Crônica Esportiva da Imaginação

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Crônicas Esportivas

Nesta atividade, intitulada Crônica Esportiva da Imaginação, os alunos do 8º ano irão explorar o universo das crônicas esportivas. Eles lerão textos selecionados que abordam a superação, o trabalho em equipe e o espírito esportivo. O objetivo é que os alunos criem suas próprias crônicas em grupos, inspirando-se nos aspectos lidos e observados. A atividade promove a criatividade, permitindo que os alunos explorem elementos de humor, crítica e ironia presentes no gênero. Ao final, cada grupo apresentará sua crônica para a turma, reforçando habilidades como inferência, justificação de intenções por trás das palavras e valorização do espírito esportivo como instrumento de desenvolvimento pessoal e social.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem promover a interpretação crítica de textos, estimular a produção criativa e coletiva, além de desenvolver a habilidade de comunicação verbal através de apresentações. Alunos serão incentivados a reconhecer e inferir valores presentes nos textos, além de explorar suas próprias visões críticas e criativas sobre os temas abordados.

  • Desenvolver a capacidade de inferir intenções e críticas a partir de textos literários.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe através da criação coletiva de crônicas.
  • Estimular a criatividade e a expressão pessoal através de apresentações orais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é cuidadosamente planejado para que os alunos tenham um entendimento claro das crônicas esportivas. Inicia-se com a leitura e análise de textos diversos, avançando para discussões sobre o papel do esporte na sociedade e culminando na criação própria e apresentação das crônicas.

  • Leitura e análise de crônicas esportivas.
  • Discussão sobre temas como superação e trabalho em equipe.
  • Produção e revisão coletiva de crônicas.
  • Apresentação e apreciação crítica de crônicas criadas pelos alunos.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade é centrada na aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos para facilitar a troca de ideias e a elaboração conjunta das crônicas. A leitura guiada e debates em classe fomentarão a reflexão crítica.

  • Leitura guiada e debates reflexivos.
  • Trabalho em grupo para criação de crônicas.
  • Apresentações orais com feedback construtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi estruturado para maximizar o envolvimento e aprendizado dos alunos ao longo de 10 horas, divididas em sessões de 50 minutos. Cada etapa do plano é projetada para construir sobre a anterior, garantindo uma progressão lógica e eficiente do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução às crônicas esportivas.
  • Aula 2: Leitura e análise de crônicas selecionadas.
  • Aula 3: Discussão sobre os temas principais.
  • Aula 4: Formação dos grupos e planejamento das crônicas.
  • Aula 5: Desenvolvimento das ideias e esboço inicial.
  • Aula 6 e 7: Produção das crônicas.
  • Aula 8: Revisão das crônicas.
  • Aula 9 e 10: Preparação das apresentações.
  • Aula 11: Apresentações dos grupos.
  • Aula 12: Feedback e encerramento.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de maneira contínua e formativa, considerando tanto a participação durante as discussões quanto o produto final, que é a crônica criada e apresentada. Critérios específicos incluirão a originalidade, uso apropriado da linguagem, coesão e coerência do texto, e a capacidade de trabalhar em grupo. Exemplos claros de avaliação incluem o reconhecimento e a premiação de crônicas que melhor incorporam os elementos de humor, crítica, ou ironia. Além disso, serão utilizados rubricas de avaliação para garantir clareza e consistência nos critérios.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer recursos que incentivem a leitura e a criação, como textos impressos e audiovisuais para análise, além de proporcionar materiais para escrita e preparação das crônicas. Equipamentos audiovisuais serão utilizados na apresentação das crônicas.

  • Textos impressos de crônicas esportivas.
  • Quadro branco e canetas.
  • Computador e projetor para apresentações.
  • Material de escrita (papéis e canetas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo