Roda de Histórias Encantadas

Desenvolvida por: Mauris… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação e contação de histórias

A atividade Roda de Histórias Encantadas tem o objetivo principal de estimular a imaginação e a habilidade narrativa dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. As crianças serão convidadas a criar suas próprias histórias, partindo de temas ou personagens fornecidos pelo professor. O planejamento da narrativa envolverá a identificação dos elementos essenciais, como o narrador, o público-alvo e a finalidade da história. Após a construção inicial, as crianças compartilharão suas histórias em pequenos grupos, promovendo uma releitura coletiva com sugestões de correção e ajuste. Por último, cada aluno editará a versão final de sua história, ilustrando-a e utilizando recursos manuais ou digitais para a criação de um livro. Essa atividade não apenas incentiva a prática da escrita, mas também promove habilidades de comunicação oral, colaboração e criatividade entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da criatividade, habilidades de escrita, compreensão dos elementos narrativos e a capacidade de revisar e editar textos com auxílio. Os alunos são incentivados a usar sua imaginação para construir histórias, promovendo uma melhor compreensão da estrutura narrativa e do uso da linguagem adequada. Ao trabalhar em grupos, as crianças também desenvolvem habilidades de comunicação efetiva e cooperação, essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.

  • Estimular a criatividade através da criação de histórias originais.
  • Desenvolver habilidades narrativas e de estruturação de textos.
  • Promover a capacidade de revisão e edição de textos com auxílio.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca na introdução e prática da construção narrativa, revisão e edição textual. Os alunos aprenderão sobre a importância dos elementos de uma história, como o cenário, os personagens e o conflito inicial, guiados pelo professor. Espera-se que eles adquiram uma compreensão básica de como estruturar uma narrativa coerente e envolvente.

  • Elementos básicos de uma narrativa (cenário, personagens, conflito).
  • Revisão coletiva e individual de textos.
  • Estratégias de edição e ilustração de histórias.

Metodologia

A metodologia aplicada inclui momentos de instrução direta, atividades colaborativas em grupos e oportunidades individuais para criação e edição de textos. O professor atuará como facilitador, orientando as crianças através das etapas de planejamento e construção da narrativa. Sessões de revisão em grupo permitirão troca de ideias e fortalecimento da aprendizagem coletiva. Finalmente, a edição e ilustração individuais promoverão a autonomia e a expressão pessoal de cada aluno.

  • Instrução direta sobre elementos narrativos.
  • Trabalho colaborativo em grupos pequenos.
  • Criação, revisão e edição individual de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos irão planejar e iniciar a escrita de suas histórias. Na segunda aula, eles participarão de sessões de revisão em grupo e realizarão a edição final de suas histórias, incluindo a ilustração das capas dos livros.

  • Aula 1: Introdução ao tema, planejamento e início da escrita das histórias.
  • Aula 2: Revisão em grupos, edição final e ilustração das histórias.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e o esforço dedicado na criação e revisão das histórias. O professor observará a capacidade de cada aluno de incorporar sugestões durante a revisão e de utilizar elementos narrativos adequados. Exemplos de critérios de avaliação incluem a originalidade da história, a coerência narrativa e a clareza na comunicação escrita. As histórias finais serão avaliadas pela organização e criatividade na apresentação, sendo incentivadora a ilustração como forma de enriquecimento do texto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade incluem materiais diversos para escrita e ilustração, bem como tecnologia digital, caso disponível, para edição e apresentação das histórias. O uso de recursos variados possibilita que os alunos explorem diferentes mídias e estilos, enriquecendo a experiência de aprendizado.

  • Papel e lápis de cor para a ilustração das histórias.
  • Tablets ou computadores para edição digital.
  • Livros ilustrativos como referência e inspiração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo