Esta atividade visa envolver os alunos em um projeto prático em que eles assumem o papel de jornalistas infantis. Utilizando a metodologia ativa de sala de aula invertida, os alunos deverão assistir vídeos de jornais infantis em casa para compreender o formato jornalístico. Durante a aula, eles irão compartilhar suas observações sobre o que aprenderam e, juntos, discutirão a estrutura e os elementos essenciais que compõem o jornalismo televisivo e radiofônico. Organizados em grupos, os alunos terão a tarefa de criar um roteiro de notícias. Em seguida, cada grupo gravará suas próprias reportagens em áudio ou vídeo, aprimorando suas habilidades de oralidade e de compreensão dos gêneros jornalísticos. Esta atividade não só incentiva a criatividade e a cooperação, mas também promove o desenvolvimento de competências comunicativas essenciais ao apresentar informações de forma clara e coesa.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento de competências comunicativas e de compreensão dos gêneros jornalísticos. Ao realizar esta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes formas de linguagem, enfatizando a importância da clareza e coesão ao transmitir informações. Além de expandirem seu vocabulário e habilidades de escuta, os alunos aprenderão a colaborar efetivamente em um ambiente de equipe, respeitando as ideias e contribuições dos colegas.
O conteúdo programático desta atividade abrange o conhecimento dos formatos de jornalismo voltados para o público infantil, estrutura de roteiro e a linguagem própria dos meios audiovisuaise radiofônicos. Os alunos explorarão não só elementos como manchetes, reportagens e entrevistas, mas também refletirão sobre a importância de transmitir informações precisas e relevantes para seu público alvo.
A metodologia empregada nesta atividade é embasada na aprendizagem ativa, particularmente através da sala de aula invertida e do trabalho em projetos. Ao assistir vídeos em casa, os alunos começam a atividade explorando individualmente o tema. Na sala de aula, promovemos discussões colaborativas, permitindo uma aprendizagem significativa por meio da troca de ideias, seguida pela aplicação prática do conhecimento em grupos.
O cronograma da atividade está dividido em duas etapas principais, totalizando uma carga horária de 1 hora, distribuída em 1.2 aulas. A primeira etapa focará na introdução e discussão do tema, enquanto a segunda se concentrará na produção prática.
A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final dos alunos, considerando sua participação ativa, cooperação e criatividade durante a atividade. Serão avaliados o planejamento e a organização do roteiro, a clareza e coerência na transmissão das informações, e a qualidade técnica das gravações. Por exemplo, os grupos que demonstrarem clareza na apresentação das notícias, utilizarem uma linguagem adequada e evidenciarem habilidades colaborativas serão altamente valorizados. O feedback será fornecido de forma contínua, com momentos dedicados a autoavaliação e reflexões sobre os desafios enfrentados e superados.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem ferramentas audiovisuais básicas e acesso a conteúdos jornalísticos infantis para que os alunos possam observar e aprender com exemplos reais. Esses recursos são fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem prática e interativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula