Desafio das Palavras Rimadas

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Criação de Rimas e Frases

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão divididos em duplas e receberão conjuntos de imagens e palavras. A tarefa consiste em criar rimas e frases utilizando as palavras relacionadas às imagens. Esta prática busca incentivar a troca de ideias entre as crianças e a exploração de variações linguísticas para a elaboração de rimas divertidas e inteligentes. Através desta atividade, pretende-se desenvolver a capacidade dos alunos de identificar padrões sonoros, engajar-se em atividades de escrita e leitura, e reforçar a análise linguística e a criatividade verbal.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade foi planejada com o objetivo de expandir as habilidades linguísticas das crianças, fortalecendo sua capacidade de identificar sons e estabelecer associações rítmicas. Crianças do 2º ano estão em uma fase crucial de familiarização com a estrutura da língua, e a prática de criar rimas estimula o processo de reconhecimento e segmentação de sílabas, bem como a consciência fonológica. A experiência colaborativa também contribui para o desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas das crianças.

  • Desenvolver a habilidade de identificar e utilizar padrões sonoros.
  • Estimular a criatividade verbal e a escrita de rimas.
  • Fomentar a colaboração e troca de ideias entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF02LP17: Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (\antes\
  • depois\
  • ontem\
  • hoje\
  • amanhã\
  • outro dia\
  • antigamente\
  • há muito tempo\ etc.), e o nível de informatividade necessário.

Conteúdo Programático

A proposta curricular para a atividade inclui a introdução e prática dos conceitos fundamentais relacionados à fonética e formação de palavras, focando em habilidades essenciais como a segmentação silábica e a escrita criativa. Através das rimas, espera-se que os alunos consigam captar a essência das estruturas sonoras e sua aplicação prática na comunicação.

  • Reconhecimento e segmentação de sílabas.
  • Identificação de padrões sonoros.
  • Criação de rimas e escrita criativa.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade privilegia a abordagem prática e colaborativa, na qual os alunos são incentivados a trabalhar em duplas para explorar diferentes possibilidades linguísticas. O uso de imagens e palavras como estímulos visuais e verbais facilita o processo de aprendizagem, tornando-o interativo e envolvente.

  • Trabalho em duplas.
  • Uso de imagens e palavras como estímulo.
  • Exploração de variações linguísticas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser executado em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Durante esse tempo, os alunos terão a oportunidade de vivenciar diferentes etapas do processo criativo, desde o reconhecimento de padrões sonoros até a elaboração final das rimas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação das duplas, distribuição das imagens e palavras, início da criação das rimas.
  • Aula 2: Continuação e conclusão das atividades, compartilhamento dos resultados entre as duplas, reflexão sobre o processo de criação.

Avaliação

Os alunos serão avaliados por meio de observação direta durante a atividade e por uma pequena apresentação das rimas criadas com suas duplas. Critérios a serem considerados incluem a capacidade de colaboração, criatividade nas rimas, e a correta aplicação dos padrões sonoros estudados. Exemplos de avaliação incluem verificar se os alunos conseguem identificar e elaborar rimas que seguem o padrão sonoro, se trabalham bem em equipe, e se conseguem articular suas ideias de forma clara e coerente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade foram cuidadosamente selecionados para garantir um ambiente de aprendizado rico e diversificado, incluindo materiais visuais e escritos que estimulam a criatividade e a interação verbal.

  • Conjuntos de imagens relacionadas a palavras.
  • Cartões com palavras individuais.
  • Quadro branco e marcadores para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo