Liga dos Predicativos: Heróis da Gramática

Desenvolvida por: Helena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Funções Gramaticais

Nesta atividade, os alunos do 9º ano serão desafiados a explorar e aplicar conceitos gramaticais por meio da criação de histórias em quadrinhos. Trabalhando em equipes, eles vão desenvolver personagens baseados em funções gramaticais, como sujeito, verbo de ligação e predicativo. O objetivo é que cada equipe desenvolva narrativas onde esses heróis gramaticais enfrentam desafios e resolvem problemas. As histórias devem incorporar frases que exemplifiquem estruturas gramaticais específicas, promovendo o uso criativo e correto da linguagem. Este exercício oferece uma maneira inovadora de consolidar conhecimentos gramaticais, encorajando os alunos a identificarem e aplicarem esses conceitos em um formato visual e narrativo, que tanto reforça o entendimento quanto estimula a criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa a promover a compreensão e aplicação prática das funções gramaticais, desafiando os alunos a usarem suas habilidades linguísticas em contextos criativos. O objetivo é que os alunos desenvolvam uma compreensão mais rica das estruturas gramaticais, utilizando-as de forma coesa e coerente em suas histórias, e que consigam identificar claramente o papel de cada elemento na frase.

  • Compreender e aplicar funções gramaticais no contexto de histórias.
  • Estimular a criatividade por meio do uso consciente da linguagem.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe na produção textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (\"primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão\ etc.).
  • EF69LP19: Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.
  • EF09LP05: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

Conteúdo Programático

Durante a atividade, os alunos abordarão a identificação e aplicação de funções gramaticais básicas, enfatizando a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo. Através da criação de histórias, será possível observar como elementos gramaticais se articulam dentro de narrativas, possibilitando aos alunos consolidar esse conhecimento de forma prática e aplicada, enriquecendo seu repertório linguístico.

  • Reconhecimento das funções gramaticais: sujeito, verbo de ligação, predicativo.
  • Construção de narrativas coesas e coerentes.
  • Aplicação de estruturas gramaticais no contexto de histórias.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade privilegia o trabalho em equipe e a aprendizagem ativa. Através de discussões em grupo, brainstorm criativo e desenvolvimento colaborativo, os alunos serão encorajados a explorar e aplicar conceitos gramaticais em suas histórias, integrando diferentes aspectos do conhecimento de linguagem de forma inovadora e prática.

  • Trabalho em equipe para criação de personagens e histórias.
  • Utilização de brainstorming para desenvolvimento de ideias criativas.
  • Discussão e análise dos elementos gramaticais em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será organizado de modo a permitir que os alunos explorem todas as etapas do processo criativo e de análise gramatical de maneira estruturada. Em duas aulas de 50 minutos, os alunos terão a oportunidade de realizar atividades distintas que proporcionarão uma compreensão efetiva dos conceitos gramaticais envolvidos, culminando nas apresentações das histórias.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação das equipes. Discussão sobre funções gramaticais e brainstorm criativo.
  • Aula 2: Desenvolvimento das histórias em quadrinhos, com foco na incorporação dos conceitos gramaticais discutidos.

Avaliação

A avaliação será baseada na análise dos quadrinhos criados pelas equipes, em que serão considerados o uso correto dos conceitos gramaticais, a criatividade na representação das funções gramaticais como personagens, e a coerência e coesão das narrativas desenvolvidas. Os alunos também serão encorajados a apresentar suas histórias, momento em que serão avaliadas suas habilidades de comunicação e argumentação oral. Exemplos de critérios incluem: uso correto de sujeito, verbo de ligação e predicativo, integração criativa dos conceitos na história e apresentação clara e articulada da narrativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade englobam tanto materiais físicos quanto digitais, visando oferecer um ambiente acessível e estimulante para a criação dos quadrinhos. Mapas de conceitos, guias de gramática e ferramentas de edição digital auxiliarão os alunos na organização das ideias e na execução da atividade de maneira criativa e informada.

  • Materiais de papelaria: papel, lápis, borracha, canetas coloridas.
  • Mapas de conceitos e guias de gramática para consulta.
  • Computadores/tablets com software de edição de quadrinhos (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo