A aula 'Campanha na Mídia: Conectados ou Desligados?' propõe uma atividade prática onde estudantes do 8º ano planejarão e executarão uma campanha publicitária sobre a proibição do uso de celulares nas escolas. Divididos em grupos, os alunos vão identificar o público-alvo, escolher as mídias apropriadas e criar peças publicitárias, como banners e vídeos. Ao utilizar ferramentas de edição de texto, imagem e vídeo, eles desenvolverão estratégias persuasivas para transmitir suas ideias de forma eficaz e ética. A atividade busca explorar a criatividade e a responsabilidade na criação das campanhas, ao mesmo tempo em que aborda o uso ético de dispositivos móveis no ambiente escolar, destacando a importância de uma comunicação responsável na comunidade.
A atividade tem como objetivo principal desenvolver nos alunos a capacidade de criar campanhas publicitárias, explorando tanto a criatividade quanto a responsabilidade social e ética no uso das mídias. O projeto incentiva o pensamento crítico, ao desafiar os estudantes a entenderem as nuances da comunicação e a influenciar positivamente sua comunidade escolar. Esta abordagem fomenta habilidades de colaboração, pesquisa e elaboração de mensagens persuasivas, fundamentais para seu desenvolvimento integral.
O conteúdo programático da atividade engloba uma série de tópicos centrais que visam proporcionar aos alunos uma compreensão sólida e prática sobre as campanhas publicitárias. Inicia-se pela exploração teórica das mídias e das estratégias de comunicação mais adequadas para diferentes públicos. Em seguida, os alunos aprofundarão seu entendimento sobre pesquisa de mercado, por meio da análise do público-alvo e da escolha acertada das mídias para melhor alcance e impacto. Outro ponto fundamental é a produção de conteúdos visuais e audiovisuais, utilizando técnicas eficazes de edição e adaptação de mensagem para cada formato escolhido.
A metodologia empregada na atividade vai ao encontro de estratégias de ensino que promovem o protagonismo estudantil, centrando-se em abordagens ativas e reflexivas. Os alunos trabalharão em grupos colaborativos, que favorecem a troca de ideias e o respeito à diversidade de opiniões. A utilização de métodos de aprendizagem baseados em projetos possibilita que os estudantes explorem e apliquem conhecimentos na prática, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Ao longo da atividade, a orientação docente será constante, atuando como mediador no processo de construção coletiva do conhecimento.
O cronograma da atividade foi planejado para assegurar a imersão dos alunos em cada etapa do processo de desenvolvimento da campanha publicitária. Com uma carga total de 2 horas, o cronograma está distribuído em duas aulas de 60 minutos, permitindo um progresso gradual e estruturado. A primeira aula está reservada à introdução teórica e à organização dos grupos, enquanto a segunda concentra-se na criação prática das peças publicitárias, possibilitando que os alunos apliquem o conhecimento adquirido.
A avaliação será processual e formativa, valorizando tanto o progresso individual quanto o trabalho em equipe. Os alunos serão avaliados em relação à capacidade de planejar e organizar suas ideias, colaborar e negociar com os colegas e produzir conteúdos criativos e eficazes dentro do contexto da campanha. Critérios específicos incluirão a originalidade e relevância das peças criadas, a adequação ao público-alvo e o uso ético das ferramentas de comunicação. A avaliação incluirá autoavaliação e coavaliação, oferecendo feedbacks que promovam a autorreflexão e a melhoria continuada. Por exemplo, os alunos poderão apresentar seu trabalho para toda a classe em uma mini-exposição e receber sugestões construtivas.
Os recursos selecionados para a atividade foram planejados para garantir que os alunos tenham acesso a todas as ferramentas necessárias para a implementação de suas campanhas publicitárias. Além das ferramentas de edição, o uso de computadores e projetores permitirá que os alunos explorem diferentes mídias e criem peças publicitárias impactantes. Materiais adicionais de apoio, como tutoriais de vídeo e manuais de edição, servirão como recursos complementares, proporcionando uma base sólida para que possam desenvolver autonomia na criação dos materiais.
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