Oficina de Estilos: Explorando o Surrealismo

Desenvolvida por: August… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Surrealismo e criatividade

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo do surrealismo, um movimento artístico que desafia as normas da realidade e do racionalismo através da exploração do subconsciente e do 'surreal'. A atividade consiste em duas partes principais: uma apresentação breve sobre o movimento surrealista e seus principais expoentes, como Salvador Dalí e René Magritte, seguida de uma oficina prática onde os alunos criarão suas próprias obras de arte surrealistas. Utilizando técnicas de colagem, elementos de mídia mista e ferramentas digitais, as criações dos alunos serão inspiradas pelas noções de sonhos, abstrações e distorções da realidade. O objetivo dessa atividade é incentivar a criatividade, fomentar a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório cultural dos alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de explorar novas formas de expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizado desta atividade pedagógica estão centrados no desenvolvimento da criatividade e na expansão da capacidade expressiva dos alunos. Ao interagir com o surrealismo, eles terão a oportunidade de experimentar novas técnicas artísticas e expressar suas ideias de maneira inovadora. A atividade busca aproximá-los das diversas possibilidades de criação no campo das artes visuais, promovendo uma compreensão mais ampla e crítica do significado e das tradições do surrealismo no contexto histórico e cultural. Ao final da aula, espera-se que os alunos consigam elaborar obras que refletem suas interpretações pessoais do mundo surrealista, empregando com eficácia as ferramentas e técnicas apresentadas.

  • Desenvolver a capacidade de simbolizar em arte.
  • Aumentar o repertório cultural envolvendo o surrealismo.
  • Estimular a criatividade por meio de técnicas artísticas variadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a introdução ao surrealismo, suas características principais e o impacto do movimento no campo das artes. Os alunos terão contato com obras icônicas de artistas influentes e serão estimulados a explorar conceitos como o sonho, a imaginação e a distorção da realidade. Além disso, serão apresentados a técnicas de colagem e uso de ferramentas digitais, fomentando uma abordagem prática e interativa no aprendizado das artes.

  • Histórico e características do surrealismo.
  • Principais artistas surrealistas e suas obras.
  • Técnicas de colagem e mídia mista.
  • Utilização de ferramentas digitais em arte.

Metodologia

A metodologia adotada para esta oficina se baseia em uma abordagem integrada de aprendizagem, combinando exposição teórica e prática criativa. Os alunos assistirão a uma apresentação visual e interativa sobre surrealismo, e participarão de discussões para estimular a análise crítica. Em seguida, envolver-se-ão em atividades práticas, utilizando colagens e ferramentas digitais para criar suas próprias obras. Essa estratégia busca não apenas instruir, mas também engajar os estudantes em práticas artísticas ativas.

  • Apresentação expositiva do surrealismo.
  • Discussão em grupo sobre obras de arte.
  • Atividade prática com técnicas de colagem.
  • Utilização de ferramentas digitais na criação artística.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser concluído em 2 horas, distribuídas em duas sessões de uma hora cada. Na primeira aula, os estudantes serão introduzidos ao conceito de surrealismo e assistirão à apresentação dos artistas e obras selecionados. Na segunda aula, participarão da atividade prática, aplicando as técnicas aprendidas para criar suas próprias obras de arte surrealistas.

  • Aula 1: Introdução ao surrealismo e apresentação teórica.
  • Aula 2: Oficina prática de criação surrealista.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos que incluem criatividade, originalidade e compreensão dos conceitos de surrealismo. A produção artística será avaliada quanto ao uso adequado das técnicas apresentadas, com espaço para inovação e interpretação pessoal. Exemplos práticos incluem a análise das escolhas de colagem e manipulação digital para elaborar a narrativa visual da obra. Será realizado um feedback ao final da atividade, para discutir os processos criativos individuais e as soluções encontradas para expressar o surrealismo em suas produções.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, são necessários recursos diversos que permitam uma experiência completa tanto nas etapas teóricas quanto nas práticas. A sala onde ocorrerá a atividade deve estar equipada com equipamento multimídia para a apresentação inicial. Além disso, os materiais utilizados nos exercícios práticos devem permitir que os alunos explorem diversas técnicas artísticas.

  • Equipamento multimídia para apresentação.
  • Materiais para colagem (revistas, tesouras, cola).
  • Computadores com software de edição de imagens.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo