Debate de Cartuns: Detectives do Humor

Desenvolvida por: Angeli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Crítica e Humor

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para investigar e debater sobre diferentes cartuns e charges. Cada grupo escolherá uma imagem e fará uma análise detalhada dos elementos de crítica, ironia ou humor presentes, considerando aspectos como gestualidade, expressão facial e entonação. Na segunda parte da atividade, será realizada uma roda de debate onde os grupos apresentarão suas conclusões, o que permitirá que todos os estudantes contribuam com insights adicionais, valorizando a escuta ativa e a argumentação. Essa dinâmica visa desenvolver habilidades de análise crítica, interpretação de imagens e engajamento em discussões relevantes, promovendo, assim, uma compreensão mais profunda dos gêneros textuais abordados.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para essa atividade focam na habilidade dos alunos de interpretar e analisar a linguagem visual presente em cartuns e charges, discutir temas relevantes de forma crítica e argumentativa, e articular suas ideias com clareza. Os estudantes serão desafiados a compreender a ironia e o humor em um contexto cultural e social, demonstrando capacidade de realizar análises profundas e de comunicar conclusões com base em evidências.

  • Interpretar elementos de crítica, ironia e humor em cartuns e charges.
  • Desenvolver capacidade de argumentação e discussão em grupo.
  • Aprimorar habilidades de leitura crítica e análise de imagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP13: Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
  • EF69LP19: Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e a expressão facial, as hesitações etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na análise crítica e interpretação de cartuns e charges, permitindo que os estudantes pratiquem habilidades essenciais de leitura e comunicação. Ao examinar a utilização de recursos expressivos como gestualidade, entonação e expressão facial, os alunos poderão compreender melhor os nuances do humor e da ironia na comunicação visual, conectando esses conhecimentos a contextos contemporâneos e sociais.

  • Análise de cartuns e charges.
  • Elementos do humor: crítica, ironia e expressividade.
  • Comunicação e discussão em grupo.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade envolverá ensino colaborativo por meio de trabalho em grupo e rodas de debate. Os alunos serão incentivados a explorar imagens de forma investigativa, discutindo suas interpretações em conjunto e apresentando suas análises à classe. Esse método visa fortalecer a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de uma argumentação consistente através da prática contínua de habilidades discursivas e de escuta.

  • Formação de grupos para trabalho colaborativo.
  • Análise crítica de imagens.
  • Debates em roda de discussão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será distribuído em 4,5 aulas de 40 minutos, totalizando 3 horas. Na primeira aula, serão introduzidos os conceitos e objetivos da atividade. Nas aulas seguintes, os grupos trabalharão na análise de cartuns e charges. Por fim, será realizada a roda de debates para apresentação das análises e discussão coletiva.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de cartuns e charges.
  • Aula 2: Análise colaborativa em grupos – Parte 1.
  • Aula 3: Análise colaborativa em grupos – Parte 2.
  • Aula 4: Preparação para apresentação.
  • Aula 5: Roda de debates e conclusão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será composta por observação contínua durante a atividade de análise em grupo, onde será verificada a participação e contribuição de cada aluno. Além disso, na roda de debates, serão avaliadas a clareza, coerência, e fundamentação das argumentações apresentadas por cada grupo. Exemplos de critérios incluem a capacidade de identificar elementos satíricos nos cartuns, a habilidade de justificar suas interpretações com base em evidências observadas e a disposição para ouvir e responder às contribuições dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais visuais impressos de cartuns e charges, além de recursos audiovisuais para apresentação e debates. Esses materiais são essenciais para permitir que os alunos examinem as imagens em detalhe e compartilhem suas análises de maneira visualmente eficaz.

  • Cartuns e charges impressos.
  • Projetor para apresentações.
  • Quadro branco para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo