um pensamento crítico para a construção de personagens e cenários imaginativos que promovam o engajamento dos alunos com a proposta.

  • Criação de personagem fictício.
  • Desenvolvimento de roteiro de entrevista.
  • Prática de entrevista oral.
  • Edição escrita e síntese de informações.

Metodologia

A metodologia escolhida para a execução da 'Entrevista do Futuro' tem como base o aprendizado ativo, onde os alunos são encorajados a participar ativamente das etapas de planejamento, execução e revisão da atividade. O aprendizado ocorre de maneira colaborativa, com os estudantes trabalhando em equipes para trocar ideias e criar interações complexas que ampliem suas competências comunicativas.

  • Aprendizado colaborativo por meio de trocas de papéis entre entrevistador e entrevistado.
  • Exercícios práticos com simulação de entrevistas.
  • Atividades de revisão e síntese em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma previstopara a atividade 'Entrevista do Futuro' é distribuído ao longo de duas aulas de 60 minutos, permitindo a cobertura completa de todas as etapas desde a elaboração até a prática e análise das entrevistas conduzidas.

  • Aula 1: Introdução e criação do personagem fictício, desenvolvimento do roteiro de entrevista.
  • Aula 2: Realização das entrevistas em pares, seguida da edição escrita e análise crítica das entrevistas.

Avaliação

A avaliação será composta de duas partes principais: a participação oral e a qualidade da edição escrita. Durante a execução das entrevistas, os alunos serão avaliados pela capacidade de formular perguntas pertinentes e responder de maneira adequada segundo o contexto previamente estabelecido. Na etapa de edição, os critérios incluirão a habilidade de síntese das informações, a clareza e coesão do texto final produzido. Exemplos de itens avaliativos incluem: originalidade na criação de um personagem, coerência nas perguntas, e pertinência dos aspectos destacados na edição escrita.

Materiais e ferramentas:

Para a realização bem sucedida da atividade 'Entrevista do Futuro', serão necessários alguns recursos educacionais e tecnológicos que auxiliarão tanto na preparação quanto nos processos de execução e revisão das entrevistas.

  • Materiais de escrita e fichas de planejamento para o roteiro.
  • Dispositivos de gravação de áudio para prática de entrevistas.
  • Recursos de edição textual, como editores de texto ou papel e caneta.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo