A atividade 'Cartinha do Amigo Secreto' visa promover a escrita colaborativa e a expressão pessoal entre alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os estudantes participarão de um exercício de escrita onde irão planejar e redigir uma carta destinada a um colega, cujo destinatário será mantido em segredo. O processo inicia com uma discussão coletiva onde os alunos pensam no conteúdo que gostariam de incluir na carta, seja para contar algo ou fazer um pedido ao colega sorteado. Em seguida, eles escrevem um rascunho, que será revisado em conjunto com o professor e os colegas. Após a revisão e correção, os alunos preparam a versão final e enriquecem a carta com ilustrações, enfatizando a valorização do conteúdo e a personalização da comunicação. Esta atividade busca desenvolver habilidades de planejamento, revisão e edição de textos, além de fomentar a criatividade e o trabalho em equipe.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam, principalmente, desenvolver a habilidade de planejamento e produção de textos, considerando o contexto comunicativo e a necessidade de adaptação da linguagem e organização do texto em função do interlocutor e da finalidade. Além disso, incentiva a prática de revisão textual, onde os alunos aprendem a identificar erros e aprimorar seu próprio texto com base em sugestões de pares e professores. A atividade também busca fortalecer a capacidade de ilustração e edição do material produzido, tornando-o visualmente mais atrativo e significativo.
O conteúdo programático desta aula é focado em diferentes aspectos da produção textual, incluindo o planejamento, a revisão e a edição. A atividade aborda a importância de considerar o público-alvo e o propósito ao escrever, além de valorizar a linguagem e forma adequadas. Este conteúdo é pertinente ao desenvolvimento da escrita colaborativa, onde a troca de feedback e a capacidade de autocrítica são essenciais.
A metodologia adotada para 'Cartinha do Amigo Secreto' baseia-se em práticas colaborativas e interativas. Os alunos são incentivados a discutir e trocar ideias no planejamento do texto, trabalhando em equipe para revisar e enriquecer as suas produções. Além disso, a ilustração da carta final promove a integração de diferentes formas de expressão, aliando texto e arte. O uso de grupos e pares auxilia no desenvolvimento coletivo das habilidades propostas.
O cronograma da atividade é dividido em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, focaremos no planejamento e na escrita do rascunho da carta. Na segunda, realizaremos a revisão e edição do texto, seguidas da ilustração. Essa divisão permite que os alunos tenham tempo adequado para cada etapa do processo de produção textual.
A avaliação será realizada através da observação contínua e registros durante as etapas da atividade. Serão considerados critérios como participação nas discussões em grupo, capacidade de planejamento do texto, dedicação na revisão e correção dos erros em conjunto, e criatividade e esforço demonstrados na ilustração final da carta. Exemplos incluem: a capacidade do aluno de propor ideias pertinentes durante o planejamento; a habilidade em aceitar e incorporar feedbacks construtivos durante a revisão; e o empenho e criatividade ao ilustrar a carta, refletindo a personalização do texto. Além disso, a autoavaliação será encorajada, promovendo a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem.
Os recursos para esta atividade englobam materiais que incentivem tanto a escrita quanto a criatividade dos alunos. Os alunos terão acesso a papel, lápis, borracha e materiais de colorir, além de uso de cartolinas ou papéis especiais para as cartas finais. Esses recursos simples e acessíveis são essenciais para garantir que todos os alunos possam participar ativa e criativamente no processo de escrita e ilustração.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula