Quiz Musical: Compreendendo 'Dias Melhores' do Jota Quest

Desenvolvida por: Katian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Interpretação e Reflexão através da Música

A atividade 'Quiz Musical: Compreendendo 'Dias Melhores' do Jota Quest' traz uma abordagem inovadora ao estimular o interesse dos alunos pela música, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos. Durante essa atividade, os alunos da turma do 7º ano do Ensino Fundamental formarão equipes para participarem de um quiz interativo. Primeiramente, eles irão ouvir a música ‘Dias Melhores’ do Jota Quest, que possui uma letra rica em sentimento e reflexão sobre o futuro. Após a audição, o quiz abordará tanto a compreensão do texto musical quanto a interpretação dos sentimentos transmitidos pela canção. Além disso, incentivará os alunos a relacionarem essas emoções e desejos expressos com seus próprios anseios para o futuro. O propósito é, portanto, não só desenvolver a competência textual dos alunos e o seu senso crítico, como também fomentar a expressão emocional e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem visam não só o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de texto, mas também a promoção de uma maior sensibilidade emocional e reflexão sobre o próprio futuro dos alunos. Os alunos serão desafiados a interpretar a letra da canção a nível tanto semântico quanto emocional, permitir-se sentir e expressar suas próprias emoções e anseios, e correlacionar suas aspirações pessoais com o conteúdo da música.

  • Desenvolver a compreensão textual e semântica através da análise de letras musicais.
  • Incentivar a expressão e reconhecimento de sentimentos pessoais gerados pela música.
  • Promover habilidades de trabalho colaborativo e comunicação através da participação em equipes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP04: Participar de práticas de leitura de textos diversos.
  • EF67LP05: Identificar os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes recursos linguísticos.
  • EF69LP09: Estabelecer conexões entre textos (escritos, visuais, sonoros, multissemióticos), conforme convenções e contextos.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático propõe a utilização da música como ferramenta pedagógica para reforçar competências linguísticas e emocionais dos alunos. Através da letra da música, busca-se facilitar a compreensão dos alunos sobre o significado das palavras e suas várias expressões emocionais, além de ajudá-los a identificar e interpretar os sentimentos que a música evoca.

  • Análise e interpretação de letras de música.
  • Identificação de sentimentos e emoções na linguagem musical.
  • Trabalho em equipe para resolução de problemas.

Metodologia

A aplicação da Aprendizagem Baseada em Jogos nesta atividade utiliza a interação, colaboração e competição saudável para estimular o engajamento dos alunos. Como a música é uma forma universal de comunicação, ela servirá como um elo de ligação para facilitar a discussão e a análise crítica e reflexiva entre os alunos, enquanto o formato de quiz os desafiá a lembrar e aplicar o conhecimento de forma prática.

  • Audição da música ‘Dias Melhores’ do Jota Quest.
  • Discussão coletiva sobre a interpretação da letra.
  • Quiz competitivo em equipes sobre o conteúdo e a temática da música.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade foi cuidadosamente planejado para acomodar todas as etapas dentro do tempo disponível, maximizando a eficiência e o engajamento dos alunos. O primeiro encontro focará na apresentação e audição da música juntamente com uma discussão orientada, enquanto o segundo será dedicado ao quiz e posteriormente a reflexão sobre o que foi aprendido.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, audição da música e discussão em grupo (60 minutos).
  • Aula 2: Realização do quiz em equipes e fechamento com reflexão sobre o aprendizado (60 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será conduzida através de observação direta das respostas participantes durante o quiz e suas contribuições nas discussões em grupo. Os critérios para avaliação incluirão o nível de compreensão demonstrado das letras e temática da música, a capacidade de articular sentimentos e ideias pessoais em relação à canção, e a habilidade de trabalhar de forma eficaz em equipe. Exemplos de avaliação incluem a participação ativa e relevante durante o quiz e a qualidade das contribuições no diálogo posterior sobre a reflexão emocional e crítica.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos planejados para a atividade são fundamentais para assegurar que os alunos tenham uma experiência imersiva e enriquecedora. A música 'Dias Melhores' servirá como base para a atividade, enquanto o equipamento audiovisual garantirá que todos os alunos possam acessar e se envolver plenamente com o conteúdo proposto.

  • Equipamento de áudio para reprodução da música.
  • Cópias impressas da letra da música para cada grupo.
  • Material de apoio para o quiz, como folhas de resposta e canetas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo