Roda de Histórias e Combinados

Desenvolvida por: Lídia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Oralidade e Valores

A atividade 'Roda de Histórias e Combinados' visa trabalhar a importância dos combinados e do respeito mútuo entre os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. A proposta é reunir os alunos em uma roda de histórias onde o professor trará contos curtos que ilustram a importância desses valores. Após ouvirem as histórias com atenção, os alunos terão a oportunidade de formular perguntas, enriquecendo o entendimento e o raciocínio crítico. Essa interação permite que as crianças discutam e decidam sobre quais valores desejam adotar como combinados para o grupo ao longo do ano letivo. A atividade foca em desenvolver a escuta ativa dos alunos e ajudá-los a reconhecer as dinâmicas da conversação, incentivando o uso de formas de tratamento adequadas. O professor tem papel crucial na orientação do diálogo, assegurando que os combinados definidos sejam compreendidos e aceitos por todos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem nesta atividade é promover o desenvolvimento da oralidade e da escuta atenta entre os alunos. Esta proposta permite que as crianças pratiquem a articulação de ideias e sentimentos, além de aprenderem a respeitar os turnos de fala e as diversas formas de tratamento existentes nas interações sociais. A experiência colaborativa na definição dos combinados da turma encoraja o pensamento crítico e reforça o senso de comunidade e respeito mútuo, habilidades essenciais para o convívio social.

  • Desenvolver habilidades de escuta atenta e formulação de perguntas.
  • Reconhecer a importância e praticar o respeito mútuo e a cooperação.
  • Refletir sobre valores morais e éticos por meio de histórias e discussão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade concentra-se nas capacidades de comunicação oral dos alunos, assim como na integração de valores essenciais para a convivência em grupo. Com as histórias apresentadas, as crianças serão levadas a refletir sobre comportamentos e atitudes, além de reconhecer diferentes perspectivas, reforçando assim habilidades sociais e emocionais essenciais para o desenvolvimento integral.

  • Histórias que exemplificam a importância de valores éticos.
  • Discussões dirigidas sobre formas de tratamento adequadas.
  • Definição dos combinados da turma para o ano letivo.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na aprendizagem ativa e participativa, com forte enfoque no desenvolvimento da oralidade e escuta. Inicialmente, o professor conduzirá a leitura interativa de histórias, incentivando a curiosidade e o questionamento dos alunos. Posteriormente, as crianças participarão de uma discussão guiada acerca dos valores abordados nas histórias e como eles podem se refletir em seus próprios comportamentos e combinados de turma. O professor atuará como mediador, auxiliando no debate colaborativo e na construção de um ambiente de respeito e partilha.

  • Leitura interativa de histórias.
  • Discussão guiada sobre valores.
  • Construção colaborativa dos combinados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ocorrer ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos escutam atentamente as histórias e participam de uma discussão inicial. Na segunda aula, aprofundam a discussão sobre os valores e trabalham na formulação dos combinados da turma.

  • Aula 1: Apresentação das histórias e discussão inicial.
  • Aula 2: Aprofundamento e definição dos combinados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na observação contínua durante a atividade. Serão utilizados critérios como participação ativa, capacidade de escuta atenta, formulação de perguntas pertinentes e a habilidade de refletir criticamente sobre os conteúdos apresentados. Exemplos incluem a frequência e relevância das perguntas formuladas, o respeito aos turnos de fala e a capacidade de contribuir para a definição dos combinados coletivos. Uma ficha de observação será utilizada pelo professor para registrar as evidências do desenvolvimento de cada aluno, permitindo um acompanhamento personalizado e um feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a condução desta atividade são simples, mas devem ser eficazes em criar um ambiente acolhedor e propício à troca de ideias. Materiais visuais e tecnologia simples serão utilizados para enriquecer as histórias e apoiar as atividades de discussão e construção de combinados.

  • Livros de histórias ilustrados.
  • Cartolina e marcadores para registrar combinados.
  • Gravador de voz ou dispositivo móvel para registro áudio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo