Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para analisarem peças publicitárias como cartazes, vídeos e jingles. Cada grupo avaliará a adequação ao público-alvo, os objetivos do anunciante e as características dos gêneros publicitários. Após a análise, cada grupo irá apresentar comparações entre as peças, destacando as semioses e mídias utilizadas. Essa atividade visa ampliar a compreensão crítica dos elementos persuasivos usados em campanhas publicitárias, utilizando uma abordagem prática que incentiva a interação direta dos alunos com o conteúdo.
O objetivo da atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente peças publicitárias, identificando os elementos persuasivos e a adequação ao público alvo. Através dessa análise, os alunos poderão compreender melhor as estratégias utilizadas por anunciantes para influenciar o comportamento dos consumidores e assim aumentar sua capacidade crítica e reflexiva frente às mensagens de marketing.
O conteúdo da atividade abrange o estudo de gêneros publicitários, com foco em cartazes, vídeos e jingles. Ao dissecar esses materiais, os alunos irão explorar as diversas estratégias utilizadas para capturar a atenção e persuadir o público, além de desenvolver uma visão crítica sobre o consumo de informações.
A abordagem metodológica é centrada na prática, com os alunos divididos em grupos para uma análise ativa de conteúdos publicitários. Esta metodologia mão-na-massa permite que os estudantes não só aprendam de forma prática, mas também troquem informações e reflexões, estimulando uma aprendizagem colaborativa.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos. Durante a primeira aula, os alunos dedicarão seu tempo à análise das peças publicitárias e sua organização em grupos. Na segunda sessão, serão realizadas as apresentações e discussões, permitindo feedbacks construtivos e debates sobre as observações dos estudantes.
A avaliação dos alunos será feita por meio de observação contínua durante as atividades em grupo e as apresentações. Serão levados em consideração a capacidade de identificar e argumentar sobre elementos persuasivos, a clareza e a coerência na apresentação de ideias, bem como o engajamento e a colaboração no grupo. Exemplos incluem a habilidade em explicar uma estratégias de propaganda ou identificar corretamente o público-alvo de uma peça.
Os recursos necessários para essa atividade incluem peças publicitárias impressas e digitais, acesso a vídeos e ferramentas de apresentação. Esses materiais são essenciais para que os alunos possam ter uma experiência de análise completa e variada, possibilitando um entendimento aprofundado do tema.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula