O Jogo das Sílabas Mágicas

Desenvolvida por: Cynthi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação e criação de palavras e frases

A atividade 'O Jogo das Sílabas Mágicas' consiste em um jogo interativo onde os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental deverão formar palavras utilizando sílabas canônicas. O objetivo principal é que os alunos, por meio de cartas de sílabas, planejem quais palavras formar para criar pequenas frases com um propósito comunicativo claro. O professor auxiliará na revisão dessas frases de forma coletiva, incentivando os estudantes a fazer acréscimos e cortes com intuito de aprimorá-las. Após a revisão, a turma colaborará na edição final e ilustração das frases mais criativas, compondo um painel para leitura coletiva. Esta atividade busca consolidar o aprendizado das regras básicas de formação de palavras e o entendimento de como construir enunciados simples e comunicativos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem estimular os alunos a compreenderem a formação de palavras a partir de sílabas fundamentais e desenvolverem habilidades de planejamento, revisão e edição de textos simples com propósito comunicativo. Os alunos serão capazes de identificar sílabas, organizá-las em palavras e, em seguida, formar frases coerentes que expressem um significado claro. Além disso, a atividade busca fomentar a colaboração entre os estudantes, promovendo o trabalho em grupo e a troca de ideias durante o processo de criação textual.

  • Compreender a formação de palavras a partir de sílabas canônicas.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e revisão textual.
  • Praticar a cooperação e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a identificação, reconhecimento e utilização de sílabas canônicas para a formação de palavras. Além disso, foca na habilidade de construção de frases simples e a elaboração de enunciados que atendam a um propósito de comunicação específico. A prática constante dessas habilidades linguísticas visa consolidar o conhecimento fonético dos alunos e suas capacidades de expressão escrita.

  • Identificação de sílabas canônicas.
  • Formação de palavras a partir de sílabas.
  • Construção de frases simples.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade envolve o aprendizado baseado em jogos, onde os alunos interagem de maneira lúdica com as cartas de sílabas para montar palavras e frases. Esta abordagem incentiva a participação ativa e lúdica dos estudantes, além de promover o trabalho em grupo. O professor atuará como facilitador, orientando os alunos nas etapas de planejamento, revisão e edição, sempre estimulando a colaboração e o respeito à produção dos colegas.

  • Aprendizado baseado em jogos.
  • Trabalho em grupo.
  • Revisão e edição colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para que a atividade possa ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos terão a oportunidade de explorar as cartas de sílabas e formar palavras, seguidas pela criação de frases. Na segunda aula, será feita a revisão das frases com o auxílio do professor, seguida da edição final e da ilustração das frases selecionadas para o painel coletivo.

  • Aula 1: Formação de palavras e frases.
  • Aula 2: Revisão, edição e criação do painel coletivo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, observando-se o envolvimento e progresso durante a atividade. Serão utilizados critérios como a precisão na formação de palavras, a clareza e criatividade das frases produzidas e a capacidade de colaboração em grupo. Exemplos de avaliação incluem observar se o aluno está ativamente engajado na atividade, se consegue identificar e utilizar as sílabas corretamente, e se participa das discussões e revisões coletivas. O professor deverá registrar observações sobre o desempenho, destacando as áreas em que cada aluno demonstrou maior habilidade ou encontrou dificuldades, promovendo feedbacks individuais e direcionados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são projetados para auxiliar o processo de aprendizado de forma efetiva e lúdica. As cartas de sílabas serão o principal material, incentivando a interação prática e o desenvolvimento das competências linguísticas. Além disso, a criação de um painel coletivo permitirá o uso de materiais de artes para ilustração, estimulando a criatividade e a expressão artística dos alunos.

  • Cartas de sílabas.
  • Material para ilustração (papel, lápis de cor, tinta).
  • Quadro para exibição do painel coletivo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo