Caça-palavras Coloridos

Desenvolvida por: Noélia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Diversidade Cultural e Racial]

[Nesta atividade, os alunos serão apresentados a um caça-palavras que inclui uma seleção de palavras relacionadas à diversidade cultural e racial, como 'afro', 'cultura', 'igualdade' e 'respeito'. Os alunos serão incentivados a usar lápis de cor para encontrar e destacar cada palavra. Após a atividade de caça-palavras, o professor conduzirá uma discussão em classe sobre o significado e a importância de cada palavra encontrada, com o objetivo de promover o respeito e a valorização das diferentes culturas. A atividade visa reforçar a habilidade de leitura da esquerda para a direita e de cima para baixo, conforme definido pela habilidade EF01LP01, enquanto envolvem-se em uma atividade interativa e significativa.]

Objetivos de Aprendizagem

[A principal meta desta atividade é desenvolver a capacidade de reconhecimento e compreensão da leitura de maneira lúdica e interativa. Através do uso de um caça-palavras, procuramos fortalecer a habilidade dos alunos em reconhecer a direção da leitura e aprimorar a habilidade de decodificação fonética. Ao conectar palavras relacionadas à diversidade cultural, esta atividade também visa instigar a curiosidade e aumentar o reconhecimento do valor da diversidade social e cultural.]

  • Melhorar a habilidade de reconhecer direções de leitura.
  • Desenvolver a compreensão do significado e contextos culturais das palavras.
  • Promover a valorização da diversidade racial e cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático desta atividade integra a leitura e discriminação visual com a ampliação do vocabulário e a compreensão de temas de relevância social. As palavras escolhidas servem de meio para discutir tópicos importantes de diversidade cultural, estabelecendo uma conexão entre a experiência pessoal dos alunos e o tema mais amplo da sociedade.]

  • Leitura e reconhecimento de palavras direcionais.
  • Exploração de vocabulário relacionado à cultura e diversidade.
  • Discussão sobre o valor social das palavras.

Metodologia

[A estratégia central desta atividade é a utilização de uma ferramenta didática visual - o caça-palavras - para promover a aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão incentivados a trabalhar juntos na busca de palavras, promovendo o desenvolvimento de competências sociais e comunicativas. A atividade também permitirá que os alunos se engajem em uma discussão significativa sobre a importância de valorizar culturas diferentes, em um formato que é acessível e engajante.]

  • Uso de atividades lúdicas (caça-palavras).
  • Discussão em grupo sobre diversidade cultural.
  • Uso de materiais artísticos (lápis de cor) para engajamento ativo.

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma permite uma abordagem gradual e progressiva, começando com a introdução dos conceitos fundamentais da atividade, progredindo para a prática de habilidades específicas de leitura e terminando com uma discussão de fechamento e reflexão. Esta estrutura assegura que os alunos possam absorver e aplicar o conhecimento de maneira eficaz ao longo de sete aulas.]

  • Aula 1: Introdução à atividade e apresentação do caça-palavras.
  • Aula 2: Início da exploração do caça-palavras com foco em palavras mais usuais.
  • Aula 3: Continuação da exploração do caça-palavras, desta vez com palavras menos frequentes.
  • Aula 4: Discussão sobre o significado das palavras encontradas.
  • Aula 5: Reflexão sobre a importância das palavras no contexto social.
  • Aula 6: Debate sobre como as palavras estão relacionadas à vida cotidiana dos alunos.
  • Aula 7: Consolidação dos aprendizados e atividade de fechamento.

Avaliação

[A avaliação será contínua e formativa, com observação do engajamento dos alunos durante a atividade. Os critérios a serem observados incluem a habilidade de localizar palavras no caça-palavras, a precisão na leitura das palavras encontradas e a participação na discussão em grupo. Exemplos de atividades de avaliação incluem solicitar que os alunos expliquem o significado de uma palavra encontrada e dar exemplos de como ela se aplica à sua vida. Um outro exemplo de avaliação prática seria a criação de uma pequena frase usando as palavras do caça-palavras para verificar a compreensão contextual.]

Materiais e ferramentas:

[Para a execução desta atividade, recursos visuais e materiais artísticos são chave para facilitar o aprendizado. A utilização de um caça-palavras pronto promove a interação prática e a aplicação do conhecimento adquirido. O uso de lápis de cor não só melhora o reconhecimento visual das palavras, mas também fornece uma dimensão tátil que pode ajudar na retenção de informações.]

  • Caça-palavras impresso.
  • Lápis de cor.
  • Quadro para facilitar discussões, se necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo