A atividade Roda de Histórias Encantadas tem o objetivo principal de estimular a imaginação e a habilidade narrativa dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. As crianças serão convidadas a criar suas próprias histórias, partindo de temas ou personagens fornecidos pelo professor. O planejamento da narrativa envolverá a identificação dos elementos essenciais, como o narrador, o público-alvo e a finalidade da história. Após a construção inicial, as crianças compartilharão suas histórias em pequenos grupos, promovendo uma releitura coletiva com sugestões de correção e ajuste. Por último, cada aluno editará a versão final de sua história, ilustrando-a e utilizando recursos manuais ou digitais para a criação de um livro. Essa atividade não apenas incentiva a prática da escrita, mas também promove habilidades de comunicação oral, colaboração e criatividade entre os alunos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da criatividade, habilidades de escrita, compreensão dos elementos narrativos e a capacidade de revisar e editar textos com auxílio. Os alunos são incentivados a usar sua imaginação para construir histórias, promovendo uma melhor compreensão da estrutura narrativa e do uso da linguagem adequada. Ao trabalhar em grupos, as crianças também desenvolvem habilidades de comunicação efetiva e cooperação, essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.
O conteúdo programático desta atividade foca na introdução e prática da construção narrativa, revisão e edição textual. Os alunos aprenderão sobre a importância dos elementos de uma história, como o cenário, os personagens e o conflito inicial, guiados pelo professor. Espera-se que eles adquiram uma compreensão básica de como estruturar uma narrativa coerente e envolvente.
A metodologia aplicada inclui momentos de instrução direta, atividades colaborativas em grupos e oportunidades individuais para criação e edição de textos. O professor atuará como facilitador, orientando as crianças através das etapas de planejamento e construção da narrativa. Sessões de revisão em grupo permitirão troca de ideias e fortalecimento da aprendizagem coletiva. Finalmente, a edição e ilustração individuais promoverão a autonomia e a expressão pessoal de cada aluno.
O cronograma da atividade será dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos irão planejar e iniciar a escrita de suas histórias. Na segunda aula, eles participarão de sessões de revisão em grupo e realizarão a edição final de suas histórias, incluindo a ilustração das capas dos livros.
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e o esforço dedicado na criação e revisão das histórias. O professor observará a capacidade de cada aluno de incorporar sugestões durante a revisão e de utilizar elementos narrativos adequados. Exemplos de critérios de avaliação incluem a originalidade da história, a coerência narrativa e a clareza na comunicação escrita. As histórias finais serão avaliadas pela organização e criatividade na apresentação, sendo incentivadora a ilustração como forma de enriquecimento do texto.
Os recursos utilizados na atividade incluem materiais diversos para escrita e ilustração, bem como tecnologia digital, caso disponível, para edição e apresentação das histórias. O uso de recursos variados possibilita que os alunos explorem diferentes mídias e estilos, enriquecendo a experiência de aprendizado.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula