Minha Primeira História

Desenvolvida por: Cintia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de uma História Coletiva

Nesta atividade intitulada 'Minha Primeira História', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a colaborar criativamente para a construção de uma narrativa coletiva. Cada aluno contribuirá com uma parte da história, que será desenvolvida coletivamente utilizando a metodologia da Roda de Debate. Essa atividade foi planejada para estimular a criatividade, expressão oral e escrita, bem como a capacidade de trabalhar em grupo, acolhendo diferentes perspectivas e integrando imaginação e arte. No final da atividade, cada aluno irá ilustrar sua interpretação da história, promovendo integração, acolhimento e reforçando o aspecto visual e criativo do aprendizado. A escolha do método da Roda de Debate visa proporcionar um espaço seguro para o diálogo, estimular o pensamento crítico e criativo, além de aprimorar as habilidades de comunicação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de se expressarem oralmente e por escrito de maneira clara e coesa, em contextos individuais e grupais. A atividade visa estimular a capacidade de colaborar em projetos coletivos, incentivar a criatividade no desenvolvimento de narrativas e promover a apreciação das diferentes formas de expressão, como a escrita e a ilustração.

  • Desenvolver habilidades de escrita e narrativa.
  • Estimular a capacidade de colaboração em grupo.
  • Fomentar a expressão criativa e visual através da ilustração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP06: Planejar a produção de textos orais e escritos, de diferentes gêneros, tendo em mente o seu público, os objetivos da produção e o suporte e/ou gênero textual solicitado.
  • EF03LP12: Identificar as partes de uma história: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.
  • EF03LP10: Produzir textos, adequando-os às condições de produção: assunto, destinatário e meio de circulação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abordará elementos narrativos e práticas de escrita, proporcionando aos alunos a oportunidade de experimentar a construção de histórias de forma colaborativa. A atividade também incluirá ilustrar narrativas, introduzindo elementos de arte e design. A integração entre escrita e ilustração permitirá que os alunos desenvolvam uma compreensão mais rica e multifacetada das narrativas.

  • Elementos de uma narrativa: início, meio e fim.
  • Construção de personagens e setting.
  • Ilustração como apoio à narrativa escrita.

Metodologia

A metodologia da Roda de Debate propicia um ambiente colaborativo e seguro, onde cada aluno tem a oportunidade de expressar suas ideias e ouvir as dos colegas, contribuindo coletivamente para uma narrativa conjunta. O uso da Roda de Debate fomenta habilidades sociais, empatia e respeito. Após a construção da narrativa, a ilustração individual permite que cada aluno expresse sua interpretação única da história, promovendo a criatividade individual.

  • Utilização da Roda de Debate para construção colaborativa.
  • Ilustração individual das partes da história.
  • Discussão em grupo sobre as ilustrações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está previsto para ser realizado em 5 horas, distribuídas em 7,5 aulas de 40 minutos cada. Cada etapa será cuidadosamente planejada para garantir a condução bem-sucedida da atividade sem sobrecarregar os alunos. O tempo será dividido entre a construção da narrativa, a ilustração e a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução à atividade e conceito de narrativa.
  • Aula 2 e 3: Início e desenvolvimento da história.
  • Aula 4: Conclusão da narrativa.
  • Aula 5: Ilustração da história.
  • Aula 6: Preparação para apresentação.
  • Aula 7: Apresentação das histórias e ilustrações.
  • Aula 7.5: Reflexão final e feedback.

Avaliação

A avaliação será realizada através de observação contínua e análise do envolvimento dos alunos nas atividades de grupo, participação nas rodas de debate e contribuição para a narrativa coletiva. Serão considerados tanto o aspecto colaborativo quanto a originalidade e criatividade das contribuições individuais. Exemplos de avaliação incluem a análise da coerência das contribuições dos alunos para a história e a interpretação visual apresentada nas ilustrações. Além disso, serão aplicados critérios como respeito às ideias dos colegas, participação ativa e desenvolvimento do próprio enredo. Feedbacks individualizados serão fornecidos para apoiar o crescimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade terão um papel fundamental em facilitar a expressão criativa e a colaboração entre os alunos. O uso de material de escrita e ilustração permitirá que os alunos externalizem suas ideias de maneira visual e escrita, enquanto o espaço adequado para a Roda de Debate propicia um ambiente propício à aprendizagem coletiva.

  • Material de escrita: cadernos, canetas e lápis.
  • Material de arte: folhas de desenho, lápis de cor, canetinhas.
  • Espaço para Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo