A Caixinha dos Sons

Desenvolvida por: Elessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem Oral e Escrita
Temática: Interação e Expressão Sonora

A atividade 'A Caixinha dos Sons' tem como propósito fundamental promover a interação entre os alunos por meio da exploração de sons. Os estudantes, posicionados em círculo, passam uns aos outros uma pequena caixa. Cada aluno, ao receber a caixa, deve reproduzir um som que aprecia ou que lhe seja familiar, explicando ao grupo sua escolha. Esta prática incentiva a clareza na expressão do som e oferece aos alunos a oportunidade de formular perguntas, promovendo o respeito na troca de informações. Além disso, estimula o desenvolvimento de habilidades auditivas e de comunicação, essenciais na formação inicial dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Durante esta atividade, espera-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de escuta e de fala, ao mesmo tempo que aprendem a respeitar e valorizar a diversidade de opiniões e experiências dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no aprimoramento das habilidades de comunicação oral e escuta ativa dos alunos. Ao expressarem-se e reproduzirem sons, os alunos desenvolvem a confiança para se comunicar em público e melhorar sua clareza verbal. A prática também promove a habilidade de escuta, uma vez que os estudantes devem prestar atenção aos sons e explicações dos colegas, formulando perguntas pertinentes, enriquecendo suas experiências. Esta dinâmica favorece um ambiente de diálogo e interação respeitosa, que são essenciais para o desenvolvimento social e cognitivo nesta fase escolar.

  • Desenvolver a habilidade de expressar-se oralmente com clareza e confiança.
  • Estimular a escuta ativa e o interesse em compreender o ponto de vista dos colegas.
  • Incentivar a interação respeitosa e a troca de experiências entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade integra elementos fundamentais do desenvolvimento comunicativo dos alunos, destacando-se pela abordagem prática e interativa. Esta abordagem proporciona oportunidades para que os alunos expressem suas ideias e preferências sonoras, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico. Ao incorporar o tema da interação sonora, a atividade estimula não apenas habilidades linguísticas, mas também cognitivas, sociais e emocionais, essenciais para a formação global dos estudantes.

  • Expressão oral: Clareza e audibilidade.
  • Escuta ativa e formulação de perguntas.
  • Interação e troca de informações em grupo.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada na participação ativa dos alunos e na facilitação de um espaço de aprendizado colaborativo. O formato de círculo é escolhido estrategicamente para fortalecer a sensação de inclusão e igualdade, permitindo que todos os alunos estejam em posição de igualdade para contribuir. A passagem da caixa é simbólica, mas eficaz, para assegurar que todos os estudantes participem, contribuindo assim para um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente.

  • Formação em círculo para incentivar a igualdade e participação.
  • Uso de caixa como elemento simbólico de passagem e troca.
  • Encorajamento de perguntas e explicações entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'A Caixinha dos Sons' está planejado para ser realizado em quatro aulas de 60 minutos cada, organizadas de forma a maximizar o engajamento dos alunos e o desenvolvimento das habilidades propostas. Cada etapa do cronograma é cuidadosamente elaborada para assegurar que todos os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de maneira prática e dinâmica, promovendo interações significativas entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração inicial dos sons.
  • Aula 2: Troca de sons; expressão oral e primeiras perguntas.
  • Aula 3: Discussão sobre as escolhas dos sons; ampliação das perguntas.
  • Aula 4: Reflexão e conclusão coletiva sobre o aprendizado e troca.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será contínua e observacional, focada na participação ativa, clareza na expressão dos sons e pertinência das perguntas formuladas. O professor deve observar a capacidade dos alunos de se expressarem claramente e de formularem perguntas que demonstrem compreensão e interesse pelo som apresentado. Exemplos de critérios incluem a capacidade de escolha de sons significativos para o aluno, a clareza na explicação dessa escolha e a escuta atenta para responder e formular perguntas. Essas observações servirão como feedback para orientar o desenvolvimento contínuo das habilidades de comunicação e escuta dos alunos, permitindo uma avaliação formativa e construtiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são simples, mas estrategicamente escolhidos para apoiar a interação e a troca de ideias entre os alunos. A caixa, por exemplo, é um elemento físico que simboliza a passagem de turnos e a responsabilidade compartilhada em um ambiente colaborativo. Além disso, o professor pode utilizar recursos auditivos adicionais, como gravações de sons, para enriquecer a experiência e fornecer contextos mais amplos de explorações sonoras, estimulando ainda mais a criatividade dos alunos.

  • Caixa pequena para passagem entre os alunos.
  • Gravações de sons diversos para estímulo auditivo.
  • Espaço adequado para formação de círculo (sala de aula, por exemplo).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo