Repórteres Mirins em Ação!

Desenvolvida por: Taine … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de um Jornal Televisivo ou Radiofônico

Esta atividade visa envolver os alunos em um projeto prático em que eles assumem o papel de jornalistas infantis. Utilizando a metodologia ativa de sala de aula invertida, os alunos deverão assistir vídeos de jornais infantis em casa para compreender o formato jornalístico. Durante a aula, eles irão compartilhar suas observações sobre o que aprenderam e, juntos, discutirão a estrutura e os elementos essenciais que compõem o jornalismo televisivo e radiofônico. Organizados em grupos, os alunos terão a tarefa de criar um roteiro de notícias. Em seguida, cada grupo gravará suas próprias reportagens em áudio ou vídeo, aprimorando suas habilidades de oralidade e de compreensão dos gêneros jornalísticos. Esta atividade não só incentiva a criatividade e a cooperação, mas também promove o desenvolvimento de competências comunicativas essenciais ao apresentar informações de forma clara e coesa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento de competências comunicativas e de compreensão dos gêneros jornalísticos. Ao realizar esta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes formas de linguagem, enfatizando a importância da clareza e coesão ao transmitir informações. Além de expandirem seu vocabulário e habilidades de escuta, os alunos aprenderão a colaborar efetivamente em um ambiente de equipe, respeitando as ideias e contribuições dos colegas.

  • Compreender a estrutura e os elementos que compõem um jornal televisivo ou radiofônico.
  • Desenvolver habilidades de escrita e oralidade através da criação de roteiros e gravação de reportagens.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP12: Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo.
  • EF04LP17: Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o conhecimento dos formatos de jornalismo voltados para o público infantil, estrutura de roteiro e a linguagem própria dos meios audiovisuaise radiofônicos. Os alunos explorarão não só elementos como manchetes, reportagens e entrevistas, mas também refletirão sobre a importância de transmitir informações precisas e relevantes para seu público alvo.

  • Análise de programas jornalísticos infantis.
  • Criação e estruturação de roteiros de notícias.
  • Técnicas de gravação de áudio e vídeo.
  • Processo de edição básica de áudio e vídeo.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é embasada na aprendizagem ativa, particularmente através da sala de aula invertida e do trabalho em projetos. Ao assistir vídeos em casa, os alunos começam a atividade explorando individualmente o tema. Na sala de aula, promovemos discussões colaborativas, permitindo uma aprendizagem significativa por meio da troca de ideias, seguida pela aplicação prática do conhecimento em grupos.

  • Metodologia de sala de aula invertida.
  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Discussões em grupo e análise crítica de vídeos.
  • Criação colaborativa de roteiros e reportagens.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas etapas principais, totalizando uma carga horária de 1 hora, distribuída em 1.2 aulas. A primeira etapa focará na introdução e discussão do tema, enquanto a segunda se concentrará na produção prática.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo infantil, discussão dos vídeos assistidos e formação dos grupos para criação do roteiro.
  • Aula 2: Gravação e edição das reportagens em áudio ou vídeo.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final dos alunos, considerando sua participação ativa, cooperação e criatividade durante a atividade. Serão avaliados o planejamento e a organização do roteiro, a clareza e coerência na transmissão das informações, e a qualidade técnica das gravações. Por exemplo, os grupos que demonstrarem clareza na apresentação das notícias, utilizarem uma linguagem adequada e evidenciarem habilidades colaborativas serão altamente valorizados. O feedback será fornecido de forma contínua, com momentos dedicados a autoavaliação e reflexões sobre os desafios enfrentados e superados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem ferramentas audiovisuais básicas e acesso a conteúdos jornalísticos infantis para que os alunos possam observar e aprender com exemplos reais. Esses recursos são fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem prática e interativa.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Gravadores de áudio ou câmeras para gravação de vídeos.
  • Software básico de edição de vídeo e áudio.
  • Exemplos de programas de jornais infantis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo