Escape Room de Gramática

Desenvolvida por: Anelis… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Gramática normativa e variedades linguísticas

A atividade propõe um ambiente dinâmico de aprendizagem onde os alunos são desafiados a resolver enigmas baseados em regras da gramática normativa e nas variedades linguísticas. Inspirado no formato dos jogos de escape room, cada desafio solucionado proporciona uma pista para avançar. Este método lúdico visa promover a análise crítica da gramática em situações reais, além de estimular o pensamento crítico e a interpretação dos elementos linguísticos em diferentes mídias. Ao participar deste jogo interativo, os alunos desenvolvem habilidades relacionadas ao uso adequado da linguagem e à compreensão das variações linguísticas, que são abordadas de maneira contextualizada em diferentes situações de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam capacitar os alunos a ultrapassarem a percepção da gramática como um conjunto de regras estáticas e a compreenderem seu uso dinâmico em contextos variados. Ao proporcionar um ambiente de escape room, os alunos aplicam o conhecimento gramatical para resolver problemas, fortalecendo sua capacidade de análise e argumentação. Além disso, a atividade promove a reflexão sobre como as diferentes variedades linguísticas se inserem no cotidiano e em diversas mídias. Ao final, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica e prática da gramática e das variedades linguísticas, tornando-se aptos a utilizá-las em suas práticas discursivas diárias.

  • Capacitar os alunos na análise crítica de regras da gramática normativa.
  • Promover o uso prático do conhecimento linguístico em situações reais.
  • Desenvolver a habilidade de interpretação de linguagens em diferentes contextos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo detalhado das regras da gramática normativa e a compreensão das variedades linguísticas. Através de módulos práticos, os alunos exploram a aplicação das normas gramaticais em contextos diários e específicos nas diversas mídias. As variedades linguísticas são abordadas de forma a demonstrar sua influência nos discursos e na comunicação geral. Ao engajar os alunos em um jogo, essas temáticas são trabalhadas de maneira integrada e contextualizada, permitindo que eles percebam e analisem a língua como uma ferramenta viva e adaptável.

  • Regras da gramática normativa em contextos diversos.
  • Aplicação das normas da língua portuguesa.
  • Variedades linguísticas e sua influência nos discursos.

Metodologia

A atividade utiliza uma metodologia baseada em jogos para introduzir conceitos linguísticos de forma interativa e engajante. A estrutura de um escape room exige colaboração, pensamento crítico e aplicação prática do conhecimento, o que ajuda os alunos a internalizar as regras da gramática de maneira mais eficaz. Além disso, o formato permite que os alunos vivenciem a aplicação das variáveis linguísticas em contextos simulados, preparando-os para situações reais. Esse método é fundamentado nos princípios de aprendizagem ativa, que valoriza a participação e o envolvimento dos estudantes no processo educacional.

  • Utilização de jogos interativos para ensino das regras gramaticais.
  • Atividades práticas em formato de escape room.
  • Envolvimento ativo dos alunos através de resolução de problemas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é planejado para acomodar toda a atividade em apenas uma sessão estendida, permitindo uma imersão completa dos alunos no escape room sem interrupções. A atividade será realizada em uma única aula com duração de 60 minutos. Essa estrutura concentra o tempo de atenção dos alunos e maximiza o engajamento, permitindo observação contínua do progresso da turma e resposta imediata a quaisquer dificuldades encontradas durante o processo de solução dos desafios.

  • Aula única de 60 minutos para imersão total na atividade.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação, colaboração e capacidade de resolver os enigmas propostos durante o escape room. Critérios específicos incluem a eficácia na aplicação das regras gramaticais, o uso adequado das variedades linguísticas e a habilidade de trabalhar em equipe para alcançar os objetivos do jogo. Exemplos de avaliação incluem observar como os alunos articulam suas ideias ao explicar suas soluções, a variedade de estratégias empregadas para resolver problemas e como eles gerenciam o tempo para chegar às respostas dentro do prazo. Feedbacks serão dados em tempo real, permitindo ajustes imediatos nas abordagens utilizadas por cada aluno ou grupo.

Materiais e ferramentas:

A realização da atividade requer uma série de recursos que são fundamentais para criar um ambiente similar a um escape room, além de permitir uma experiência educativa completa. Os materiais devem ser selecionados para oferecer suporte visual e prático para o conteúdo, tornando as regras gramaticais e as variedades linguísticas mais acessíveis e compreensíveis. O espaço também deve estar adequado para acomodar todos os participantes, com ambiente propício para a interação e resolução dos enigmas.

  • Cartazes ilustrativos com dicas e regras gramaticais.
  • Projetor para exibição de desafios em formato visual.
  • Materiais impressos com enigmas e pistas para cada fase do jogo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo