Show de Verbo!

Desenvolvida por: Jose R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Tempos Verbais e Concordância Nominal e Verbal

Nesta atividade, os alunos se transformarão em apresentadores de um game show educativo intitulado 'Show de Verbo!', onde explorarão tempos verbais e concordância nominal e verbal. Divididos em equipes, os alunos enfrentarão desafios e responderão a perguntas que promovem o reforço dos conceitos linguísticos estudados. Esta atividade interativa incentiva a colaboração e a competição saudável entre os estudantes, enquanto solidifica o entendimento dos tempos verbais e das regras de concordância.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem promover o entendimento e a aplicação dos tempos verbais em situações práticas e incentivar a habilidade dos estudantes em reconhecer e aplicar corretamente as regras de concordância nominal e verbal. A atividade visa estimular o interesse dos alunos através de uma experiência prática e colaborativa, destacando a importância do uso adequado da norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • Compreender e aplicar corretamente diferentes tempos verbais.
  • Utilizar regras de concordância nominal e verbal em situações práticas.
  • Colaborar em equipe para resolver problemas linguísticos.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e comunicação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP11: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
  • EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
  • EF69LP56: Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a aplicação prática dos tempos verbais e a compreensão das regras de concordância verbal e nominal, elementos fundamentais para a fluência e a clareza na comunicação. Estudaremos como esses elementos se manifestam na língua falada e escrita, ressaltando a importância do uso correto da norma-padrão e fornecendo uma base sólida para uma comunicação eficaz.

  • Revisão de tempos verbais: presente, passado e futuro.
  • Exercícios práticos de concordância verbal.
  • Exercícios práticos de concordância nominal.
  • Discussão sobre a norma-padrão da língua portuguesa.

Metodologia

A metodologia aplicada neste plano de aula é centrada no aprendizado ativo, utilizando uma abordagem lúdica e participativa que incentiva a colaboração em grupo e a aplicação prática dos conceitos gramaticais. Ao simular um game show, os alunos são envolvidos em uma dinâmica que promove tanto a competição saudável quanto a cooperação, facilitando a retenção e o entendimento dos conteúdos abordados.

  • Aprendizagem baseada em jogos (game-based learning).
  • Trabalho em equipe para solução de problemas.
  • Dinâmicas interativas para fixação do conteúdo.
  • Feedback coletivo com discussão em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser eficazmente distribuído ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será focada na introdução e revisão dos conceitos gramaticais, enquanto a segunda aula dedicará tempo ao game show em si e à consolidação do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução aos tempos verbais e regras de concordância. Formação das equipes para o game show. Revisão prática com exercícios interativos.
  • Aula 2: Execução do game show 'Show de Verbo'. Feedback e discussão das respostas, seguido de uma reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em um sistema de pontos acumulado durante o game show. Critérios de avaliação incluem a correção das respostas, a capacidade de colaboração em equipe e a habilidade de explicar as soluções apresentadas. Além disso, haverá uma avaliação qualitativa através de observação durante as atividades e participação nas discussões. Exemplos de avaliação incluem pontuação por resposta correta, desenvolvimento de argumentos coerentes nas explicações e participação ativa na equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão utilizados diversos recursos que facilitam a interação e o engajamento dos alunos. Os recursos incluem materiais visuais e audiovisuais, além de fichas impressas que servirão como material de apoio durante o game show. Esses recursos foram escolhidos para enriquecer a experiência prática e facilitar a compreensão dos conceitos trabalhados.

  • Projetor multimídia e tela para apresentação das perguntas.
  • Fichas impressas com perguntas e desafios.
  • Quadro branco e marcadores para anotações.
  • Prêmios simbólicos para a equipe vencedora.

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