Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos literários

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' busca promover a leitura crítica e a interpretação de diferentes gêneros textuais através de uma dinâmica interativa. Os alunos do 4º ano serão divididos em grupos e seguirão uma sequência de pistas, sendo cada pista um trecho de texto que precisa ser lido e interpretado para encontrar a próxima. Esses trechos serão de gêneros literários variados, como contos, poesias e fábulas, possibilitando aos alunos explorar e discutir a função social dos textos, identificar suas ideias principais e o contexto em que são utilizados. O exercício culmina na descoberta de um 'tesouro' que simboliza o conhecimento adquirido durante a atividade.

Objetivos de Aprendizagem

A estrutura dessa caça ao tesouro tem como objetivo principal incentivar os alunos a desenvolverem competências de leitura e interpretação de forma prática e divertida. A atividade refina a habilidade de extrair a ideia central dos textos enquanto promove o entendimento das funções sociais que eles desempenham. Esse objetivo está alinhado aos propósitos de estimular a leitura autônoma e consciente, onde os alunos relacionam os textos com suas vivências cotidianas, enriquecendo seu repertório cultural e desenvolvendo habilidades de compreensão leitora, que são fundamentais nas diretrizes educacionais.

  • Desenvolver a leitura crítica e interpretação de textos literários.
  • Identificar a ideia central e as funções sociais dos textos.
  • Fomentar o interesse e o prazer pela leitura.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos abordados durante a atividade englobam o reconhecimento e análise de diferentes gêneros literários, compreendendo sua estrutura, propósito e função dentro da sociedade. A metodologia incentiva a leitura ativa e a reflexão sobre as mensagens veiculadas nos textos, além de cultivar o trabalho colaborativo e habilidades de escuta e diálogo. Essa exploração dentro do currículo visa facilitar o reconhecimento dos distintos elementos que constituem um texto literário e a percepção de como eles podem ser analisados em diferentes contextos.

  • Análise de gêneros textuais: contos, poesias e fábulas.
  • Identificação da função social dos textos.
  • Reconhecimento da estrutura literária e temática.
  • Discussão e interpretação colaborativa de textos.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é centrada na aprendizagem ativa e colaborativa. Ao longo da atividade, os alunos são estimulados a interagirem entre si, construindo conhecimento de forma compartilha através da resolução de problemas e debates. O trabalho em grupo possibilita que cada aluno contribua com suas interpretações e se envolva em situações práticas de leitura crítica, tornando o processo educacional dinâmico e engajador. Além disso, a atividade reforça a apreciação dos diversos gêneros literários, estimulando o interesse e o compromisso com a leitura.

  • Estímulo à leitura colaborativa e interpretação textual.
  • Uso de dinâmica de grupos para resolução de pistas.
  • Incentivo ao debate e troca de ideias sobre os textos.
  • Envolvimento prático e lúdico na caça ao tesouro.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está programada para ocorrer ao longo de duas aulas consecutivas de 60 minutos cada, oferecendo um tempo adequado para leitura, discussão e resolução de todas as pistas. Na primeira aula, os alunos terão uma introdução à atividade, formação dos grupos e início da leitura das primeiras pistas. A segunda aula será dedicada à conclusão da caça ao tesouro e a uma breve discussão de fechamento sobre as experiências e aprendizados adquiridos.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação de grupos e leitura das primeiras pistas.
  • Aula 2: Continuação da caça, resolução final e discussão dos aprendizados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base em múltiplos critérios de observação e participação durante a atividade. A compreensão dos textos será medida pela capacidade dos alunos de identificar e discutir as ideias principais de cada pista. O trabalho em grupo será avaliado pela cooperação e o envolvimento de cada aluno na dinâmica e resolução das pistas. Ao final da atividade, será promovida uma auto-reflexão onde cada aluno poderá compartilhar suas impressões sobre as dificuldades e o que foi aprendido, proporcionando uma visão mais completa do processo pedagógico. Exemplos de instrumentos podem incluir listas de verificação para medir o envolvimento e relatórios orais breves sobre o que cada grupo entendeu de cada texto.

Materiais e ferramentas:

Para que a atividade 'Caça ao Tesouro Literário' seja efetivamente realizada, são necessários alguns recursos específicos. Esses materiais não só viabilizam a logística da caça, mas também enriquecem a experiência de leitura com diferentes estímulos visuais e textuais. A escolha dos textos deve considerar a diversidade de gêneros e a adequação ao nível de compreensão dos alunos do 4º ano. A implementação de ambientes adequados dentro da escola ajuda a proporcionar uma experiência de imersão complementar ao aprendizado teórico.

  • Cópias dos trechos de textos selecionados.
  • Espaços demarcados na escola para cada pista.
  • Materiais para comunicação visual (placas, cartazes).
  • Fichas e cartões para orientar os grupos durante a atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo