A atividade consiste em grupos de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental criando uma pequena história a partir de um tema dado. Durante a produção, os alunos devem focar no uso correto de pontos de exclamação, interrogação e enumeração, além de discutir e aplicar regras de concordância nominal e verbal. A atividade também inclui a leitura em voz alta das histórias criadas para toda a classe, seguida de uma análise conjunta, promovendo reflexões sobre os aspectos gramaticais e estilísticos abordados. O objetivo é aprimorar as habilidades de escrita criativa dos alunos, aumentar seu domínio da gramática normativa e desenvolver suas capacidades de trabalho em grupo e expressão oral, em consonância com a habilidade EF35LP07 da BNCC.
O propósito central da Oficina de Escrita Criativa é permitir que os alunos desenvolvam suas capacidades de escrita através de atividades práticas e colaborativas. Ao formar grupos para a criação de histórias, os estudantes são estimulados a aplicar seus conhecimentos gramaticais preliminares de forma reflexiva e consciente. Por meio do trabalho em grupo, promovem-se habilidades de comunicação, respeito e colaboração, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social. Outro objetivo é garantir que os alunos compreendam a importância do uso correto da pontuação e da concordância verbal e nominal, elementos fundamentais para a construção textual. Além disso, as leituras compartilhadas em sala visam facilitar uma troca construtiva de feedback que enriquece a aprendizagem e reforça os conceitos abordados.
O conteúdo programático da atividade foca na aplicação prática de regras gramaticais essenciais para a boa escrita. Ao elaborarem suas histórias, os alunos exercitam habilidades como a construção de narrativas coerentes e coesas, o uso apropriado de elementos de pontuação e a aplicação de regras de concordância. Ao discutir em grupo, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre as escolhas linguísticas que fazem, fortalecendo a compreensão de como essas escolhas impactam a clareza e a expressividade do texto. Ao final, a leitura e análise das histórias em sala promovem um entendimento mais profundo e contextualizado do uso da linguagem, preparando os alunos para melhor comunicação escrita e oral.
A metodologia é centrada em uma abordagem prática e colaborativa, onde o ensino-aprendizagem ocorre de forma participativa e dinâmica. Inicialmente, os alunos são organizados em grupos para promover o engajamento e a troca de ideias. O papel do professor é de mediador, orientando as discussões e esclarecendo dúvidas quanto ao uso correto da língua. As atividades práticas de escrita em grupo são desenhadas para que os alunos reflitam e apliquem normas gramaticais durante todo o processo criativo. Além disso, a etapa de leitura em sala não só incentiva a expressão oral, mas também propicia um momento de feedback e reflexão conjunta sobre o que foi produzido, facilitando o aprendizado ativo.
O cronograma tem 2 horas de duração, divididas em sessões de 60 minutos cada. Na primeira hora, os alunos se organizarão em grupos, receberão o tema proposto pelo professor e iniciarão a elaboração das histórias. Tempo esta reservado para discussão e aplicação das regras gramaticais estabelecidas. Na segunda hora, os grupos finalizam suas produções, relendo e revisando os textos em conjunto. A aula conclui com a leitura das histórias para a turma, seguida da análise e discussão orientada pelo professor, promovendo a troca de críticas construtivas e o reconhecimento dos aspectos positivos do trabalho de cada grupo.
A avaliação será contínua e formativa, considerando o processo e o produto final da atividade. Os critérios incluem a participação ativa durante as discussões e na elaboração das histórias, a aplicação correta das regras gramaticais discutidas (pontuação e concordância), e a criatividade e coerência das narrativas criadas. Exemplos de avaliação incluem: quantificar o uso correto dos pontos de exclamação, interrogação e enumeração no texto; analisar a capacidade dos alunos de discutir e justificar suas escolhas durante o processo de escrita em grupo; e avaliar a qualidade da interação e colaboração do grupo durante as atividades. Além disso, a leitura em sala e a reação dos colegas serão consideradas na avaliação do impacto e clareza da história.
Para a realização das atividades, os recursos utilizados serão simples e acessíveis, garantindo um ambiente propício para a criação e expressão dos alunos. Materiais básicos de escrita e algumas ferramentas visuais ajudarão a organizar ideias e desenvolver as histórias de maneira coesa, enquanto materiais de avaliação auxiliarão o educador na análise dos textos produzidos.
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