Hora do Conto Criativo

Desenvolvida por: Letici… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criatividade e Expressão

A atividade 'Hora do Conto Criativo' é destinada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e visa fomentar a criatividade, a expressão artística e o trabalho colaborativo entre as crianças. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar uma pequena peça teatral baseada em histórias conhecidas. Com a orientação do professor, os estudantes planejarão e (re)contarão suas histórias utilizando rimas e elementos visuais, compondo um pequeno poema ou música que será apresentado ao final. O propósito é desenvolver a habilidade de planejamento e produção de textos artísticos, além de estimular a interação social e a capacidade de expressão através da arte. O resultado esperado é uma apresentação artística na sala de aula, evidenciando o processo de aprendizado colaborativo e criativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam desenvolver a habilidade dos alunos em planejar e produzir contos adaptados de modo criativo e artístico. Encorajar a escrita e produção de poemas e músicas em grupo, proporcionando a exploração de diferentes formas de expressão literária, além de impulsionar o pensamento visual através da elaboração de elementos gráficos. Tais atividades estimulam o raciocínio criativo e a comunicação, fundamentais no ensino das linguagens.

  • Promover a criatividade através da adaptação de contos conhecidos.
  • Estimular a produção colaborativa de textos artísticos.
  • Desenvolver a expressão oral e escrita dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP18: Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui a exploração de histórias conhecidas, a análise de poemas e músicas simples, o desenvolvimento de rimas e elementos visuais, e a prática da expressão teatral. Este conteúdo integra disciplinas de literatura, música e artes visuais, promovendo uma abordagem interdisciplinar que amplia a compreensão e expressão artística dos alunos.

  • Análise e adaptação de histórias conhecidas.
  • Elaboração e desenvolvimento de poemas e músicas.
  • Criação e uso de elementos visuais simples.
  • Técnicas básicas de expressão teatral.

Metodologia

A metodologia aplicada será baseada em uma abordagem prática e colaborativa. A sala de aula será organizada em grupos onde os alunos terão a oportunidade de dividir tarefas na adaptação dos contos, composição de poemas e músicas, assim como na criação dos elementos visuais. A atuação do professor como mediador é crucial para facilitar o processo criativo e orientar cada etapa do desenvolvimento das peças teatrais.

  • Divisão dos alunos em grupos para atividades colaborativas.
  • Uso de técnicas de brainstorming para gerar ideias criativas.
  • Suporte contínuo do professor como mediador do processo criativo.
  • Apresentações práticas e ensaios em equipe.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será distribuído em três aulas de 60 minutos cada. Cada sessão será dedicada a diferentes etapas do projeto, proporcionando aos alunos o tempo necessário para planejamento, elaboração e ensaio. O cronograma está desenhado para que cada fase seja concluída com a devida atenção e permita reflexões sobre os aprendizados alcançados.

  • Aula 1: Introdução e divisão dos grupos; escolha das histórias e início da adaptação.
  • Aula 2: Desenvolvimento das rimas, poemas ou músicas; criação dos elementos visuais.
  • Aula 3: Ensaio das apresentações; ajustes finais e apresentações para a turma.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação, cooperação e evolução na atividade. Cada grupo será avaliado pela criatividade e coerência na adaptação da história, a qualidade das rimas e elementos visuais, assim como a clareza e expressividade durante a apresentação. Observações do professor ao longo do processo, juntamente com um feedback qualitativo, serão utilizados para compreender o desempenho colaborativo e individual de cada aluno. Exemplos de critérios incluem a originalidade na adaptação, o engajamento em equipe, e a habilidade de comunicar a narrativa de forma clara e envolvente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos pedagógicos serão compostos por materiais simples e acessíveis que incentivam a criatividade dos alunos. Será fornecido papel para desenho de cenários e figuras, canetas coloridas para o desenvolvimento de rimas e letras, e outros materiais que permitam uma rica produção visual e textual. A sala de aula será organizada de modo a facilitar o trabalho em grupo e o desenvolvimento das apresentações.

  • Papel e canetas coloridas para criação de textos e elementos visuais.
  • Livros de histórias conhecidas para referência.
  • Materiais para construção de pequenos cenários teatrais.
  • Espaço disponível na sala de aula para ensaios e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo