Oficina de Contação de Histórias com Lendas

Desenvolvida por: Olga T… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Lendas Brasileiras

A Oficina de Contação de Histórias com Lendas tem como objetivo incitar o interesse dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental pela rica tradição oral brasileira, focando nas lendas. Cada estudante deve selecionar uma lenda brasileira, fazer uma pesquisa detalhada sobre ela e preparar uma apresentação oral. Essa atividade enfatiza a oralidade, a criatividade e a interação com o público, estimulando o uso de objetos e cenários ilustrativos. Ao final, um debate será realizado para discutir o valor cultural de cada lenda, promovendo uma compreensão mais profunda e valorização da diversidade cultural do Brasil.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizado desta atividade são promover a habilidade de pesquisa, a capacidade de comunicação e a apreciação pela tradição cultural brasileira. Ao engajar-se na construção e apresentação das histórias, os alunos desenvolverão competências indispensáveis para a formação de um pensamento crítico e reflexivo. O exercício de contar histórias também busca fortalecer a autoconfiança e a criatividade, incentivando os estudantes a explorarem diferentes formas de expressão.

  • Estimular a pesquisa e compreensão das lendas brasileiras.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e apresentação.
  • Incentivar a criatividade e o uso de elementos visuais na contação de histórias.
  • Promover o debate sobre a importância cultural das lendas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP40: Analisar, interpretar e criticar textos orais de diferentes gêneros.
  • EF69LP38: Planejar e produzir roteiros de narração oral de textos, com ou sem apoio de registro escrito.
  • EF69LP39: Expressar-se em situações de interação oral, considerando a finalidade e o contexto de produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a identificação, pesquisa e contação de lendas brasileiras, além do desenvolvimento de habilidades de apresentação oral e produção de roteiros. Estas atividades são projetadas para estimular a junção entre pesquisa cultural e expressão pessoal dos alunos, fomentando a leitura critica e a apresentação eficaz de narrativas orais.

  • Pesquisa sobre lendas folclóricas brasileiras.
  • Elaboração e produção de narrativas orais.
  • Análise crítica de narrativas orais e artes cênicas.
  • Debate e reflexão sobre a importância cultural das lendas.

Metodologia

A metodologia aplicada visa incentivar o aprendiz a tomar iniciativa em seu processo de aprendizado através de pesquisas autônomas e participativas, seguidas de apresentações guiadas e dinâmicas. Com o suporte do educador, cada aluno será desafiado a inovar em sua preparação de contenção, utilizando elementos cênicos e visuais para enriquecer sua apresentação, enquanto o debate final fortalece o entendimento e a importância cultural das histórias escolhidas.

  • Pesquisa individual sobre lendas.
  • Apresentações orais utilizando recursos visuais.
  • Debates em grupo sobre a relevância cultural das lendas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade é projetado para aproveitar melhor o tempo em sala de aula de forma eficiente, dividindo as atividades em diferentes etapas que envolvem pesquisa, preparação e execução, culminando em um debate enriquecedor.

  • Aula 1: Pesquisa e escolha da lenda.
  • Aula 2: Preparação e prática da apresentação.
  • Aula 3: Apresentação das lendas e debate final.

Avaliação

A avaliação será realizada em várias etapas: desde a pesquisa até a apresentação final. Inicialmente, será considerada a profundidade e a relevância da pesquisa realizada por cada aluno. Durante a apresentação oral, serão avaliadas a clareza, criatividade e eficiência do uso de elementos visuais. Finalmente, a contribuição do aluno no debate sobre a importância cultural das lendas também será considerada, promovendo a capacidade de análise crítica. Em um exemplo prático, o aluno que utilizar enriquecedores mapas e artefatos na sua apresentação, além de uma argumentação robusta no debate, recebe melhores avaliações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet e biblioteca para a pesquisa inicial, bem como materiais de papelaria para a confecção dos elementos visuais. O suporte digital, como projetores ou slides, pode ser opcional, dependendo das condições disponíveis.

  • Acesso a internet e biblioteca.
  • Materiais de papelaria para elementos visuais.
  • Projetor ou slides (opcional).

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