Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Lucine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura e Decodificação de Palavras

A atividade Caça ao Tesouro das Palavras tem como objetivo principal incentivar o gosto pela leitura e avanço no processo de decodificação de palavras. Ela será realizada através de uma caça ao tesouro, em que palavras serão previamente escondidas pela sala de aula. Ao encontrar cada palavra, os alunos, juntos em grupos, terão o suporte do professor para discutir o significado e tentar lê-las. Esta dinâmica colaborativa e lúdica promove um ambiente investigativo que estimula o aprendizado ativo. A utilização do jogo como método pedagógico nesse ano fundamental desperta a curiosidade das crianças, tornando o processo de aquisição de novas palavras mais motivador. A interação entre os alunos durante a atividade reforça ainda mais a linguagem oral e escrita, ajudando no desenvolvimento de competências socioafetivas, como cooperação e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados no desenvolvimento da capacidade de leitura e decodificação de palavras. A proposta visa não apenas a habilidade técnica, mas também cultivar o interesse dos alunos por palavras novas e frequentes que irão encontrar no seu cotidiano. Com este trabalho colaborativo de leitura em grupo e a mediação do professor, busca-se que os alunos aprimorem suas capacidades de leitura de palavras novas, baseando-se em um processo investigativo que une o lúdico à concentração na atividade. Esta abordagem permite que crianças aprendam na prática a decodificar palavras, ao mesmo tempo em que promovem a memorização e agilidade de leitura.

  • Facilitar a leitura de palavras novas e frequentes.
  • Promover a colaboração e o espírito investigativo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade visa integrar conceitos fundamentais de leitura e escrita do 2º ano do Ensino Fundamental, focando-se na familiarização dos alunos com palavras e letras. Surge como uma oportunidade para expandir o vocabulário infantil em um contexto interativo e descontraído. As palavras utilizadas na atividade são estrategicamente escolhidas para cobrir variados tipos de dificuldades linguísticas, permitindo que os alunos reconheçam estruturas fonéticas e ortográficas. A ênfase está no reconhecimento, leitura, interpretação e formação de significados.

  • Reconhecimento de palavras novas.
  • Leitura e interpretação de palavras simples.
  • Estratégias de decodificação de palavras.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade baseia-se no jogo e na interação social, garantindo a participação ativa dos alunos em um processo de aprendizagem divertido e significativo. Trata-se de uma abordagem prática onde o professor atua como mediador, estimulando a busca por palavras e guiando o processo de compreensão por meio de discussão e leitura coletiva. Durante a atividade, a cooperação é incentivada entre os alunos, promovendo não apenas o aprendizado linguístico, mas também habilidades sociais essenciais. Esta abordagem assegura um ambiente inclusivo, onde todos os alunos têm a oportunidade de contribuir e aprender.

  • Atividade lúdica com foco na interação entre alunos.
  • Mediação e suporte contínuo do professor.
  • Discussão em grupo para incentivar a leitura coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estrategicamente distribuído em quatro aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos se familiarizem com a atividade e integrem os conceitos de leitura ao longo do processo. A sequência planejada estabelece uma progressão no nível de complexidade das palavras apresentadas, permitindo que os alunos desenvolvam gradualmente suas habilidades de decodificação. Esta estrutura permite um acompanhamento detalhado do avanço dos alunos, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de maneira efetiva.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação das regras.
  • Aula 2: Primeira rodada de caça ao tesouro e discussão das palavras encontradas.
  • Aula 3: Segunda rodada de caça com incremento de dificuldade nas palavras.
  • Aula 4: Conclusão e revisão das palavras vistas nas aulas anteriores.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será focada em dois aspectos principais: a habilidade de decodificar palavras novas e a participação nas discussões em grupo. O professor observará e anotará o desempenho individual, observando a habilidade dos alunos de reconhecer e ler palavras, o esforço de tentar quando confrontados com palavras desconhecidas e a capacidade de colaborar com os colegas. Exemplo de avaliação pode incluir a observação da melhoria na precisão da leitura de palavras específicas e a fluência ao longo das aulas. Além disso, o progresso das habilidades sociais dos alunos, como cooperação e comunicação, será considerado importante para uma avaliação abrangente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais impressos, que contêm as palavras a serem utilizadas na caça ao tesouro, além de fichas e cartazes para apoio visual. Esses materiais permitem que os alunos visualizem as palavras no contexto e apoiem o processo de decodificação e leitura. Ferramentas de apoio, como cartazes com dicas, poderão ser usadas para facilitar a compreensão e o trabalho colaborativo dos alunos. Materiais audiovisuais podem ser eventualmente utilizados para complementar e enriquecer a experiência de aprendizagem.

  • Cartões impressos com as palavras.
  • Cartazes e materiais visuais de apoio.
  • Espaço físico preparado para a atividade de caça ao tesouro.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo