Publicidade: Decifrando Mídias

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Análise Crítica de Publicidade]

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para analisarem peças publicitárias como cartazes, vídeos e jingles. Cada grupo avaliará a adequação ao público-alvo, os objetivos do anunciante e as características dos gêneros publicitários. Após a análise, cada grupo irá apresentar comparações entre as peças, destacando as semioses e mídias utilizadas. Essa atividade visa ampliar a compreensão crítica dos elementos persuasivos usados em campanhas publicitárias, utilizando uma abordagem prática que incentiva a interação direta dos alunos com o conteúdo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente peças publicitárias, identificando os elementos persuasivos e a adequação ao público alvo. Através dessa análise, os alunos poderão compreender melhor as estratégias utilizadas por anunciantes para influenciar o comportamento dos consumidores e assim aumentar sua capacidade crítica e reflexiva frente às mensagens de marketing.

  • Desenvolver a capacidade crítica de análise de peças publicitárias.
  • Identificar elementos persuasivos nas campanhas publicitárias.
  • Reconhecer a adequação das peças ao público-alvo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP02: Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

Conteúdo Programático

O conteúdo da atividade abrange o estudo de gêneros publicitários, com foco em cartazes, vídeos e jingles. Ao dissecar esses materiais, os alunos irão explorar as diversas estratégias utilizadas para capturar a atenção e persuadir o público, além de desenvolver uma visão crítica sobre o consumo de informações.

  • Estudo de gêneros publicitários.
  • Análise de semioses e mídias.
  • Estratégias de persuasão.

Metodologia

A abordagem metodológica é centrada na prática, com os alunos divididos em grupos para uma análise ativa de conteúdos publicitários. Esta metodologia mão-na-massa permite que os estudantes não só aprendam de forma prática, mas também troquem informações e reflexões, estimulando uma aprendizagem colaborativa.

  • Aprendizagem prática em grupos.
  • Análise crítica e comparativa.
  • Apresentação e discussão em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos. Durante a primeira aula, os alunos dedicarão seu tempo à análise das peças publicitárias e sua organização em grupos. Na segunda sessão, serão realizadas as apresentações e discussões, permitindo feedbacks construtivos e debates sobre as observações dos estudantes.

  • Aula 1: Análise e organização em grupos.
  • Aula 2: Apresentações e discussões em sala.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita por meio de observação contínua durante as atividades em grupo e as apresentações. Serão levados em consideração a capacidade de identificar e argumentar sobre elementos persuasivos, a clareza e a coerência na apresentação de ideias, bem como o engajamento e a colaboração no grupo. Exemplos incluem a habilidade em explicar uma estratégias de propaganda ou identificar corretamente o público-alvo de uma peça.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem peças publicitárias impressas e digitais, acesso a vídeos e ferramentas de apresentação. Esses materiais são essenciais para que os alunos possam ter uma experiência de análise completa e variada, possibilitando um entendimento aprofundado do tema.

  • Peças publicitárias impressas e digitais.
  • Acesso a vídeos publicitários.
  • Ferramentas de apresentação (computadores, projetores).

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