A atividade consiste em criar um cordel coletivo sobre animais fantásticos, incentivando a criatividade, a oralidade e a capacidade de trabalhar em grupo. Os alunos serão expostos ao estilo literário do cordel, uma forma de literatura popular que utiliza versos rimados e métricas específicas. Inicialmente, o professor apresentará o conceito de cordel e exemplos, facilitando a compreensão dos alunos sobre essa forma de expressão. Em seguida, os alunos, divididos em grupos, imaginarão animais fantásticos, listando características e habilidades dos mesmos, transformando tais características em estrofes rimadas, que comporão o cordel coletivo. Esta atividade não apenas explora a criatividade dos estudantes, como também aprimora a escrita, a leitura, a interpretação, e a oralidade, habilidades essenciais neste nível de ensino.
Os objetivos de aprendizagem estabelecidos para esta atividade visam cultivar a imaginação e desenvolver competências em escrita criativa, além de promover o trabalho cooperativo entre os alunos. Eles terão a oportunidade de explorar o gênero do cordel, desenvolvendo uma consciência literária e estética desse formato, enquanto se engajam em processos de cocriação e partilha de ideias.
O conteúdo programático desta atividade engloba a apresentação de conceitos de literatura popular e especificamente do cordel, oferecendo aos alunos uma compreensão cultural e histórica do gênero. A criação dos cordéis pelos alunos reunirá elementos de escrita criativa, com foco em rimas e estrofes, ao mesmo tempo em que exige deles a integração de conhecimentos interdisciplinares, como biologia (criando as características dos animais fantásticos) e arte.
A abordagem metodológica aplicada nessa atividade será centrada na aprendizagem colaborativa e no ensino prático. Os alunos serão incentivados a interagir uns com os outros durante a concepção dos animais fantásticos e a elaboração dos cordéis, permitindo que eles explorem diferentes ideias e perspectivas no processo. Além disso, a exploração do cordel como meio de expressão proporcionará uma aprendizagem significativa e relevante do ponto de vista cultural e social.
O cronograma de atividades de 10 horas será dividido de forma que os alunos possam absorver os conceitos oferecidos e aplicar esses conhecimentos através de práticas guiadas. Esse tempo permitirá que haja espaço suficiente para a exploração criativa e desenvolvimento das habilidades comunicativas em um ambiente estruturado.
A avaliação será contínua e formativa, observando o engajamento dos estudantes durante cada fase da atividade, a qualidade e criatividade do cordel produzido e a eficácia na apresentação. Critérios específicos irão incluir a originalidade das ideias, a precisão na estrutura do cordel, a colaboração dentro do grupo, bem como a clareza e expressividade na apresentação oral. Exemplo de avaliação poderia permitir pontuação diferenciada para cada critério, como 25% para criatividade, 25% para cooperação em grupo, e 50% para a produção e apresentação do cordel.
Os materiais e recursos para esta atividade abrangem ferramentas e elementos que estimulem a capacidade criativa dos alunos e facilitem a produção dos cordéis. Ao fornecer suportes visuais e textos de referência, os alunos terão um exemplo tangível do gênero e estilo aos quais estão sendo introduzidos, além de utilizar instrumentos que auxiliem na elaboração de suas criações únicas.
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