Narrativas e Enredos: O Jogo da Coesão

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Texto narrativo ficcional

Nesta atividade, os alunos participarão de uma roda de debate focada na análise das diferentes formas de composição em textos narrativos ficcionais. A turma será dividida em grupos, cada um responsável por apresentar os recursos coesivos, escolha lexical e tempos verbais de uma narrativa específica. Em seguida, os grupos debaterão suas conclusões, destacando a articulação entre cenário, personagens e o enredo, avaliando os efeitos de sentidos do foco narrativo utilizado. A proposta visa estimular a compreensão dos elementos que compõem a narrativa, bem como promover uma prática crítica e colaborativa entre os alunos. Através da divisão em grupos, a atividade permite que cada aluno desenvolva a capacidade de observação e análise de textos, exercitando as habilidades de coesão textual e a escolha estilística de gêneros textuais. As discussões em grupo também fomentam a argumentação e a defesa de pontos de vista, sempre respeitando a diversidade de opiniões e relatos. Esta dinâmica coletiva é essencial para a consolidação do conhecimento e para a formação de cidadãos críticos e participativos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem a análise e compreensão das características estruturais de textos narrativos ficcionais, capacitando os alunos a identificar e discutir os componentes de coesão textual, escolha lexical e tempos verbais, e relacionar esses aspectos ao enredo e foco narrativo. A atividade visa promover a capacidade de análise crítica e incentivar atitudes respeitosas e éticas durante o debate e compartilhamento de ideias.

  • Analisar formas de composição de textos narrativos ficcionais.
  • Identificar e discutir recursos de coesão, escolha lexical e tempos verbais.
  • Relacionar componentes textuais com enredo e foco narrativo.
  • Estimular a análise crítica e ética em debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP47: Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
  • EF89LP03: Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
  • EF89LP07: Analisar, em notícias, reportagens e peças publicitárias em várias mídias, os efeitos de sentido devidos ao tratamento e à composição dos elementos nas imagens em movimento, à performance, à montagem feita (ritmo, duração e sincronização entre as linguagens – complementaridades, interferências etc.) e ao ritmo, melodia, instrumentos e sampleamentos das músicas e efeitos sonoros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a exploração dos elementos que compõem a narrativa ficcional, incluindo a identificação e análise de recursos coesivos, escolhas lexicais e uso de tempos verbais. Também aborda a capacidade de articular cenário, personagens e enredo, destacando os efeitos de sentidos do foco narrativo. O envolvimento crítico e argumentativo durante o debate é parte integrante do conteúdo programático.

  • Elementos de coesão textual.
  • Escolhas lexicais em narrativas.
  • Uso e impacto de tempos verbais.
  • Articulação de cenário, personagens e enredo.
  • Efeitos de sentido do foco narrativo.
  • Participação crítica em debates.

Metodologia

A atividade será conduzida por meio da metodologia de aprendizagem colaborativa e baseada em projetos, promovendo o trabalho em equipe e a troca de ideias. A divisão da turma em grupos visa aprofundar o conhecimento teórico mediante a prática, analisando e apresentando diferentes narrativas. O debate final servirá como uma plataforma para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, incentivando a argumentação e o respeito mútuo.

  • Aprendizagem colaborativa.
  • Trabalhos em equipe.
  • Análise de textos narrativos.
  • Debates compartilhados.
  • Troca de ideias e argumentos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser realizado em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução teórica ao conteúdo e formação dos grupos, seguida pelo trabalho prático de análise de textos. Na segunda aula, os alunos apresentarão os resultados de suas análises e participarão do debate reflexivo.

  • Aula 1: Introdução teórica e formação dos grupos, seguida de análise de textos.
  • Aula 2: Apresentação das análises pelos grupos e realização do debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa e quantitativa, utilizando critérios como participação, envolvimento no trabalho em grupo, clareza e coesão das apresentações, e pertinência das contribuições durante o debate. A análise realizada por cada grupo deverá evidenciar a compreensão dos elementos textuais estudados. Exemplos de avaliação incluem observar como o grupo articula a escolha lexical com o desenvolvimento do enredo, ou como identificam e discutem a função do foco narrativo na construção do sentido da narrativa. Notas podem variar de acordo com o desempenho em cada critério, e feedbacks serão fornecidos para promover o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem textos narrativos ficcionais selecionados para análise, ferramentas digitais para apresentação (como slides ou editores de texto online), além de acesso à biblioteca escolar ou recursos digitais para consulta complementar. Esses recursos são fundamentais para facilitar a pesquisa e apresentação das análises pelos grupos.

  • Textos narrativos ficcionais.
  • Ferramentas digitais para criação de apresentações.
  • Acesso à biblioteca escolar.
  • Recursos digitais para consultas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo