Talk Show Sustentável

Desenvolvida por: Ieda S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sustentabilidade

A atividade 'Talk Show Sustentável' destina-se aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e visa integrar conceitos de sustentabilidade com habilidades de comunicação em um formato dinâmico e interativo. Os estudantes serão agrupados para organizar um talk show, onde cada grupo apresentará um tema relacionado à sustentabilidade após uma pesquisa detalhada. Através da metodologia 'Mão-na-massa', cada aluno assumirá um papel específico, como de apresentador, entrevistado especialista ou membro do público. Serão desenvolvidas habilidades de pesquisa, formulação de perguntas relevantes, realização de entrevistas ao vivo e edição de textos, promovendo a compreensão sobre questões ambientais e a importância do desenvolvimento sustentável.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam no desenvolvimento da capacidade de conduzir pesquisas, estruturar entrevistas e comunicar ideias de forma coesa. A atividade visa capacitar os alunos a identificar contextos de produção de entrevistas, formulação de perguntas, e a respeitar turnos de fala. Além disso, a habilidade de anotação durante entrevistas e a síntese da informação também são centrais, permitindo aos alunos aplicar teorias em práticas orais e escritas.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e compreensão de temas de sustentabilidade.
  • Aprimorar a capacidade de realizar entrevistas efetivas, formulando perguntas coerentes.
  • Fomentar a habilidade de síntese e edição de textos a partir de entrevistas realizadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange pesquisa e coleta de informações sobre temas sustentáveis, elaboração de roteiros de entrevistas e técnicas de comunicação oral. Isso inclui a articulação de perguntas coerentes, a condução de entrevistas respeitando os turnos de fala, e a edição dos textos produzidos a partir destas entrevistas. É importante que os alunos aprendam a separar informações-chave, compreendam a estrutura dos textos jornalísticos e adquiram a capacidade de expressar suas descobertas de maneira estruturada e envolvente.

  • Pesquisa sobre temas de sustentabilidade.
  • Elaboração de roteiro de entrevistas.
  • Técnicas de comunicação oral e escrita.

Metodologia

A metodologia utilizada será a 'Mão-na-massa', que incentiva a aprendizagem ativa e prática. A atividade exigirá que os alunos se envolvam em pesquisas independentes, planejem e conduzam entrevistas reais, oferecendo uma oportunidade para praticar e refinar suas habilidades em um ambiente simulado, mas autêntico. O aprendizado colaborativo será promovido, incentivando o trabalho em equipe e a comunicação entre os pares, enquanto eles desempenham diferentes papéis no talk show.

  • Aprendizagem ativa por meio da metodologia 'Mão-na-massa'.
  • Trabalho colaborativo em pequenos grupos.
  • Entrevistas simuladas e práticas de edição de texto.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para garantir que todos os alunos tenham tempo suficiente para se preparar e participar efetivamente do talk show. Com um tempo total de duas horas, a atividade será dividida em seções que incluem pesquisa, planejamento, execução do talk show e revisão dos conteúdos. Cada sessão será cuidadosamente orientada para maximizar o engajamento dos alunos e a eficiência no uso do tempo disponível.

  • Divisão dos grupos e definição dos papéis (30 minutos).
  • Pesquisa e preparação do roteiro (50 minutos).
  • Condução do talk show e entrevistas (40 minutos).
  • Discussão e feedback em grupo sobre as apresentações (30 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no processo e não apenas no produto final. Os critérios de avaliação incluem a participação ativa nas atividades de pesquisa e planejamento, a clareza e a coerência das perguntas formuladas, o respeito pelos turnos de fala durante as entrevistas, e a capacidade de realizar uma síntese coerente e coesa das informações coletadas. Exemplos incluem observar a dinâmica do grupo durante a atividade, a qualidade das perguntas e respostas durante o talk show, e a habilidade de edição demonstrada nos textos finais. Feedback individual e coletivo será oferecido para orientar o aprimoramento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de pesquisa, tecnologias de gravação de áudio e vídeo, e softwares de edição de texto que facilitarão a coleta e a organização das informações. A utilização desses recursos visa proporcionar uma experiência de aprendizado mais prática e interativa, possibilitando aos alunos se familiarizarem com ferramentas que podem ser utilizadas em situações reais.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa.
  • Gravadores de áudio ou smartphones para gravação das entrevistas.
  • Software de edição de texto e vídeo para compilar e editar as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo