Caça ao Erro Ortográfico

Desenvolvida por: Vaniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas tecnologias
Temática: Ortografia e Regras Fonema-Grafema

A atividade 'Caça ao Erro Ortográfico' é projetada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de melhorar as habilidades ortográficas através de uma abordagem prática e colaborativa na sala de aula. Antes da aula, os alunos assistirão a vídeos sobre ortografia em casa, introduzindo conceitos básicos e regras essenciais. Durante a aula, em grupos, receberão textos propositadamente recheados de erros ortográficos que deverão ser identificados e corrigidos. Unindo tecnologia e aprendizado prático, os alunos utilizarão tablets para realizar pesquisas rápidas e confirmar a ortografia correta. A criatividade e o trabalho em equipe serão recompensados, uma vez que a equipe que encontrar e corrigir mais erros de maneira correta receberá prêmios. Este método não só busca desenvolver a atenção à ortografia, mas também promover a habilidade de pesquisa e o trabalho em grupo, explorando o potencial das diferentes formas de mediação tecnológica para a apreensão do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem centram-se no aperfeiçoamento das habilidades ortográficas através da prática e investigação ativa. Esta atividade busca promover a consciência fonológica e a capacidade de aplicar regras de ortografia, essencial para a proficiência na leitura e escrita. Ao engajar os alunos em tarefas de correção ortográfica, espera-se fomentar a segurança no uso das palavras e melhorar sua capacidade crítica para identificar e resolver erros comuns de ortografia, especialmente em palavras de uso frequente.

  • Desenvolver habilidades para identificar e corrigir erros ortográficos.
  • Promover o uso correto das regras de correspondência fonema-grafema.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP01: Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focaliza o desenvolvimento das competências linguísticas relacionadas à ortografia, explorando tanto as regras regulares quanto as exceções na língua portuguesa. Ao expor os alunos a textos com erros propositais, a atividade busca encorajar a busca autônoma de conhecimento e a aplicação prática das regras estudadas.

  • Regras de correspondência fonema-grafema.
  • Ortografia de palavras de uso frequente.
  • Identificação e correção de erros ortográficos.

Metodologia

A metodologia da atividade integra a prática colaborativa e o uso de tecnologias educacionais. O modelo de sala de aula invertida associado a tecnologias digitais permite aos alunos exercerem uma aprendizagem ativa, na qual a instrução tradicional é substituída por investigação orientada e resolução de problemas, estimulando a curiosidade e o trabalho em equipe.

  • Sala de aula invertida com vídeo aula.
  • Trabalho em grupo para correção de textos.
  • Utilização de tablets para pesquisa e confirmação ortográfica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade é planejado para assegurar que os alunos tenham tempo suficiente para revisar as regras de ortografia previamente estudadas e colocá-las em prática durante uma sessão de resolução de problemas. A estrutura de tempo permite um fluxo de trabalho contínuo, com tempo adequado para discussão, investigação e correção ortográfica.

  • Introdução e revisão dos objetivos da atividade - 10 minutos
  • Atividade de correção em grupo - 30 minutos
  • Discussão em grupo e premiação - 10 minutos

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa e precisão das correções realizadas pelos alunos. Critérios incluem a capacidade de identificar erros, a correção adequada das palavras e o uso efetivo de recursos tecnológicos. Exemplos incluem contar o número de erros correctamente corrigidos e avaliar como cada grupo colaborou para encontrar soluções.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, os alunos serão equipados com materiais que lhes permitirão explorar e confirmar suas descobertas. Os recursos tecnológicos são essenciais para facilitar um acesso rápido à informação e garantir que as correções ortográficas sejam baseadas em fontes confiáveis.

  • Videoaulas sobre ortografia.
  • Textos impressos com erros ortográficos.
  • Tablets com acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo