Escape Room Gramatical e Literário

Desenvolvida por: Wilton… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Gramática e Literatura através de Jogos

A atividade consiste em um Escape Room educativo, onde alunos do 1º ano do Ensino Médio enfrentarão desafios interativos relacionados a morfologia, sintaxe e figuras de linguagem, colocando em prática o conhecimento gramatical e literário. Os enigmas estão inseridos em um universo literário, preciso ser decifrados para que os grupos avancem nas várias salas. O objetivo é não apenas reforçar conteúdos teóricos, mas também promover habilidades de solução de problemas, trabalho colaborativo e criatividade, envolventemente engajando os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar uma aprendizagem ativa e significativa, destacando a importância do conhecimento gramatical e literário na interpretação e criação de textos. Através da resolução de enigmas, os alunos desenvolverão habilidades analíticas e críticas, necessárias para identificar e interpretar estruturas linguísticas complexas. A colaboração dentro dos grupos é fundamental, incentivando a construção coletiva de soluções e o aprimoramento da capacidade de comunicação e articulação de ideias.

  • Reforçar o conhecimento gramatical e literário.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Estimular trabalho em equipe e criatividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
  • EM13LP07: Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os conteúdos abordados cobrem um espectro variado de tópicos relativos à Língua Portuguesa do Ensino Médio, explorando desde definições básicas até aspectos mais complexos da língua. Ao final, espera-se que os alunos possam identificar, usar e discutir componentes essenciais da morfologia, sintaxe e figuras de linguagem com maior propriedade.

  • Morfologia: classes de palavras.
  • Sintaxe: análise sintática de orações.
  • Figuras de linguagem: metáfora, metonímia, antítese, entre outras.
  • Gêneros textuais: características e usos.
  • Variedades linguísticas: norma culta e linguagem coloquial.

Metodologia

A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, envolvendo os alunos em uma experiência de Escape Room que desperta curiosidade e engajamento. Este método incentiva a ativa participação e colaboração dos alunos, uma vez que o sucesso no Escape Room depende do esforço conjunto para resolver os desafios. Além disso, favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais ao promover debates, trocas de perspectivas e decisões compartilhadas.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Trabalhos em grupo cooperativos.
  • Resolução de problemas criativos e interdisciplinares.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma dessa atividade foi pensado para maximizar a imersão e a efetividade do aprendizado, dividindo a tarefa em duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, a introdução e as regras do jogo serão apresentadas junto com os conceitos básicos a serem revisados. Na segunda parte, os estudantes terão a oportunidade de se engajar profundamente na experiência imersiva e aplicar o conhecimento para decifrar os desafios.

  • Aula 1: Introdução ao Escape Room e revisão de teorias gramaticais e literárias (60 minutos)
  • Aula 2: Participação prática no Escape Room e discussão final (60 minutos)

Avaliação

Avaliamos os estudantes com base no esforço colaborativo e capacidade de solução de problemas demonstrados durante o Escape Room

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