A atividade consiste em um Escape Room educativo, onde alunos do 1º ano do Ensino Médio enfrentarão desafios interativos relacionados a morfologia, sintaxe e figuras de linguagem, colocando em prática o conhecimento gramatical e literário. Os enigmas estão inseridos em um universo literário, preciso ser decifrados para que os grupos avancem nas várias salas. O objetivo é não apenas reforçar conteúdos teóricos, mas também promover habilidades de solução de problemas, trabalho colaborativo e criatividade, envolventemente engajando os alunos.
Esta atividade visa proporcionar uma aprendizagem ativa e significativa, destacando a importância do conhecimento gramatical e literário na interpretação e criação de textos. Através da resolução de enigmas, os alunos desenvolverão habilidades analíticas e críticas, necessárias para identificar e interpretar estruturas linguísticas complexas. A colaboração dentro dos grupos é fundamental, incentivando a construção coletiva de soluções e o aprimoramento da capacidade de comunicação e articulação de ideias.
Nesta atividade, os conteúdos abordados cobrem um espectro variado de tópicos relativos à Língua Portuguesa do Ensino Médio, explorando desde definições básicas até aspectos mais complexos da língua. Ao final, espera-se que os alunos possam identificar, usar e discutir componentes essenciais da morfologia, sintaxe e figuras de linguagem com maior propriedade.
A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, envolvendo os alunos em uma experiência de Escape Room que desperta curiosidade e engajamento. Este método incentiva a ativa participação e colaboração dos alunos, uma vez que o sucesso no Escape Room depende do esforço conjunto para resolver os desafios. Além disso, favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais ao promover debates, trocas de perspectivas e decisões compartilhadas.
O cronograma dessa atividade foi pensado para maximizar a imersão e a efetividade do aprendizado, dividindo a tarefa em duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, a introdução e as regras do jogo serão apresentadas junto com os conceitos básicos a serem revisados. Na segunda parte, os estudantes terão a oportunidade de se engajar profundamente na experiência imersiva e aplicar o conhecimento para decifrar os desafios.
Avaliamos os estudantes com base no esforço colaborativo e capacidade de solução de problemas demonstrados durante o Escape Room
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