A atividade 'Jogo da Memória das Emoções' tem como objetivo principal promover o reconhecimento e a associação entre expressões faciais e emoções descritas por palavras. As crianças, ao participarem do jogo, são expostas a uma variedade de emoções, ampliando seu vocabulário afetivo e capacidade de interpretação gráfica. Durante o jogo, cartas com ilustrações de expressões faciais e palavras correspondentes de emoções são usadas como ferramentas para desenvolver a conexão entre imagem e texto. Antes de iniciar o jogo, é realizado um debate contextualizador sobre as emoções, que prepara os alunos para o engajamento na atividade prática. A atividade não só estimula habilidades cognitivas, como também promove o desenvolvimento social e emocional, levando os alunos a refletirem sobre como emoções são expressas e percebidas em diferentes contextos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são cuidadosamente estruturados para abordar o desenvolvimento da capacidade de reconhecimento e associação entre expressões emocionais e suas representações gráficas e textuais. Além de estimular o aumento do vocabulário emocional dos alunos, o jogo promove habilidades essenciais de alfabetização ao integrar elementos visuais e textuais, permitindo que os alunos reconheçam e interpretem como diferentes emoções são expressadas por meio de imagens e palavras.
O conteúdo programático desta atividade está centrado em desenvolver a compreensão gráfica e expressiva de emoções, integrando o reconhecimento visual de expressões faciais com a correspondente denominação textual de emoções. Esta abordagem integrada facilita a aprendizagem dos alunos, pois eles são encorajados a fazer conexões diretas entre elementos visuais e textuais. O vocabulário emocional e a interpretação de símbolos gráficos constituem o núcleo do conteúdo a ser explorado, promovendo tanto o desenvolvimento individual quanto o aprendizado colaborativo.
A metodologia aplicada nesta atividade envolve uma abordagem prática e dinâmica, onde o aprendizado é construído a partir da interação direta com as cartas do Jogo da Memória. O debate inicial fornece um contexto teórico que fortalece a compreensão da atividade prática subsequente. Além disso, o formato de jogo competitivo, mas colaborativo, incentiva não apenas o engajamento dos alunos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
O cronograma de 5 horas, distribuído em cinco aulas de 60 minutos cada, assegura uma abordagem abrangente e bem estruturada da atividade. Esse cronograma dá espaço para introduzir a atividade, realizar o jogo e discutir os aprendizados. Cada aula é cuidadosamente planejada para cada aspecto do plano de aula, desde o debate inicial até a reflexão final, garantindo uma cobertura completa do conteúdo programático.
A avaliação dos alunos será baseada em uma combinação de observação contínua e um breve questionário ao final das atividades. Durante o jogo, os alunos serão avaliados pela sua habilidade de formar pares corretamente, pela participação e envolvimento no debate e na discussão posterior. O questionário final terá perguntas sobre o que aprenderam, como associaram palavras às imagens e a importância das emoções no dia a dia. Exemplos de critérios incluem a capacidade de identificar corretamente as emoções apenas pelas ilustrações e a habilidade de discutir de forma coerente sobre suas experiências emocionais durante a atividade.
Os recursos para essa atividade foram selecionados para maximizar a interação prática dos alunos com o material didático, incorporando tanto aspectos visuais quanto textuais. A utilização de cartas ilustradas específicas facilita a realização da atividade e, juntamente com outros materiais, como quadros brancos para a discussão em grupo, oferecem suporte importante para o envolvimento dos alunos e a realização dos objetivos de aprendizagem.
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