Duelos de Opinião: Argumentando com Coerência

Desenvolvida por: Fabiol… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Debate e Argumentação Crítica

A atividade 'Duelos de Opinião: Argumentando com Coerência' é projetada para incentivar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem habilidades críticas e retóricas. A atividade envolve a divisão da turma em duplas, onde cada dupla recebe um tema controverso para pesquisar e construir argumentos e contra-argumentos. Na primeira aula, as duplas irão investigar e ensaiar suas apresentações, mantendo um foco no respeito aos turnos de fala. Na segunda aula, ocorrerá o duelo de argumentos, uma roda de debate onde as duplas terão a chance de apresentar seus pontos de vista frente aos outros alunos. A turma toda participa da avaliação, considerando a coerência, o respeito aos turnos e a qualidade dos argumentos. Esta atividade não só estimula o pensamento estruturado e eficaz como também promove o respeito às opiniões divergentes, essencial em ambientes democráticos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade são centrados no desenvolvimento de competências comunicativas e de pensamento crítico. Busca-se que os alunos aprimorem suas capacidades de construção e apresentação de argumentos coerentes e críticos, além de se posicionarem frente a tópicos controversos de maneira clara e respeitosa. Este exercício proporciona a prática de escuta atenta e o respeito no diálogo, ajudando os alunos a aprender a identificar e analisar diferentes pontos de vista durante debates.

  • Desenvolver argumentação coerente em temas controversos.
  • Aprimorar habilidades de comunicação em debates estruturados.
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de respeitar pontos de vista distintos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP15: Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Duelos de Opinião abrange aspectos fundamentais da comunicação e retórica. Engloba desde a habilidade de formular e estruturar argumentos, até a prática de debates com base em pesquisas e informações consistentes. Alunos são guiados para identificar o fato central em notícias e reportagens e a essência das discussões em entrevistas e debates, desenvolvendo, assim, habilidades essenciais para a análise crítica.

  • Formulação de argumentos e contra-argumentos.
  • Identificação de fatos centrais e suas circunstâncias em textos jornalísticos.
  • Participação em debates estruturados, respeitando turnos de fala.

Metodologia

A metodologia empregada busca a interação ativa dos alunos através da divisão em duplas e a prática de debates, que são precedidos por um período de pesquisa e preparação. Os alunos aprendem a responsabilizar-se pela organização de suas ideias e pela apresentação coerente das mesmas. A avaliação pelo grupo favorece o desenvolvimento do senso crítico e assegura que o respeito mútuo seja uma prática durante todo o processo.

  • Divisão da turma em duplas para pesquisa.
  • Ensaios das apresentações com foco no respeito aos turnos de fala.
  • Debates em roda, com avaliação participativa dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas distintas, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos focam em pesquisar e ensaiar suas técnicas de argumentação. A segunda aula é destinada ao debate em si, proporcionando a prática e o aperfeiçoamento das habilidades retóricas desenvolvidas na preparação.

  • Aula 1: Pesquisa e ensaio de argumentos e contra-argumentos.
  • Aula 2: Realização do duelo de debates e avaliação coletiva.

Avaliação

A avaliação será um exercício contínuo que ocorrerá ao longo da atividade, com foco em critérios específicos. Os alunos serão avaliados pela coerência e estrutura de seus argumentos, a capacidade de respeitar os turnos de fala e a qualidade das contribuições feitas durante o debate. Cada dupla será avaliada por seus colegas e o professor, usando uma ficha de avaliação com pontuação de 1 a 5 para cada critério. Exemplos de critérios incluem a clareza da apresentação, a relevância dos argumentos e a habilidade de responder às questões levantadas pelos colegas de classe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização desta atividade devem ser selecionados com o intuito de fornecer uma base abrangente para pesquisa e prática. Ferramentas que possibilitem o acesso à informação e que promovam a interatividade são essenciais. Além disso, a utilização de materiais tradicionais como papel e caneta possibilita a organização das ideias.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa.
  • Fichas de avaliação e roteiros de apresentação.
  • Material de apoio impresso (ex. jornais, revistas).

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