A Batalha das Rimas e Ritmos

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ritmo e Poesia

A atividade 'A Batalha das Rimas e Ritmos' tem como objetivo engajar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma prática criativa e lúdica de composição poética. Os alunos serão desafiados a desenvolver versos que integrem metáforas e efeitos rítmicos e sonoros. Divididos em grupos, os estudantes selecionarão um tema de interesse comum e, com base nele, criarão uma pequena composição poética. Esta atividade promoverá a colaboração entre os alunos, além de estimular o desenvolvimento da expressão verbal e da criatividade. Ao final, cada grupo apresentará seu trabalho, destacando-se a análise das escolhas rítmicas e dos efeitos de sentido gerados. Essa apresentação não será apenas um momento de expressão artística, mas uma oportunidade para discussão e apreciação das diferentes interpretações de ritmo e som.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são organizados para desenvolver habilidades linguísticas e criativas através da prática poética. Com o foco na concepção de versos utilizando recursos rítmicos e sonoros, busca-se aprofundar a compreensão dos alunos sobre a musicalidade das palavras e a significância de metáforas para enriquecer a linguagem. A interação em grupos pretende reforçar a capacidade de cooperação e pensamento coletivo. Além disso, ao permitir que os alunos escolham temas de seu interesse, fomenta-se uma aprendizagem significativa, mais próxima de suas vivências e interesses.

  • Desenvolver habilidades de criação poética com foco em ritmo e som.
  • Utilizar metáforas para enriquecer a expressividade.
  • Trabalhar em grupo para criar e apresentar composições poéticas.
  • Promover a reflexão sobre as escolhas de efeitos rítmicos e de sentido.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
  • EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.
  • EF04LP04: Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará diversos elementos fundamentais para o desenvolvimento de habilidades poéticas e de interpretação de texto. Apostar na exploração dos sons das palavras para produzir significados diversos incentivará a percepção de nuances e musicalidade na língua portuguesa. O uso de metáforas como recurso expressivo facilitará a expansão do vocabulário e do entendimento literário. Com o acréscimo das normas ortográficas básicas, assegura-se que a escrita acompanhe o nível de complexidade exigido.

  • Exploração dos sons das palavras.
  • Criação de significados através de ritmo.
  • Uso de metáforas na poesia.
  • Revisão de normas ortográficas.

Metodologia

A metodologia proposta visa equilibrar a exploração individual e a colaboração em grupo, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e engajante. As práticas envolverão atividades de leitura compartilhada, brainstorming criativo e discussões guiadas sobre ritmo e som em poesia, proporcionando aos alunos uma oportunidade de aplicar conceitos teóricos em práticas lúdicas. A alternância entre momentos de trabalho individual e em equipe busca fomentar o respeito à diversidade de ideias e o reconhecimento do potencial coletivo.

  • Leitura compartilhada de poesias.
  • Brainstorming de ideias para temas.
  • Discussão em grupo sobre o uso do ritmo.
  • Criação de poemas em equipe.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é planejado para maximizar o tempo de aula, favorecendo tanto a assimilação de novos conteúdos quanto a aplicação prática. Com um total de 2 horas distribuídas em duas aulas, os alunos terão sessões bem organizadas que contemplam ensino, prática e apresentação. A estrutura modular permite ajustes conforme o progresso em sala, garantindo flexibilidade no processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução ao ritmo na poesia e início da criação dos versos.
  • Aula 2: Finalização dos poemas e apresentação dos grupos.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e formativa, monitorando a participação, o envolvimento e a compreensão dos conteúdos abordados. Durante as atividades de criação, o professor observará o uso efetivo de metáforas e recursos rítmicos, assim como a coesão do trabalho em grupo. O critério incluirá a originalidade e a qualidade expressiva dos versos. Exemplos de avaliação podem incluir a análise de como o ritmo escolhido afeta a interpretação do poema e a adequação das metáforas usadas ao tema proposto. Feedbacks individuais e coletivos serão realizados ao final das apresentações para estimular a reflexão e o aprimoramento pessoal.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponíveis apoiarão tanto a criação quanto a apresentação das composições poéticas. A sala de aula será um espaço dinâmico, equipado com materiais visuais e tecnológicos que facilitam diferentes formas de expressão. O uso de instrumentos musicais simples destacará o ritmo e o som, enquanto dispositivos digitais permitirão gravação e análise de performances.

  • Quadro e canetas coloridas para visualização das ideias.
  • Papel e lápis para anotações individuais e de grupo.
  • Instrumentos musicais básicos (como tambores).
  • Dispositivos de gravação para captura das apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo