Oficina de Palavras e Sílabas: Construindo Histórias

Desenvolvida por: Nicoly… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de Histórias com Palavras e Sílabas

Nesta oficina prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se reúnem em pequenos grupos com o objetivo de criar narrativas a partir de palavras e sílabas pré-selecionadas. A atividade incentiva a formação de frases coerentes através da associação de fonemas com seus grafemas correspondentes. A construção coletiva de histórias culmina na apresentação dos trabalhos realizados, promovendo a escrita espontânea e o fortalecimento da relação entre sons e suas representações escritas. A dinâmica visa integrar criatividade, cooperação e desenvolvimento da linguagem, contribuindo para a aquisição de habilidades essenciais de leitura e escrita. O mural colorido realizado ao final serve como um espaço de compartilhamento e valorização das produções dos alunos. A atividade também estimula a interação social e o respeito pelas ideias dos colegas, ao mesmo tempo em que reforça conceitos estruturais da linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a escrita espontânea nas crianças, permitindo que elas relacionem sons a palavras escritas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Estimular a criatividade e o trabalho em equipe é fundamental para que as crianças compreendam a importância da linguagem como ferramenta de comunicação e expressão de suas ideias. Os estudantes são incentivados a explorar diferentes combinações de palavras, experimentando a estruturação de frases e histórias de maneira lúdica e participativa.

  • Estimular a escrita espontânea.
  • Fortalecer o reconhecimento de fonemas e grafemas.
  • Promover a cooperação em atividades de grupo.
  • Incentivar a criatividade e expressão oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta oficina foca na exploração dos elementos básicos da língua portuguesa, como palavras, sílabas e fonemas. Através de atividades de formação de frases e narrativas curtas, os alunos poderão vivenciar na prática os conceitos de construção de frases e relacionar som e escrita. O docente funcionará como mediador do conhecimento, guiando os alunos na descoberta da linguagem e suas aplicações diárias.

  • Estrutura das palavras.
  • Formação de sílabas.
  • Relação entre fonemas e letras.
  • Construção de frases e narrativas.

Metodologia

A metodologia empregada favorece a participação ativa dos alunos através de dinâmicas de grupo e cooperação. Iniciamos com a introdução de palavras e sílabas selecionadas para exercícios de prática escrita. Os estudantes são encorajados a discutir e compartilhar ideias, promovendo um ambiente colaborativo que incentiva a troca mútua de conhecimento. A criação conjunta das histórias promove um aprendizado ativo, onde a exploração e a criatividade são centrais.

  • Dinâmica de grupo.
  • Exercícios de escrita colaborativa.
  • Discussão e compartilhamento de ideias.
  • Apresentação oral.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da Oficina de Palavras e Sílabas é estruturado em três aulas de 90 minutos cada, totalizando cinco horas de atividades. Ao longo desse período, espera-se que os alunos evoluam de um entendimento básico dos fonemas para a exploração criativa da linguagem escrita. A cada aula, novas etapas da atividade são introduzidas, permitindo um aprendizado progressivo e eficaz.

  • Primeira Aula: Introdução aos fonemas e divisão em grupos.
  • Segunda Aula: Criação e desenvolvimento das histórias em grupos.
  • Terceira Aula: Finalização das histórias, montagem do mural e apresentação.

Avaliação

A avaliação será contínua e observará a participação, cooperação e desenvolvimento dos alunos ao longo das atividades. Os critérios incluem o engajamento na formação de frases, a criatividade nas narrativas, e a capacidade de relacionar sons à escrita. Exemplos incluem a participação ativa em grupos, a originalidade das histórias apresentadas e a contribuição no mural coletivo. Um feedback individual será dado a cada aluno, destacando as áreas de sucesso e as oportunidades para melhorias.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponíveis durante a atividade são cuidadosamente escolhidos para proporcionar um ambiente de aprendizado rico e atraente. Ao dispor de materiais físicos e digitais, os alunos ampliam suas possibilidades de exploração da língua. Tais recursos visam garantir o engajamento dos alunos e facilitar o trabalho colaborativo, diversificando as atividades e métodos de aprendizado.

  • Cartolina e papel colorido.
  • Canetinhas e lápis de cor.
  • Cartões de palavras e sílabas.
  • Mural para exposição de trabalhos.

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