Oficina de Escrita por Extenso

Desenvolvida por: Lucilé… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e suas Correspondências

A 'Oficina de Escrita por Extenso' é uma atividade pedagógica planejada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de familiarizá-los com a forma oral e escrita dos números. Nesta oficina, organizaremos os alunos em grupos, e cada grupo receberá um conjunto de números que deverão ser escritos por extenso. Além disso, os alunos terão a oportunidade de ilustrar os cartões de forma criativa, promovendo um ambiente de aprendizagem que se utiliza de habilidades artístico-criativas junto às matemáticas. Ao final da atividade, os cartões produzidos serão utilizados para a montagem de um mural interativo, onde outros alunos poderão praticar combinando números com suas respectivas escritas. Dessa forma, buscamos não apenas ensinar, mas consolidar o aprendizado dos numerais de um modo engajador e prático, desenvolvendo competências fundamentais como atenção aos detalhes e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa oficina se concentram em assegurar que os alunos adquiram uma compreensão sólida da representação dos números em diferentes formas. Além de garantir que os alunos sejam capazes de escrever e reconhecer numerais por extenso, busca-se desenvolver habilidades como a atenção aos detalhes e a cooperação em grupo. Ao trabalhar com a representação dos números de maneira lúdica e interativa, pretende-se também estimular o interesse e a curiosidade pela matemática, fomentando um ambiente de aprendizagem diversificado que promove o crescimento das competências básicas exigidas nesta etapa escolar.

  • Familiarizar-se com a escrita numérica por extenso.
  • Promover a integração entre habilidades matemáticas e artísticas.
  • Desenvolver habilidades de observação e criatividade.
  • Estimular o trabalho colaborativo e o aprendizado em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04MA05: Compreender a relação entre a representação numérica e sua forma por extenso e em algarismos.
  • EF04LP12: Produzir, em colaboração com os colegas, texto oral planejado, que apresente progressão temática, introdução e conclusão adequadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta oficina foca em proporcionar aos alunos uma experiência prática e lúdica de interação com números, visando uma melhor compreensão das representações numéricas. Isso inclui a identificação e escrita dos números por extenso, o que é crucial para a alfabetização matemática dos alunos nesta etapa do ensino fundamental. As atividades propostas também envolvem conceitos de colaboração e expressão criativa, integrando o conhecimento de forma holística.

  • Identificação de números e suas escritas por extenso.
  • Exploração e prática de conceitos matemáticos básicos.
  • Integração de habilidades artísticas com conteúdos matemáticos.
  • Promoção de práticas de aprendizado colaborativo.

Metodologia

A metodologia proposta para esta oficina é centrada no aluno e utiliza uma abordagem baseada em projetos e na cooperação entre pares. A atividade será realizada em grupos, incentivando os estudantes a colaborarem uns com os outros e a desenvolverem habilidades comunicativas e de resolução de problemas. A ilustração dos cartões permitirá que os estudantes externalizem suas compreensões de maneira criativa, e o mural interativo final servirá como um recurso didático permanente, promovendo a continuidade do aprendizado.

  • Trabalho em grupo para promoção de habilidades colaborativas.
  • Aprendizagem baseada em projeto com a produção de cartões.
  • Uso de ilustrações para facilitar a compreensão e retenção dos conceitos.
  • Montagem de um mural interativo para prática contínua.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser dinâmico e permitir o engajamento total dos alunos durante toda a sua duração. Em uma carga horária de uma hora, os estudantes terão tempo suficiente para se familiarizarem com os materiais, trabalharem em suas produções e participarem da montagem do mural interativo, assegurando que cada passo da atividade seja devidamente cumprido e aproveitado.

  • Aula 1: Introdução e distribuição dos conjuntos de números; produção dos cartões com escrita por extenso e ilustrações.
  • Aula 2: Conclusão das ilustrações; montagem do mural interativo e revisão conjunta dos resultados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na observação contínua durante o desenvolvimento da atividade e no produto final - os cartões e o mural interativo. Será considerada a qualidade e a precisão das escritas numéricas por extenso, a criatividade nas ilustrações e a capacidade de trabalhar em grupo. Além disso, será realizada uma discussão em grupo para refletir sobre o que aprenderam, as dificuldades enfrentadas e o que mais gostaram na atividade, usando isso para avaliar o envolvimento e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. A avaliação formativa permitirá a identificação de necessidades e o apoio necessário para o progresso individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta oficina, será necessário um conjunto variado de materiais que possibilitem a escrita e a criação artística, essenciais para a produção dos cartões. Recursos visuais e interativos serão utilizados para facilitar o aprendizado e garantir o desenvolvimento de habilidades de modo prazeroso e eficiente, transformando o ambiente de sala de aula em um espaço propício para o engajamento criativo e educativo.

  • Papel cartão ou papelão colorido para os cartões.
  • Canetinhas, lápis de cor e giz de cera para ilustrações.
  • Tesouras e cola para montagem dos cartões.
  • Pôster ou quadro de exibição para o mural interativo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo