Histórias Malucas

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação Coletiva e Estrutura Narrativa

A atividade Histórias Malucas é uma dinâmica destinada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que visa explorar a criatividade e o uso do vocabulário adquirido em sala de aula. Nesta atividade, os alunos se sentarão em círculo e, coletivamente, criarão uma história na qual cada participante adiciona uma frase. A quantidade de palavras em cada frase será determinada pelo lançamento de um dado, adicionando um elemento de surpresa e desafio que promove a criatividade. Além de desenvolver o trabalho em equipe e a escuta ativa, a atividade auxilia na compreensão da estrutura básica de uma narrativa, permitindo que as crianças experimentem a fluidez dos enredos e a coesão entre diferentes partes de uma história.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade giram em torno do desenvolvimento das habilidades de expressão oral, criatividade e interpretação de narrativas. Através da construção coletiva de uma história, os alunos praticam a comunicação clara e eficaz, além de se familiarizarem com a estrutura narrativa. A participação ativa em equipes também impulsiona o desenvolvimento socioemocional, ensinando respeito e valor ao trabalho dos colegas.

  • Melhorar a expressão oral e vocabulário.
  • Estimular a criatividade e a imaginação através da criação coletiva de histórias.
  • Entender a estrutura básica da narrativa.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP11: Produzir textos, em modalidades orais e escritas, que atendam a diferentes propósitos de uso e públicos.
  • EF02LP14: Utilizar estratégias para inferir o sentido de palavras, frases ou ideias em textos orais e escritos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é direcionado ao desenvolvimento das competências linguísticas e narrativas das crianças. Ao agregarem frases à história, os alunos exercitam o uso contextualizado do vocabulário e treinam a habilidade de seguir e inovar dentro de uma sequência lógica. A narrativa coletiva permite que eles visualizem de modo mais prático a formação de um texto coeso e coerente.

  • Estrutura narrativa básica (início, meio e fim).
  • Vocabulário e variação linguística.
  • Coesão e coerência em textos.

Metodologia

A metodologia adotada incentiva a aprendizagem ativa e a construção colaborativa do conhecimento. O uso do círculo promove igualdade entre os participantes, enquanto o dado atua como ferramenta lúdica que instiga a curiosidade. Essa abordagem fomenta um ambiente divertido e inclusivo, motivando os alunos a participarem e se expressarem através da narrativa.

  • Dinâmica de grupo em círculo.
  • Uso de dado como instrumento de escolha.
  • Criação coletiva e interativa de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para oferecer um fluxo contínuo e envolvente, distribuindo as etapas de forma equilibrada ao longo de quatro sessões. Essa distribuição permite que os alunos assimilam conceitos de narrativa, pratiquem suas habilidades e avaliem o resultado final de forma reflexiva.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de narrativa e divisão em círculo (60 minutos).
  • Aula 2: Desenvolvimento da história, primeira metade (60 minutos).
  • Aula 3: Continuação e conclusão da história (60 minutos).
  • Aula 4: Revisão e discussão sobre o processo criativo (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua, visando observar a participação ativa e o engajamento dos alunos no processo de criação. Serão considerados o uso adequado do vocabulário, a criatividade na adição de frases e o respeito pelas contribuições dos colegas. A autoavaliação também será utilizada, onde as crianças refletem sobre sua experiência e contribuição para a história, incentivando a metacognição e o pensamento crítico. Por exemplo, os alunos poderão compartilhar qual parte da história mais gostaram e por quê, oferecendo feedback sobre como poderíamos aprimorar a narrativa coletiva.

Materiais e ferramentas:

Os materiais escolhidos são simples, mas eficazes, focando em itens que incentivem a interação e a participação dos alunos. Com a utilização de um dado colorido, busca-se adicionar uma dimensão de diversão e imprevisibilidade, enquanto cadeiras dispostas em círculo promovem um ambiente inclusivo e democrático.

  • Cadeiras dispostas em círculo.
  • Dado de seis faces.
  • Quadro e marcador para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo