Campanha na Mídia: Conectados ou Desligados?

Desenvolvida por: Dalva … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Educação e Tecnologia

A aula 'Campanha na Mídia: Conectados ou Desligados?' propõe uma atividade prática onde estudantes do 8º ano planejarão e executarão uma campanha publicitária sobre a proibição do uso de celulares nas escolas. Divididos em grupos, os alunos vão identificar o público-alvo, escolher as mídias apropriadas e criar peças publicitárias, como banners e vídeos. Ao utilizar ferramentas de edição de texto, imagem e vídeo, eles desenvolverão estratégias persuasivas para transmitir suas ideias de forma eficaz e ética. A atividade busca explorar a criatividade e a responsabilidade na criação das campanhas, ao mesmo tempo em que aborda o uso ético de dispositivos móveis no ambiente escolar, destacando a importância de uma comunicação responsável na comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivo principal desenvolver nos alunos a capacidade de criar campanhas publicitárias, explorando tanto a criatividade quanto a responsabilidade social e ética no uso das mídias. O projeto incentiva o pensamento crítico, ao desafiar os estudantes a entenderem as nuances da comunicação e a influenciar positivamente sua comunidade escolar. Esta abordagem fomenta habilidades de colaboração, pesquisa e elaboração de mensagens persuasivas, fundamentais para seu desenvolvimento integral.

  • Desenvolver habilidades de planejamento e execução de campanhas publicitárias.
  • Fomentar o uso responsável e ético das mídias na comunicação de mensagens.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
  • EF69LP08: Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
  • EF69LP09: Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade engloba uma série de tópicos centrais que visam proporcionar aos alunos uma compreensão sólida e prática sobre as campanhas publicitárias. Inicia-se pela exploração teórica das mídias e das estratégias de comunicação mais adequadas para diferentes públicos. Em seguida, os alunos aprofundarão seu entendimento sobre pesquisa de mercado, por meio da análise do público-alvo e da escolha acertada das mídias para melhor alcance e impacto. Outro ponto fundamental é a produção de conteúdos visuais e audiovisuais, utilizando técnicas eficazes de edição e adaptação de mensagem para cada formato escolhido.

  • Princípios básicos de comunicação e mídia.
  • Estratégias persuasivas em campanhas.
  • Uso de ferramentas de edição de texto, imagem e vídeo.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade vai ao encontro de estratégias de ensino que promovem o protagonismo estudantil, centrando-se em abordagens ativas e reflexivas. Os alunos trabalharão em grupos colaborativos, que favorecem a troca de ideias e o respeito à diversidade de opiniões. A utilização de métodos de aprendizagem baseados em projetos possibilita que os estudantes explorem e apliquem conhecimentos na prática, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Ao longo da atividade, a orientação docente será constante, atuando como mediador no processo de construção coletiva do conhecimento.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho em grupo colaborativo.
  • Orientação e mediação do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para assegurar a imersão dos alunos em cada etapa do processo de desenvolvimento da campanha publicitária. Com uma carga total de 2 horas, o cronograma está distribuído em duas aulas de 60 minutos, permitindo um progresso gradual e estruturado. A primeira aula está reservada à introdução teórica e à organização dos grupos, enquanto a segunda concentra-se na criação prática das peças publicitárias, possibilitando que os alunos apliquem o conhecimento adquirido.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aula 2: Desenvolvimento e execução das peças publicitárias.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, valorizando tanto o progresso individual quanto o trabalho em equipe. Os alunos serão avaliados em relação à capacidade de planejar e organizar suas ideias, colaborar e negociar com os colegas e produzir conteúdos criativos e eficazes dentro do contexto da campanha. Critérios específicos incluirão a originalidade e relevância das peças criadas, a adequação ao público-alvo e o uso ético das ferramentas de comunicação. A avaliação incluirá autoavaliação e coavaliação, oferecendo feedbacks que promovam a autorreflexão e a melhoria continuada. Por exemplo, os alunos poderão apresentar seu trabalho para toda a classe em uma mini-exposição e receber sugestões construtivas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para a atividade foram planejados para garantir que os alunos tenham acesso a todas as ferramentas necessárias para a implementação de suas campanhas publicitárias. Além das ferramentas de edição, o uso de computadores e projetores permitirá que os alunos explorem diferentes mídias e criem peças publicitárias impactantes. Materiais adicionais de apoio, como tutoriais de vídeo e manuais de edição, servirão como recursos complementares, proporcionando uma base sólida para que possam desenvolver autonomia na criação dos materiais.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Software de edição de imagem e vídeo.
  • Projetor e tela para apresentações.

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