Ritmo das Rimas

Desenvolvida por: Enio D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e Expressão

A atividade 'Ritmo das Rimas' tem como objetivo principal desenvolver a compreensão de rima e ritmo através do recitar de parlendas, quadrinhas e trava-línguas. Os alunos são divididos em pequenos grupos, escolhendo uma peça para ensaiar e apresentar para a turma. Durante este processo, eles irão testar diferentes entonações e ritmos, promovendo assim a criatividade e a expressão oral. O professor mediará uma discussão após as apresentações, onde cada grupo apresentará suas escolhas e estratégias de entonação, incentivando a reflexão sobre como diferentes entonações podem mudar a percepção do texto. Esta atividade atenderá às habilidades de trabalhar em equipe, desenvolver a capacidade de adaptação do discurso e aprimorar a consciência fonológica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados em promover a expressão oral e a interação colaborativa entre os alunos. É fundamental que as crianças explorem o ritmo e a rima, desenvolvendo a capacidade de trabalhar em grupo e adaptar seus discursos às diferentes necessidades e contextos apresentados ao longo do exercício. Incentivar a reflexão e a discussão sobre diferentes formas de apresentação também visa promover a argumentação e a crítica construtiva.

  • Desenvolver a compreensão de rima e ritmo.
  • Estimular a expressão oral e criatividade.
  • Promover o trabalho colaborativo em grupo.
  • Refletir sobre a adaptação do discurso em diferentes contextos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP19: Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
  • EF12LP13: Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma introdução ao conceito de rimas e ritmo, explorando a estrutura de parlendas, quadrinhas e trava-línguas. Os alunos também são incentivados a compreender a importância da entonação e da expressão na comunicação oral.

  • Conceito de rima e ritmo.
  • Estrutura de parlendas, quadrinhas e trava-línguas.
  • Importância da entonação na comunicação oral.

Metodologia

A abordagem metodológica combina atividades práticas e colaborativas para envolver ativamente os alunos. Utilizando a oralidade como ferramenta principal, os alunos interagem em grupos para exercitar e refinar suas habilidades linguísticas. O ensino é orientado por meio de discussões em grupo e feedback contínuo do professor após as apresentações.

  • Trabalho em grupo para escolha e ensaio das peças.
  • Ensaios focados na prática de entonação e ritmo.
  • Discussão coletiva sobre variações de apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para otimizar o tempo de maneira eficaz. A atividade acontecerá em 1.5 aulas, totalizando 60 minutos, divididos entre introdução, prática em grupo, apresentações e discussão final.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão em grupos e escolha das peças (40 minutos).
  • Aula 2: Ensaios finais e apresentações de cada grupo seguidos de discussão e feedback (20 minutos).

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e através da observação das apresentações dos alunos. Critérios como criatividade, clareza de expressão, uso adequado do ritmo e da rima, além da capacidade de colaborar em grupo, serão utilizados para avaliar o desempenho dos alunos. Exemplos de excelência incluem apresentações que demonstram uso inovador da linguagem oral, enquanto apoio será dado àqueles que encontrarem dificuldades em expressar suas ideias claramente. Feedback verbal será fornecido após cada apresentação, incentivando melhorias e reconhecendo pontos fortes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a condução desta atividade incluem materiais que facilitem a expressão oral e o trabalho colaborativo. Esses recursos promovem a organização e a visualização das parlendas e trava-línguas por parte dos grupos.

  • Textos exemplares de parlendas, quadrinhas e trava-línguas.
  • Materiais de papelaria para anotações e ensaios.
  • Quadro ou flipchart para apresentações e discussão coletiva.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo