Game on: Potenciação e Radiciação em uma Jornada de Projetos

Desenvolvida por: Mari S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Potenciação e Radiciação

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental desenvolverão um jogo de tabuleiro utilizando a aprendizagem baseada em projetos, focando nos conceitos de potenciação e radiciação. A proposta é que os grupos de estudantes criem desafios que explorem a relação entre esses conceitos, incluindo a representação de raízes como potências de expoentes fracionários. Os alunos trabalharão em pequenos grupos para desenvolver as regras, o design e as questões do jogo, estimulando a colaboração e o desenvolvimento da criatividade. Ao final do projeto, os alunos terão a oportunidade de jogar os jogos desenvolvidos por seus colegas, promovendo uma reflexão compartilhada sobre as estratégias utilizadas e as aprendizagens realizadas. Esta atividade incentiva a resolução criativa de problemas e aprofunda a compreensão dos conceitos através de uma abordagem prática e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são voltados para a compreensão profunda dos conceitos de potenciação e radiciação, estimulando os alunos a aplicarem esses conhecimentos de maneira prática no desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. Os estudantes são incentivados a investigar, de maneira autônoma e colaborativa, como esses conceitos matemáticos interagem e podem ser usados em contextos lúdicos. Ademais, a atividade busca desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade, resolução de problemas e pensamento crítico, essenciais para o entendimento matemático consistente.

  • Compreender e aplicar os conceitos de potenciação e radiciação.
  • Desenvolver um jogo de tabuleiro que integre esses conceitos.
  • Promover o trabalho em equipe, criatividade e resolução criativa de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08MA01: Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
  • EF08MA02: Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
  • EF08MA05: Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange os conceitos de potenciação e radiciação, incluindo o entendimento de potências de expoentes inteiros e fracionários. A atividade se concentra na exploração das relações entre esses conceitos, incentivando os alunos a aplicá-los de forma prática e divertida no contexto da criação de jogos. Assim, eles poderão perceber a matemática não apenas como um conjunto de regras a ser memorizado, mas como uma ferramenta útil para resolver problemas e para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

  • Potenciação com expoentes inteiros.
  • Radiciação como potência de expoentes fracionários.
  • Relacionamento entre potenciação e radiciação.

Metodologia

A metodologia de aprendizagem baseada em projetos é central para esta atividade, promovendo o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Ao criar um jogo de tabuleiro, os alunos são desafiados a explorar conceitos matemáticos por meio de atividades práticas e colaborativas. Esse modelo promove a interação entre os alunos e encoraja o desenvolvimento de habilidades além das matemáticas, como a comunicação e o trabalho em equipe. A abordagem lúdica estimula a motivação e o engajamento dos estudantes, facilitando uma compreensão mais profunda e aplicada dos conteúdos abordados.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho colaborativo em pequenos grupos.
  • Desenvolvimento de jogos como recurso pedagógico.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em uma única aula de 60 minutos, onde os alunos terão a oportunidade de, inicialmente, compreender os conceitos e planejamentos necessários para o início do desenvolvimento de seus jogos. Durante esta aula, os alunos serão guiados na estruturação das regras, design e questões do jogo, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e criativo.

  • Aula 1: introdução e desenvolvimento do jogo de tabuleiro (60 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos e quantitativos, visando não apenas o resultado final, mas também o processo de desenvolvimento do jogo de tabuleiro. Os alunos serão avaliados pela clareza e criatividade das regras, a aplicação correta dos conceitos de potenciação e radiciação, e pela capacidade de colaboração em equipe. A observação direta durante as atividades e a autoavaliação são fundamentais, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado. Exemplos de avaliação podem incluir uma análise das soluções criativas para os desafios matemáticos propostos no jogo e discussões reflexivas em grupo sobre estratégias de jogo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais necessários para a realização da atividade envolvem tanto ferramentas físicas como digitais. Durante a elaboração do jogo de tabuleiro, o uso de papel, canetas, cartões e fichas são essenciais para o desenvolvimento do design do jogo. Além disso, a utilização de recursos tecnológicos como softwares de design gráfico pode enriquecer a qualidade visual do projeto final. Este conjunto de materiais visa proporcionar aos alunos um ambiente que estimule a inovação e a experimentação durante o processo de aprendizagem.

  • Papel, canetas, cartões e fichas.
  • Softwares de design gráfico.
  • Materiais para prototipagem de jogos.

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