Cordel dos Bichinhos Fantásticos

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Criação Literária com Cordel]

A atividade consiste em criar um cordel coletivo sobre animais fantásticos, incentivando a criatividade, a oralidade e a capacidade de trabalhar em grupo. Os alunos serão expostos ao estilo literário do cordel, uma forma de literatura popular que utiliza versos rimados e métricas específicas. Inicialmente, o professor apresentará o conceito de cordel e exemplos, facilitando a compreensão dos alunos sobre essa forma de expressão. Em seguida, os alunos, divididos em grupos, imaginarão animais fantásticos, listando características e habilidades dos mesmos, transformando tais características em estrofes rimadas, que comporão o cordel coletivo. Esta atividade não apenas explora a criatividade dos estudantes, como também aprimora a escrita, a leitura, a interpretação, e a oralidade, habilidades essenciais neste nível de ensino.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estabelecidos para esta atividade visam cultivar a imaginação e desenvolver competências em escrita criativa, além de promover o trabalho cooperativo entre os alunos. Eles terão a oportunidade de explorar o gênero do cordel, desenvolvendo uma consciência literária e estética desse formato, enquanto se engajam em processos de cocriação e partilha de ideias.

  • Desenvolver a criatividade e a expressão escrita.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Aprimorar a capacidade de apresentar ideias oralmente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Reconhecer a estrutura do cordel e outros formatos de literatura popular.
  • EF15LP04: Participar de situação de apresentação de textos de diferentes gêneros.
  • EF15LP05: Criar textos de maneira conjunta, respeitando características composicionais culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a apresentação de conceitos de literatura popular e especificamente do cordel, oferecendo aos alunos uma compreensão cultural e histórica do gênero. A criação dos cordéis pelos alunos reunirá elementos de escrita criativa, com foco em rimas e estrofes, ao mesmo tempo em que exige deles a integração de conhecimentos interdisciplinares, como biologia (criando as características dos animais fantásticos) e arte.

  • Conceito e histórico do cordel.
  • Estrutura e composição de estrofes rimadas.
  • Criação coletiva e apresentação oral.

Metodologia

A abordagem metodológica aplicada nessa atividade será centrada na aprendizagem colaborativa e no ensino prático. Os alunos serão incentivados a interagir uns com os outros durante a concepção dos animais fantásticos e a elaboração dos cordéis, permitindo que eles explorem diferentes ideias e perspectivas no processo. Além disso, a exploração do cordel como meio de expressão proporcionará uma aprendizagem significativa e relevante do ponto de vista cultural e social.

  • Apresentação e discussão sobre o cordel.
  • Trabalho em grupo para criação de versos.
  • Apresentação oral dos cordéis desenvolvidos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades de 10 horas será dividido de forma que os alunos possam absorver os conceitos oferecidos e aplicar esses conhecimentos através de práticas guiadas. Esse tempo permitirá que haja espaço suficiente para a exploração criativa e desenvolvimento das habilidades comunicativas em um ambiente estruturado.

  • Aula 1: Introdução ao cordel e exemplos.
  • Aula 2: Formação de grupos e brainstorm de ideias.
  • Aula 3: Desenvolvimento do animal fantástico.
  • Aula 4: Estruturação das estrofes.
  • Aula 5: Revisão e finalização das criações de cada grupo.
  • Aula 6: Preparação para apresentação.
  • Aula 7: Apresentações dos grupos (Parte 1).
  • Aula 8: Apresentações dos grupos (Parte 2).
  • Aula 9: Feedback e discussão geral.
  • Aula 10: Reflexão e avaliação do processo.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando o engajamento dos estudantes durante cada fase da atividade, a qualidade e criatividade do cordel produzido e a eficácia na apresentação. Critérios específicos irão incluir a originalidade das ideias, a precisão na estrutura do cordel, a colaboração dentro do grupo, bem como a clareza e expressividade na apresentação oral. Exemplo de avaliação poderia permitir pontuação diferenciada para cada critério, como 25% para criatividade, 25% para cooperação em grupo, e 50% para a produção e apresentação do cordel.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos para esta atividade abrangem ferramentas e elementos que estimulem a capacidade criativa dos alunos e facilitem a produção dos cordéis. Ao fornecer suportes visuais e textos de referência, os alunos terão um exemplo tangível do gênero e estilo aos quais estão sendo introduzidos, além de utilizar instrumentos que auxiliem na elaboração de suas criações únicas.

  • Exemplares de cordéis.
  • Materiais de escrita (papel, canetas).
  • Material de apresentação (projetor, computador).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo